Cientistas explicam porque é tão difícil perder um cão

Porque é que perder o nosso amigo de quatro patas pode ser tão difícil como perder um ente querido? A ciência parece ter a resposta.

Para muitos, os cães são mais um membro da família (às vezes até mais importantes do que certas pessoas) e, por isso, o dia em que estes amigos de quatro patas dizem adeus pode ser um momento tão ou mais doloroso do que quando se perde um ente querido.

Pessoas que nunca tiveram animais de estimação não conseguem entender este sentimento e muitas vezes consideram ser uma reação “exagerada”. Mas agora, de acordo com uma nova pesquisa, esta atitude tem uma explicação.

“As pessoas que têm cachorro sabem a verdade: o seu animal de estimação não é só um cão”, afirma Frank McAndrew, professor de psicologia do Knox College, nos Estados Unidos.

“Talvez se as pessoas se dessem conta da forte ligação que há entre um dono e um cão, a dor que a sua perda causa seria aceitável mais facilmente ”, explica.

O que os cachorros têm de especial?

Para começar, os cães tiveram de se adaptar a viver com humanos durante os últimos 10 mil anos. E, pelos vistos, aprenderam bem porque foram os únicos animais que evoluíram de uma forma específica para se tornarem os “melhores amigos do Homem”.

O antropólogo Brian Hare sugere a “hipótese da domesticação” para explicar como evoluíram os cães desde o seu famoso antepassado, o lobo cinzento, até se converterem na espécie “social” que são hoje (de tal forma que os tratamos como se fossem pessoas).

Uma das razões que pode explicar este vínculo tão forte é o facto de estes animais nos proporcionarem uma retroalimentação positiva incondicional, isto é, sem crítica.

E isto não é algo casual. Os cães foram criados seletivamente durante gerações para prestar atenção aos seres humanos. Com ressonâncias magnéticas, cientistas demonstraram que os cérebros destes animais respondem aos elogios dos donos tão vigorosamente como quando se trata de receberem comida.

Os cães conhecem as pessoas e podem aprender a interpretar os estados emocionais dos humanos segundo a expressão facial.

Outros estudos científicos também indicam que os cães são capazes de entender as intenções dos humanos e, inclusive evitam as pessoas que não cooperam com seus donos ou os tratam mal.

Por isso, não é de estranhar que os seres humanos respondam a esse afeto e lealdade. Segundo o estudo, perder um cão também pode perturbar gravemente a rotina diária do dono, até mais profundamente do que a perda da maioria dos seus amigos ou parentes.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …