Cientistas simulam clima de “Game of Thrones”

(dr) HBO

The Winter is Coming, Game of Thrones

Como qualquer pessoa que assista à série Game of Thrones sabe, o inverno está chegando.

Cientistas das Universidades de Bristol, Cardiff e Southampton deram um passo a frente e usaram o Climate Model para simular e explorar o clima do mundo de fantasia cheio de dragões, reis, rainhas e muita magia de Game of Thrones.

Os resultados mostraram que a Muralha, que mantém Westeros a salvo dos “White Walkers”, tem um clima semelhante ao da Lapônia. Por outro lado, Casterly Rock, o baluarte dos tão amados e odiados Lannisters, tem um clima parecido ao de Houston, Texas, e Changsha, na China.

A velocidade dos ventos e direções preditas pelo Climate Model explicam fenômenos como o domínio dos mares pela Frota de Ferro, agora liderada por Euron Greyjoy, as rotas comerciais entre Westeros e as Cidades Livres através do Mar Estreito.

As temperaturas previstas pelo Climate Model indicam também as zonas de hibernação mais prováveis para os White Walkers no verão.

Dan Lunt, University of Bristol

O mundo de Game of Thrones sobre o globo. As cores sobre os continentes representam a elevação das montanhas

Os resultados foram publicados numa revista simulada. E se você é um verdadeiro fã de Game of Thrones, já sabe quem escreveu o estudo: pois é, Samwell Tarly, que estava na Citadela estudando para se tornar um “Maester”, mas que acabou fugindo com a família no último episódio da série).

Samwell mostra que as longas estações podem ser explicadas por uma “queda” da inclinação do eixo giratório do planeta enquanto orbita o Sol, de tal forma que o mesmo hemisfério está sempre inclinado para o Sol.

O quase “Maester” modela ainda o aquecimento global que poderia ocorrer se as concentrações dos gases de efeito estufa na atmosfera se multiplicassem (devido a aumentos de dióxido de carbono e emissões de metano de dragões e uso excessivo de “wildfire” – o fogovivo que matou Margaery).

As suas estimativas para o aquecimento global é de 2,1ºC para uma duplicação do dióxido de carbono dentro do alcance previsto pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da (verdadeira) Terra, de 1,5 a 4,5º C.

Dan Lunt, da Universidade de Bristol, disse que “como os modelos de clima são baseados em processos científicos fundamentais, são capazes não só de simular o clima da Terra moderna, como também de facilmente se adaptar à simulação de qualquer planeta, real ou imaginário, desde que as posições dos continentes subjacentes e seus pesos, assim como a profundidade dos oceanos, sejam conhecidos”.

A professora da Universidade de Cardiff, Carrie Lear, acrescentou: “O trabalho pode parecer só diversão, mas tem um lado mais sério. Modelos de clima simulam processos físicos reais que operam tanto em climas quentes como frios. Os cientistas que trabalharam SWEET Project usam técnicas inovadoras para reconstruir o clima de estados superquentes do passado da Terra”.

“Estão usando esta informação para testar modelos climáticos de última geração em condições de altas concentrações de dióxido de carbono, semelhantes às expectativas para o fim deste século”, completa.

“O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas tem mostrado que os modelos climáticos conseguem, com sucesso, simular climas que vão desde a última Idade do Gelo, até o intenso calor vivido na estufa de Eoceno, há 50 milhões de anos. Estes modelos são depois usados para simular futuros climas no nosso planeta“, explicou o professor da Universidade de Southampton, Gavin Foster.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …