Com hit “Despacito”, enfermeiras fazem campanha pelo aleitamento materno

(dv) Luciana Aguiar / RPA

Funcionárias da Unidade de Saúde da Família “Maria Casagrande”, em Ribeirão Preto, usam a criatividade em prol da saúde. Uma ideia criativa chamou a atenção dos internautas ribeirão-pretanos nos últimos dias.

Na 26ª Semana Mundial da Amamentação, do dia 1º ao dia 7 de agosto, a Unidade de Saúde Família (USF) Ernesto Che Guevara – Maria Casagrande produziu um vídeo parodiando o sucesso mundial “Despacito”, a fim de promover a conscientização e a importância do aleitamento infantil às mães de Ribeirão Preto.

“É uma tradição da nossa unidade produzir uma paródia todo ano, com produção das próprias agentes comunitárias em cima da música da moda no momento”, diz Claudir Hayaxibara, gerente do local.

Situada no Jardim Maria Casagrande Lopes, zona norte da cidade, a unidade de saúde sempre aproveita as épocas de campanhas para promover ações criativas em temas que vão além da amamentação, como o Outubro Rosa, mês em que se promove a conscientização sobre o Câncer de Mama.

Só no ano passado, a unidade Maria Casagrande produziu três músicas parodiadas para promover ações de saúde, como canções de Wesley Safadão, da Banda Vingadora e de famosas duplas sertanejas. De acordo com Prefeitura, o vídeo já possui mais de 10 mil visualizações.

“Vimos na internet um vídeo do Despacito voltado ao parto, do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre e resolvemos fazer a nossa própria versão para a Semana Mundial da Amamentação”, explica Rafaela Azenha, uma das enfermeiras responsáveis pelo atendimento a gestantes da USF, que conta com uma equipe composta por cerca de 20 mulheres, entre enfermeiras e agentes comunitárias.

O clipe foi produzido em menos de uma semana e filmado na própria unidade, por meio de um celular. Todo o processo foi feito voluntariamente, incluindo as gravações em estúdio e edição, com o envolvimento das funcionárias do local.

Entre as agentes comunitárias da produção estão Luciana Aguiar, que ficou como vocalista principal da paródia, e a gestante Hosana Maria da Silva, grávida de nove meses, que compôs a letra, além de também aparecer no vídeo.

“E o resto ficou nos vocais de apoio e dançando no fundo do vídeo”, brinca a enfermeira Karina Aparecida, em meio a risadas. “Se toda a nossa equipe não tivesse abraçado a causa, não teríamos o sucesso que estamos tendo”, completou Karina.

Ao exibirem o vídeo antes de uma palestra de uma pediatra sobre o tema, os pacientes cantaram junto e adoraram a ideia das funcionárias.

“A música trata de conceitos importantes em uma forma lúdica, envolvendo mais as pessoas, que nos reconhecem nos vídeos e se divertem”, completa Rafaela, citando que a letra foca nos benefícios da amamentação infantil e os nutrientes essenciais que o bebê precisa em sua alimentação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …