Concessionárias de energia aplicam cobrança abusiva em faturas no Estado de SP

A população do Estado de São Paulo, que representa 22% da população mas banca 45% do orçamento federal, enfrenta cobranças indevidas constantes sobre demanda contratada e não utilizada.

A arrecadação de impostos no Estado de São Paulo está em torno de 63 bilhões neste mês, representando 37,48% do total arrecadado no Brasil. Com 44 milhões de habitantes o Estado representa apenas 22% da população total do país, porém banca 45% do orçamento federal.

São tantos impostos e tarifas que o paulista paga que no final das contas ele nem sabe o que realmente está pagando e se é devido. Um bom exemplo disso é a concessionaria que fornece energia elétrica no Estado.

Segundo a Dra. Sandra Regina Lopes, advogada tributária no escritório Lopes e Castelo, a população enfrenta cobranças indevidas constantes nas cobranças da energia elétrica do Estado. É ilegal a cobrança do ICMS sobre demanda contratada e não utilizada de energia elétrica, diz a Dra. Sandra.

“Existe a cobrança por um serviço que não foi prestado, é como se você comprasse mais de uma vez o mesmo produto e ele nunca foi entregue. Não é por que o serviço está disponível que ele é utilizado e mesmo assim a empresa esta cobrando o consumidor, infindáveis vezes.” afirma a advogada .

As concessionárias realizam um cálculo inserindo na sua base um valor de taxas e tarifas que aumentam significativamente o valor cobrado ao invés de cobrar apenas o valor do efetivo consumo de energia elétrica, acrescidos de impostos.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) em julgamento do Recurso Especial nº 1.299.303/SC, reconheceu que o consumidor paga indevidamente pelo fornecimento de energia elétrica a incidência do ICMS sobre a demanda contratada e não a utilizada.

Não só os consumidores pessoa física tem direito ao recurso. As empresas também podem ingressar com ações para pleitear o afastamento da cobrança indevida e a restituição dos valores pagos a maior nos últimos cinco anos.

“Pode não parecer muito, mas hoje temos uma mudança de comportamento e a população esta indo atrás de seus direitos. Essa é uma forma de conter o abuso de tributos e impostos que pagamos” complementa a Dra. Sandra.

O Decreto n. 45.490/00 (RICMS), ao regulamentar a referida lei estadual, estabeleceu em seu art. 425, § 1o, que  “a base de cálculo do imposto será o preço praticado na operação final de fornecimento de energia elétrica ao consumidor”.

Desta forma a transmissão e a distribuição de energia configuram fases de transporte da mercadoria ao consumidor, não ensejando, portanto, a sua circulação jurídica, não sendo possível que tais tarifas formem a base de cálculo do imposto, porque não compõem a matriz de incidência tributária.

// OverBR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …