Contraceptivo masculino tem resultado promissor

Envato Elements

Droga paralisa espermatozoides por mais de duas horas. Não foram observados efeitos colaterais nos roedores. Descoberta pode ser avanço nos esforços para desenvolver pílula anticoncepcional para homens.

Um medicamento contraceptivo experimental testado em ratos reduz de forma rápida e temporária a fertilidade masculina, interrompendo a movimentação dos espermatozoides por algumas horas, segundo estudo publicado na terça-feira (14/02) na revista Nature.

A descoberta representa um avanço nos esforços para desenvolver uma pílula contraceptiva masculina, que poderia ser tomada pouco antes da atividade sexual pelos homens, que teriam a fertilidade restaurada plenamente no dia seguinte.

O estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que inibidores solúveis de uma enzima chamada adenilato ciclase podem reduzir a mobilidade de espermatozoides de ratos.

Composto desativa enzima

Essa enzima é essencial para ativar a capacidade dos espermatozoides de nadar para que possam percorrer o sistema reprodutivo feminino e fertilizar um óvulo.

A equipe desenvolveu um composto, chamado TDI-11816, que inativa a enzima. Depois de injetá-lo em ratos, os cientistas descobriram que os espermatozoides não podiam mais se impulsionar para a frente.

Fertilidade retorna após algumas horas

O composto não interferiu no comportamento sexual dos animais, mas a fertilidade foi eliminada nas horas seguintes após a administração da droga.

Uma única dose do composto imobilizou os espermatozoides de ratos por até duas horas e meia. Em três horas, alguns começaram a recuperar a mobilidade e, em 24 horas, quase todos haviam recuperado o movimento normal.

A eficácia contraceptiva foi de 100% nas duas primeiras horas e de 91% nas três primeiras horas.

Sem efeitos colaterais em roedores

O estudo indica que não foram observados efeitos negativos à saúde quando os medicamentos foram administrados continuamente por seis semanas. Embora na maioria dos experimentos a droga tenha sido administrada na forma injetável, os autores também descobriram que a motilidade dos espermatozoides nos ratos foi reduzida a níveis semelhantes após a administração oral.

“Nosso inibidor age em 30 minutos a uma hora”, disse a co-autora Melaine Balbach. “Todos os outros contraceptivos experimentais masculinos, hormonais ou não hormonais, levam semanas para reduzir a contagem de espermatozoides ou torná-los incapazes de fertilizar os óvulos”, acrescentou.

Potencial da droga

Os pesquisadores afirmam que seu trabalho fornece uma prova de conceito de que os inibidores solúveis da adenilato ciclase têm potencial para fornecer um contraceptivo oral seguro, sob demanda, não hormonal e reversível para os homens.

A equipe precisa fazer mais pesquisas para determinar se esses medicamentos funcionarão efetivamente em humanos e para identificar possíveis efeitos colaterais, e já está trabalhando para tornar os inibidores da enzima mais adequados para uso em humanos.

Atualmente, existem apenas duas opções anticoncepcionais disponíveis para os homens: preservativos e vasectomia. E a cirurgia de reversão de vasectomia é cara e nem sempre bem-sucedida.

Tentativas anteriores de desenvolver drogas anticoncepcionais masculinas esbarraram na ideia de que a tolerância dos homens a efeitos colaterais seria mais baixa – já que eles não correm o risco de engravidar – e no baixo interesse da indústria farmacêutica.

“Para as mulheres, hoje em dia, todo o fardo da contracepção está sobre nós”, disse Balbach à agência de notícias AFP. “Queremos novas opções.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …