COVID-19: NASA não quer que público vá assistir ao 1º voo tripulado da SpaceX

SpaceX

A NASA confirmou que o lançamento de astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional a bordo de uma nave da SpaceX acontecerá no dia 27 de maio.

No entanto, o acontecimento histórico não poderá ser acompanhado de perto pelo público, já que a agência espacial está tomando medidas preventivas contra a pandemia de COVID-19.

Será um voo histórico porque marcará o fim do contrato dos EUA com a Rússia para fazer o transporte de seus astronautas à estação orbital.

Desde 2011, ano em que o programa dos ônibus espaciais chegou ao fim, a NASA depende da agência espacial russa Roscosmos e seus foguetes Soyuz para enviar dois astronautas por vez. Isso custa caro – US$ 90 milhões para cada assento no veículo espacial.

Com os lançamentos agora realizados pela SpaceX em solo norte-americano, a NASA gastará cerca de US$ 60 milhões no total. A mudança não reflete apenas no orçamento, mas também na autonomia da NASA para lançar suas próprias missões espaciais. Por todos esses motivos, o primeiro lançamento tripulado à ISS é um grande marco, empolgante para qualquer entusiasta.

No entanto, administrador da NASA, Jim Bridenstine, avisou que o público deve acompanhar o evento em casa. Ao lado de outros líderes da agência, ele fez um apelo durante uma videoconferência de uma hora sobre as ações da NASA em resposta à pandemia, e confirmou que o lançamento acontecerá na data estipulada. Mas os fãs de missões espaciais que normalmente comparecem aos lançamentos devem ficar em casa.

Como este é um voo histórico e bastante simbólico, Bridenstine disse que a NASA receberia multidões ainda maiores do que costuma receber em um lançamento de menor importância, se não houvesse uma pandemia para combater.

Mas, apesar do entusiasmo, Bridenstine enfatizou que as pessoas devem “assistir de um lugar que não seja o Centro Espacial Kennedy”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …