COVID-19: NASA não quer que público vá assistir ao 1º voo tripulado da SpaceX

SpaceX

A NASA confirmou que o lançamento de astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional a bordo de uma nave da SpaceX acontecerá no dia 27 de maio.

No entanto, o acontecimento histórico não poderá ser acompanhado de perto pelo público, já que a agência espacial está tomando medidas preventivas contra a pandemia de COVID-19.

Será um voo histórico porque marcará o fim do contrato dos EUA com a Rússia para fazer o transporte de seus astronautas à estação orbital.

Desde 2011, ano em que o programa dos ônibus espaciais chegou ao fim, a NASA depende da agência espacial russa Roscosmos e seus foguetes Soyuz para enviar dois astronautas por vez. Isso custa caro – US$ 90 milhões para cada assento no veículo espacial.

Com os lançamentos agora realizados pela SpaceX em solo norte-americano, a NASA gastará cerca de US$ 60 milhões no total. A mudança não reflete apenas no orçamento, mas também na autonomia da NASA para lançar suas próprias missões espaciais. Por todos esses motivos, o primeiro lançamento tripulado à ISS é um grande marco, empolgante para qualquer entusiasta.

No entanto, administrador da NASA, Jim Bridenstine, avisou que o público deve acompanhar o evento em casa. Ao lado de outros líderes da agência, ele fez um apelo durante uma videoconferência de uma hora sobre as ações da NASA em resposta à pandemia, e confirmou que o lançamento acontecerá na data estipulada. Mas os fãs de missões espaciais que normalmente comparecem aos lançamentos devem ficar em casa.

Como este é um voo histórico e bastante simbólico, Bridenstine disse que a NASA receberia multidões ainda maiores do que costuma receber em um lançamento de menor importância, se não houvesse uma pandemia para combater.

Mas, apesar do entusiasmo, Bridenstine enfatizou que as pessoas devem “assistir de um lugar que não seja o Centro Espacial Kennedy”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacinação contra a Covid-19 será obrigatória em voos da companhia aérea australiana Qantas

A vacina contra a Covid-19 ainda não está pronta, mas as companhias aéreas já começam a se preparar. É o caso da australiana Qantas, que anunciou a futura exigência de um certificado de vacinação …

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros recorram a pesticidas. A utilização de produtos químicos, no entanto, é nociva …

França aprova projeto de lei que prevê punir filmagem de policiais em ação

Deputados franceses aprovaram nesta terça-feira (24), em primeira leitura, o polêmico projeto de lei sobre a "segurança global", que prevê punir a gravação e divulgação de policiais em ação. O texto será votado pelo …

Astrônomos revelam que 2ª minilua da Terra é do tamanho de carro pequeno

A minilua chamada 2020 CD3 conta com um diâmetro de entre um metro e 1,5 metro e chegou a ficar a 13 mil quilômetros do nosso planeta. A minilua 2020 CD3, que orbita a Terra nos …

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona, maior astro da história do futebol do país sul-americano, morreu nesta quarta-feira (25/11) aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, ao norte de Buenos …

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Entre galhos e folhas esturricados sobre o solo que abrigava uma área de floresta intacta, o cheiro de queimada ainda é forte. Próximo a uma das aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, vazios surgiram …

EUA: conheça a região com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no mundo

Mais de 12 milhões de pessoas estão contaminadas pela Covid-19 nos Estados Unidos. Mas o vírus não ataca o país de maneira equitativa. Os estados do centro assistem a uma progressão acelerada da epidemia …

Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o novo coronavírus, está internado com covid-19 em um hospital em Porto Alegre. Segundo comunicado do Hospital São …

Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos. A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e …

Ação da polícia contra migrantes em Paris gera críticas

Forças de segurança desmontam de forma violenta acampamento improvisado no centro da capital francesa. Ministro do Interior diz que imagens são chocantes. Ação ocorre na véspera de votação de lei que favorece polícia. A ação da …