Cratera misteriosa em Marte: meteorito ou supervulcão?

ESA / DLR / FU Berlin

Imagem captada no dia 1 de janeiro de 2018 pela Câmara de Alta Resolução da Mars Express da ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) não sabe a origem da cratera denominada Ismenia Patera, apontando que ela pode ter sido causada por um meteorito ou por um supervulcão extinto.

As imagens da sonda Mars Express, da ESA, mostram uma cratera, denominada Ismenia Patera, no Planeta Vermelho. Sua origem permanece incerta: um meteorito atingiu a superfície ou poderia ser o remanescente de um supervulcão?

Ismenia Patera – patera significa “bacia plana” em latim – fica na região da Arabia Terra, em Marte. Essa é uma área de transição entre as regiões norte e sul do planeta, uma parte da superfície especialmente intrigante.

A topografia de Marte é claramente dividida em duas: as planícies do norte e as terras altas do sul, esta última com até alguns quilômetros de altura. Essa divisão é um tema-chave de interesse para os cientistas que estudam o Planeta Vermelho.

Ideias de como essa divisão dramática aconteceu sugerem um único impacto massivo, múltiplos impactos ou placas tectônicas antigas, como observado na Terra, mas sua origem ainda não está clara.

Ismenia Patera tem cerca de 75 quilômetros de diâmetro e seu centro é cercado por um anel de colinas, blocos e pedaços de rocha que acredita-se terem sido ejetados e lançados à cratera por impactos próximos.

O material lançado por esses eventos também criou pequenas quedas e depressões que podem ser vistas dentro da própria Ismenia Patera. Fossas e canais serpenteiam da borda da cratera até o fundo, que se encontra coberto por depósitos planos e gelados, que mostram sinais de fluxo e movimento, provavelmente semelhantes a glaciares rochosos e ricos em gelo, que se acumularam ao longo do tempo, no frio e clima seco.

Essas imagens foram obtidas no dia 1º de janeiro pela câmera de alta resolução da Mars Express, que circunda o planeta desde 2003.

As imagens detalhadas lançam luz sobre vários aspectos de Marte. Por exemplo, como as características que deixaram marcas na superfície se formaram inicialmente e como evoluíram ao longo de milhões de anos desde então. Essa é uma questão-chave para Ismenia Patera: como se formou a depressão?

Existem duas ideias principais. Uma delas é associada a um potencial meteorito que teria colidido com Marte. Depósitos sedimentares e gelo fluíram, então, para encher a cratera, até desmoronar e formar a paisagem desigual e fissurada que podemos ver atualmente.

A segunda ideia sugere que, em vez de uma cratera, Ismenia Patera já foi o lar de um vulcão que entrou em uma erupção catastrófica, lançando enormes quantidades de magma ao redor e entrando em colapso como resultado.

Vulcões que perdem grandes quantidades de material em uma única erupção são denominados supervulcões. Os cientistas continuam indecisos se existiram ou não em Marte, mas o planeta é conhecido por abrigar inúmeras estruturas vulcânicas enormes e imponentes, incluindo o famoso Monte Olimpo – o maior vulcão já descoberto no Sistema Solar.

Arabia Terra também mostra sinais de ser a localização de uma província vulcânica antiga e inativa há muito tempo. Aliás, outro candidato a supervulcão, o Siloé Patera, também se encontra em Arabia Terra.

Certas propriedades das características de superfície observadas em Arabia Terra sugerem uma origem vulcânica: por exemplo, as formas irregulares, o baixo relevo topográfico, as bordas relativamente elevadas e a aparente falta de material ejetado que, normalmente, estaria presente ao redor de uma cratera de impacto.

No entanto, algumas dessas características e formas irregulares também podem estar presentes em crateras de impacto, que simplesmente evoluíram e interagiram com seu ambiente de maneiras específicas ao longo do tempo.

Mais dados sobre o interior e a subsuperfície de Marte irão ajudar os cientistas a entender estruturas como Ismenia Patera, revelando mais sobre a complexa e fascinante história do Planeta Vermelho.

Ciberia // CCVAlg / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …