Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Era do Gelo

Jacek Bednarczyk / PAP

Falanges da criança neandertal que teria sido devorada por um pássaro gigante

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polônia. Análises posteriores revelaram serem de uma criança neandertal que teria sido devorada por um pássaro gigante.

Apesar de as ossadas terem sido recuperadas já há alguns anos, somente agora os cientistas perceberam que se tratavam de ossadas humanas. A dúvida persistia entre os pesquisadores pois esse conjunto de ossos humanos tinha sido encontrado junto de ossos de animais.

A equipe de pesquisadores realizava uma análise laboratorial no conjunto de ossos quando se deparou com duas pequenas falanges  – ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados.

Nesse caso, as falanges correspondiam aos dedos das mãos e tinham cerca de 1 centímetro de comprimento, pertencendo a uma criança que teria entre cinco e sete anos de idade. As falanges da criança foram encontradas na caverna Ciemna, onde existem escavações em estudo há décadas.

Os pesquisadores determinaram ainda que as ossadas encontradas na Polônia tinham cerca de 115 mil anos de idade, tornando-as as ossadas mais antigas já encontradas na Polônia.

A pesquisa foi liderada pelos antropólogos Anita Szczepanek, da Universidade Jagiellonian, na Polônia, e Erik Trinkaus, da Universidade de Washington, nos EUA.

De acordo com a CNN, durante os exames, a dupla detectou que os ossos encontrados estavam cobertos com dezenas de buracos, o que criava uma superfície muito porosa – detalhe muito revelador para o estudo.

“As análises mostram que esse é o resultado da passagem pelo sistema digestivo de uma ave grande, o primeiro exemplo conhecido da Era do Gelo”, explicou o arqueólogo Pawell Valde-Nowak, um dos membros da equipe que conduziu o estudo e professor no Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian.

Segundo presumem os pesquisadores, a ave poderia ter atacado e consumido parcialmente a criança ou apenas ter se alimentado dela depois de a criança ter morrido. Apesar da tentativa, a análise ao DNA das falanges será impossível, pois os ossos estão mal preservados.

O trabalho de pesquisa criado em volta das ossos será publicado no final deste ano no Jornal de Arqueologia Paleolítica.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …