Descobertas 100 anãs marrons bastante frias e próximas ao Sol

JPL-Caltech / NASA

Cientistas cidadãos que fazem parte do projeto Backyard Worlds: Planet 9 ajudam astrônomos profissionais na busca pelo hipotético Planeta 9, que existiria nos confins do Sistema Solar e seria o responsável por influenciar a órbita de pequenos objetos no Cinturão de Kuiper. E, em meio a essa busca, eles acabaram encontrando cerca de 100 anãs marrons próximas do nosso Sol.

Anãs marrons são objetos espaciais mais massivos do que planetas e mais leves do que estrelas, sendo chamados também de “estrelas fracassadas”. Assim, com auxílio do observatório W. M. Keck Observatory, no Havaí, o time de pesquisadores descobriu que alguns desses mundos estão entre os mais frios que conhecemos, e que outros têm temperaturas próximas às do nosso planeta. Adam Burgasser, professor de física e co-autor do estudo, se reuniu a pesquisadores do Cool Star Lab para o estudo.

Eles utilizaram o instrumento Near-Infrared Echellette Spectrometer – ou NIRES – do Keck Observatory para buscar as anãs marrons mais difíceis de serem observadas. “Utilizamos o espectro do NIRES para medir a temperatura e os gases presentes nas atmosferas. Cada espectro é uma ‘impressão digital’ que nos permite diferenciar uma anã marrom fria de outros tipos de estrelas”, explica ele.

Outras análises foram feitas usando dados obtidos por observatórios como o telescópio espacial Spitzer, da NASA, o Mont Megantic Observatory e o Las Campanas Observatory.

Entretanto, encontrar os vizinhos mais próximos e gelados do nosso Sol foi uma tarefa que exigiu colaboração mundial: astrônomos e voluntários do Backyard Worlds trabalharam em uma grande rede colaborativa com mais de 100.000 cientistas cidadãos para analisar trilhões de pixels de imagens de telescópios.

Assim, eles conseguiram encontrar as anãs marrons próximas do Sol. “Felizmente, o portal aberto e acessível do Astro Data Lab permitiu que cientistas cidadãos do Backyard Worlds estudassem facilmente catálogos massivos em busca de candidatas a anãs marrons”, explica Aaron Meisner, principal autor do estudo. Para ele, essas descobertas mostram que o público pode ter papel importante para reformular o entendimento científico da nossa vizinhança solar.

A descoberta do Backyard Worlds preenche uma possível lacuna presente nas anãs de baixa temperatura, e pode ser o elo que faltava para as anãs marrons.

“Esses mundos frios oferecem a oportunidade para novas ideias sobre a formação e as atmosferas de planetas além do sistema solar”, diz Meisner.

De acordo com ele, essas anãs marrons também permitem que eles estimem quantos outros mundos existem no espaço interestelar próximo do Sol. Os resultados do estudo serão publicados na edição de 20 de agosto da revista Astrophysical Journal, mas já se encontra disponível em versão preliminar, de modo que ainda passará pela revisão por pares antes que sua publicação oficial seja aprovada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …