‘É bala! É bala!’: brasileiro que se casaria em Las Vegas registra disparos e pânico

Um brasileiro que vive nos Estados Unidos e foi a Las Vegas para oficializar o casamento de oito anos com a companheira foi pego de surpresa pelas rajadas de tiros que deixaram mais de 50 mortos e 400 feridos na madrugada desta segunda-feira (2), no ataque mais letal da história moderna americana, segundo a polícia local.

Em viagem com a mulher, filhos e sobrinhos, Valdivino Neto dirigia quando os disparos começaram. O ataque aconteceu durante o festival de música country Route 91 Harvest. O atirador disparava do 32º andar de um hotel vizinho. “É bala! É bala! Olha o tanto de gente correndo. É tiroteio“, avisou Neto à família, enquanto pedia para que todos se abaixassem no carro.

As imagens foram registradas pela mulher dele, que filmava o movimento na Las Vegas Boulevard, famosa avenida repleta de cassinos e pontos turísticos da cidade. “Estávamos procurando algo para fazer e descobrimos naquela hora que tinha esse festival. Gostamos de música country e pensamos em ir, era bem provável que entrássemos”, disse o morador de Nova Jersey à BBC.

A gente não sabia o que fazer, se corríamos ou se ficávamos no carro. Ninguém quis sair do carro com medo, a gente via as pessoas correndo e sendo carregadas. Então todos abaixaram enquanto eu fiz a volta para fugir no sentido contrário”, afirmou.

Segundo o brasileiro, que trabalha com instalações de pisos de madeira, era nítido que os disparos vinham do alto, o que tornava a proteção mais difícil. “A gente sentia que os tiros vinham de cima. As pessoas deitavam no chão, mas não conseguiam se proteger”, disse.

Neto e a mulher, uma peruana naturalizada americana, se casariam na tarde desta terça-feira (3) em Las Vegas. “Estou nos EUA há 12 anos e nós estamos juntos há oito. A gente se planejou para este momento e agora eu nem sei se vai acontecer. Está todo mundo apavorado”, disse o brasileiro.

(dr) Valdivino Neto

Valdivino Neto se casaria em Las Vegas na tarde desta terça-feira (3)

Estima-se que mais de 20 mil pessoas estivessem no festival de música no momento dos disparos.

Atirador

Segundo a polícia, o atirador é Stephen Paddock, um homem branco de 64 anos que não tem passagens pelas Forças Armadas ou antecedentes criminais. Ele se suicidou. Paddock foi identificado como morador de uma cidade vizinha, Mesquite, e estava hospedado no Mandalay Bay desde a quinta-feira.

Os policiais usaram explosivos para derrubar a porta do quarto onde o homem estava. Fontes da polícia disseram à mídia americana que uma “grande quantidade” de armas foi encontrada no quarto.

À imprensa americana, o irmão do atirador se disse surpreso e afirmou que ele não tinha filiações “religiosas ou políticas”. “Eu não poderia estar mais estupefato. É como se um asteroide tivesse caído sobre nós. Não faz sentido“, afirmou o homem a jornalistas, em estado de choque.

“Ele tinha algumas armas, mas todas eram armas de mão, legais. A vida dele é um livro aberto. Os registros públicos mostram, não há nada. Ele frequentou a faculdade, tinha um emprego “, disse.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …