‘É bala! É bala!’: brasileiro que se casaria em Las Vegas registra disparos e pânico

Um brasileiro que vive nos Estados Unidos e foi a Las Vegas para oficializar o casamento de oito anos com a companheira foi pego de surpresa pelas rajadas de tiros que deixaram mais de 50 mortos e 400 feridos na madrugada desta segunda-feira (2), no ataque mais letal da história moderna americana, segundo a polícia local.

Em viagem com a mulher, filhos e sobrinhos, Valdivino Neto dirigia quando os disparos começaram. O ataque aconteceu durante o festival de música country Route 91 Harvest. O atirador disparava do 32º andar de um hotel vizinho. “É bala! É bala! Olha o tanto de gente correndo. É tiroteio“, avisou Neto à família, enquanto pedia para que todos se abaixassem no carro.

As imagens foram registradas pela mulher dele, que filmava o movimento na Las Vegas Boulevard, famosa avenida repleta de cassinos e pontos turísticos da cidade. “Estávamos procurando algo para fazer e descobrimos naquela hora que tinha esse festival. Gostamos de música country e pensamos em ir, era bem provável que entrássemos”, disse o morador de Nova Jersey à BBC.

A gente não sabia o que fazer, se corríamos ou se ficávamos no carro. Ninguém quis sair do carro com medo, a gente via as pessoas correndo e sendo carregadas. Então todos abaixaram enquanto eu fiz a volta para fugir no sentido contrário”, afirmou.

Segundo o brasileiro, que trabalha com instalações de pisos de madeira, era nítido que os disparos vinham do alto, o que tornava a proteção mais difícil. “A gente sentia que os tiros vinham de cima. As pessoas deitavam no chão, mas não conseguiam se proteger”, disse.

Neto e a mulher, uma peruana naturalizada americana, se casariam na tarde desta terça-feira (3) em Las Vegas. “Estou nos EUA há 12 anos e nós estamos juntos há oito. A gente se planejou para este momento e agora eu nem sei se vai acontecer. Está todo mundo apavorado”, disse o brasileiro.

(dr) Valdivino Neto

Valdivino Neto se casaria em Las Vegas na tarde desta terça-feira (3)

Estima-se que mais de 20 mil pessoas estivessem no festival de música no momento dos disparos.

Atirador

Segundo a polícia, o atirador é Stephen Paddock, um homem branco de 64 anos que não tem passagens pelas Forças Armadas ou antecedentes criminais. Ele se suicidou. Paddock foi identificado como morador de uma cidade vizinha, Mesquite, e estava hospedado no Mandalay Bay desde a quinta-feira.

Os policiais usaram explosivos para derrubar a porta do quarto onde o homem estava. Fontes da polícia disseram à mídia americana que uma “grande quantidade” de armas foi encontrada no quarto.

À imprensa americana, o irmão do atirador se disse surpreso e afirmou que ele não tinha filiações “religiosas ou políticas”. “Eu não poderia estar mais estupefato. É como se um asteroide tivesse caído sobre nós. Não faz sentido“, afirmou o homem a jornalistas, em estado de choque.

“Ele tinha algumas armas, mas todas eram armas de mão, legais. A vida dele é um livro aberto. Os registros públicos mostram, não há nada. Ele frequentou a faculdade, tinha um emprego “, disse.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …