‘É bala! É bala!’: brasileiro que se casaria em Las Vegas registra disparos e pânico

Um brasileiro que vive nos Estados Unidos e foi a Las Vegas para oficializar o casamento de oito anos com a companheira foi pego de surpresa pelas rajadas de tiros que deixaram mais de 50 mortos e 400 feridos na madrugada desta segunda-feira (2), no ataque mais letal da história moderna americana, segundo a polícia local.

Em viagem com a mulher, filhos e sobrinhos, Valdivino Neto dirigia quando os disparos começaram. O ataque aconteceu durante o festival de música country Route 91 Harvest. O atirador disparava do 32º andar de um hotel vizinho. “É bala! É bala! Olha o tanto de gente correndo. É tiroteio“, avisou Neto à família, enquanto pedia para que todos se abaixassem no carro.

As imagens foram registradas pela mulher dele, que filmava o movimento na Las Vegas Boulevard, famosa avenida repleta de cassinos e pontos turísticos da cidade. “Estávamos procurando algo para fazer e descobrimos naquela hora que tinha esse festival. Gostamos de música country e pensamos em ir, era bem provável que entrássemos”, disse o morador de Nova Jersey à BBC.

A gente não sabia o que fazer, se corríamos ou se ficávamos no carro. Ninguém quis sair do carro com medo, a gente via as pessoas correndo e sendo carregadas. Então todos abaixaram enquanto eu fiz a volta para fugir no sentido contrário”, afirmou.

Segundo o brasileiro, que trabalha com instalações de pisos de madeira, era nítido que os disparos vinham do alto, o que tornava a proteção mais difícil. “A gente sentia que os tiros vinham de cima. As pessoas deitavam no chão, mas não conseguiam se proteger”, disse.

Neto e a mulher, uma peruana naturalizada americana, se casariam na tarde desta terça-feira (3) em Las Vegas. “Estou nos EUA há 12 anos e nós estamos juntos há oito. A gente se planejou para este momento e agora eu nem sei se vai acontecer. Está todo mundo apavorado”, disse o brasileiro.

(dr) Valdivino Neto

Valdivino Neto se casaria em Las Vegas na tarde desta terça-feira (3)

Estima-se que mais de 20 mil pessoas estivessem no festival de música no momento dos disparos.

Atirador

Segundo a polícia, o atirador é Stephen Paddock, um homem branco de 64 anos que não tem passagens pelas Forças Armadas ou antecedentes criminais. Ele se suicidou. Paddock foi identificado como morador de uma cidade vizinha, Mesquite, e estava hospedado no Mandalay Bay desde a quinta-feira.

Os policiais usaram explosivos para derrubar a porta do quarto onde o homem estava. Fontes da polícia disseram à mídia americana que uma “grande quantidade” de armas foi encontrada no quarto.

À imprensa americana, o irmão do atirador se disse surpreso e afirmou que ele não tinha filiações “religiosas ou políticas”. “Eu não poderia estar mais estupefato. É como se um asteroide tivesse caído sobre nós. Não faz sentido“, afirmou o homem a jornalistas, em estado de choque.

“Ele tinha algumas armas, mas todas eram armas de mão, legais. A vida dele é um livro aberto. Os registros públicos mostram, não há nada. Ele frequentou a faculdade, tinha um emprego “, disse.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …