Em meio a debate sobre sua saúde mental, Trump se diz um “gênio estável”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se descreveu neste sábado como “um gênio muito estável” em resposta ao debate sobre sua saúde mental e sua capacidade para estar à frente da Casa Branca, um tema que novamente ganhou força nesta semana em Washington.

“Agora que a colusão Russa, após um ano de intenso estudo, se provou uma farsa total para o povo americano, os democratas e seus cachorrinhos, a mídia ‘fake news’, estão tirando o velho manual de Ronald Reagan e gritando estabilidade mental e inteligência”, escreveu.

“Realmente, ao longo da minha vida, minhas duas grandes habilidades foram a estabilidade mental e ser realmente inteligente. A desonesta Hillary Clinton também jogou estas cartas com força e, como todo mundo sabe, caiu em chamas”, continuou em outro tweet.

“Passei de homem de negócios MUITO bem sucedido, a estrela da televisão, a presidente dos Estados Unidos (na minha primeira tentativa). Acredito que isso qualificaria não como inteligente, mas gênio… e um gênio muito estável“, concluiu Trump em uma terceira mensagem na rede social.

O presidente americano entrou assim em um debate levantado desde a campanha eleitoral e que voltou a Washington nesta semana por causa da publicação de um livro sobre a sua turbulenta Casa Branca: “Fire and Fury” (“Fogo e Fúria”), de Michael Wolff.

Wolff sustenta em sua obra, lançada ontem com grande sucesso, que o objetivo de Trump na campanha eleitoral de 2016 não era conseguir ser presidente, mas potencializar sua marca; e que seus assessores não confiavam no presidente.

Todos dizem que é como um menino“, apontou o jornalista ontem à emissora “NBC”. “Dizem que é um imbecil, um idiota. Há uma competição para chegar ao fundo de quem é este homem”, acrescentou. “Este homem não lê, não escuta. É como um ‘pinball’, virando a todas as partes”.

Perguntado sobre a saúde mental do presidente, Michael Wolff respondeu citando algo que o ex-estrategista chefe Steve Bannon supostamente lhe disse em uma de suas conversas: “Perdeu a cabeça“.

Durante a campanha eleitoral, Hillary Clinton advertiu que Trump não tinha uma personalidade adequada para exercer um cargo da complexidade da Presidência dos EUA, algo que desde então foi repetido por outros democratas e especialistas.

Já em fevereiro do ano passado, um grupo de 35 psicólogos, psiquiatras e trabalhadores sociais enviou uma carta ao jornal “The New York Times” na qual mostravam sua preocupação pela “instabilidade emocional” de Trump, que o “incapacita para servir de maneira segura como presidente”.

“Suas palavras e seu comportamento sugerem uma profunda incapacidade para simpatizar. Indivíduos com este tipo de traços distorcem a realidade, para que se adapte ao seu estado psicológico, e atacam os fatos e a quem os transmitem, como jornalistas e cientistas”, afirmou o grupo na carta.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …