Usar enxaguante bucal pode amenizar os benefícios do exercício físico

Você já deve ter ouvido falar da importância de sua microbiota intestinal – as bactérias que vivem em seu sistema digestivo e que são sinônimo de diversos benefícios. Mas duvido que você saiba que as bactérias que vivem na sua boca também são essenciais para a sua saúde, especialmente a cardíaca.

Segundo um novo estudo da Universidade de Plymouth (Reino Unido) e do Centro de Regulação Genômica em Barcelona (Espanha), o efeito de baixar a pressão sanguínea do exercício físico é reduzido significativamente quando as pessoas enxaguam a boca com um produto oral antibacteriano, em vez de água.

Aparentemente, o que liga as bactérias da sua boca com sua saúde cardiovascular é uma substância chamada óxido nítrico.

Enquanto fazemos exercício físico, nossos vasos sanguíneos se dilatam graças a produção de óxido nítrico, aumentando a circulação do fluxo sanguíneo para os músculos ativos, conforme explica o principal autor do estudo, Dr. Raul Bescos, ao Science Daily.

Mas como os vasos continuam dilatados após o exercício, conferindo o benefício contra pressão alta?

“Tudo tem a ver com a degradação do óxido nítrico em um composto chamado nitrato, que por anos se pensava não ter função no organismo. Mas pesquisas na última década mostraram que o nitrato pode ser absorvido pelas glândulas salivares e excretado pela saliva na boca. Algumas espécies de bactérias podem usar nitrato e convertê-lo em nitrito. E quando o nitrito na saliva é engolido, parte dessa molécula é rapidamente absorvida pelo organismo, o que ajuda a manter um alargamento dos vasos sanguíneos, o que leva a uma redução sustentada da pressão sanguínea após o exercício”, detalha o Dr. Bescos.

No novo estudo, os pesquisadores queriam saber se inibir as bactérias da boca teria algum efeito nesse benefício pós-exercício.

23 participantes sem problemas bucais correram em uma esteira por 30 minutos em duas ocasiões diferentes. Em cada uma delas, eles tiveram que enxaguar a boca 30, 60 e 90 minutos depois do exercício físico, seja com um enxaguante bucal antibacteriano (com 0,2% de clorexidina) ou com água com sabor de menta.

Até duas horas após a atividade, os pesquisadores mediram a pressão sanguínea e coletaram amostras da saliva dos participantes.

Uma hora após o exercício, a redução média na pressão arterial sistólica foi de -5,2 mmHg nos participantes do grupo do placebo, e de -2,0 mmHg nos participantes do grupo do enxaguante bucal antibacteriano.

Isso significa que o enxague diminuiu o efeito do exercício na redução da pressão arterial em mais de 60% durante a primeira hora, e em 100% duas horas após o exercício.

Os cientistas sabem que as bactérias da boca têm a ver com esse efeito porque os níveis de nitrito no sangue não aumentaram após o exercício no grupo do enxaguante bucal. Já no grupo do placebo, os níveis de nitrito no sangue aumentaram, indicando que as bactérias são uma fonte chave para a circulação da molécula pelo menos durante a primeira hora de recuperação após o exercício físico.

“As descobertas mostram que a síntese de nitrito por bactérias orais é extremamente importante para iniciar como o corpo reage ao exercício durante o período de recuperação, promovendo menor pressão arterial e maior oxigenação muscular”, esclareceu Craig Cutler, outro autor do estudo.

Ele também afirmou que outras pesquisas já mostraram que o enxaguante bucal antibacteriano pode aumentar a pressão arterial em condições de repouso.

“O próximo passo é investigar mais detalhadamente o efeito do exercício físico sobre a atividade de bactérias orais e a composição de bactérias orais em indivíduos sob alto risco cardiovascular. A longo prazo, pesquisas nessa área podem melhorar nosso conhecimento para o tratamento da hipertensão (ou pressão alta)”, concluiu.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Free Radical Biology and Medicine.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …