Usar enxaguante bucal pode amenizar os benefícios do exercício físico

Você já deve ter ouvido falar da importância de sua microbiota intestinal – as bactérias que vivem em seu sistema digestivo e que são sinônimo de diversos benefícios. Mas duvido que você saiba que as bactérias que vivem na sua boca também são essenciais para a sua saúde, especialmente a cardíaca.

Segundo um novo estudo da Universidade de Plymouth (Reino Unido) e do Centro de Regulação Genômica em Barcelona (Espanha), o efeito de baixar a pressão sanguínea do exercício físico é reduzido significativamente quando as pessoas enxaguam a boca com um produto oral antibacteriano, em vez de água.

Aparentemente, o que liga as bactérias da sua boca com sua saúde cardiovascular é uma substância chamada óxido nítrico.

Enquanto fazemos exercício físico, nossos vasos sanguíneos se dilatam graças a produção de óxido nítrico, aumentando a circulação do fluxo sanguíneo para os músculos ativos, conforme explica o principal autor do estudo, Dr. Raul Bescos, ao Science Daily.

Mas como os vasos continuam dilatados após o exercício, conferindo o benefício contra pressão alta?

“Tudo tem a ver com a degradação do óxido nítrico em um composto chamado nitrato, que por anos se pensava não ter função no organismo. Mas pesquisas na última década mostraram que o nitrato pode ser absorvido pelas glândulas salivares e excretado pela saliva na boca. Algumas espécies de bactérias podem usar nitrato e convertê-lo em nitrito. E quando o nitrito na saliva é engolido, parte dessa molécula é rapidamente absorvida pelo organismo, o que ajuda a manter um alargamento dos vasos sanguíneos, o que leva a uma redução sustentada da pressão sanguínea após o exercício”, detalha o Dr. Bescos.

No novo estudo, os pesquisadores queriam saber se inibir as bactérias da boca teria algum efeito nesse benefício pós-exercício.

23 participantes sem problemas bucais correram em uma esteira por 30 minutos em duas ocasiões diferentes. Em cada uma delas, eles tiveram que enxaguar a boca 30, 60 e 90 minutos depois do exercício físico, seja com um enxaguante bucal antibacteriano (com 0,2% de clorexidina) ou com água com sabor de menta.

Até duas horas após a atividade, os pesquisadores mediram a pressão sanguínea e coletaram amostras da saliva dos participantes.

Uma hora após o exercício, a redução média na pressão arterial sistólica foi de -5,2 mmHg nos participantes do grupo do placebo, e de -2,0 mmHg nos participantes do grupo do enxaguante bucal antibacteriano.

Isso significa que o enxague diminuiu o efeito do exercício na redução da pressão arterial em mais de 60% durante a primeira hora, e em 100% duas horas após o exercício.

Os cientistas sabem que as bactérias da boca têm a ver com esse efeito porque os níveis de nitrito no sangue não aumentaram após o exercício no grupo do enxaguante bucal. Já no grupo do placebo, os níveis de nitrito no sangue aumentaram, indicando que as bactérias são uma fonte chave para a circulação da molécula pelo menos durante a primeira hora de recuperação após o exercício físico.

“As descobertas mostram que a síntese de nitrito por bactérias orais é extremamente importante para iniciar como o corpo reage ao exercício durante o período de recuperação, promovendo menor pressão arterial e maior oxigenação muscular”, esclareceu Craig Cutler, outro autor do estudo.

Ele também afirmou que outras pesquisas já mostraram que o enxaguante bucal antibacteriano pode aumentar a pressão arterial em condições de repouso.

“O próximo passo é investigar mais detalhadamente o efeito do exercício físico sobre a atividade de bactérias orais e a composição de bactérias orais em indivíduos sob alto risco cardiovascular. A longo prazo, pesquisas nessa área podem melhorar nosso conhecimento para o tratamento da hipertensão (ou pressão alta)”, concluiu.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Free Radical Biology and Medicine.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …