Novo escândalo envolve cardeais e bispos holandeses em abusos sexuais

A imprensa holandesa publicou um relatório que associa metade dos cardeais e bispos que serviram entre 1945 e 2010 a casos de abusos sexuais, somando mais um país aos envolvidos no escândalo mundial de abusos e encobrimento.

O diário NRC diz que 20 dos 39 bispos e cardeais estão ligados a casos de abusos, afirmando que quatro bispos cometeram abusos e outros 16 altos membros do clero transferiram padres que tinham sido acusados para outras localidades.

O relatório publicado na edição de fim de semana do jornal teve por base um documento da Igreja Católica holandesa de 2011 sobre abusos, com depoimentos de vítimas feitos a uma comissão de inquérito e ao jornal.

Em reação por escrito, a Igreja Católica holandesa afirmou que, nos casos confirmados de abusos, os “bispos não agiram com responsabilidade” quando transferiram os padres acusados.

O líder de um grupo de holandeses vítimas de abuso do clero católico apelaram hoje à igreja para que denuncie publicamente tudo o que sabe sobre estes casos se quiser voltar a reconquistar a confiança das pessoas.

“Se querem que esse drama acabe – trata-se de crimes cometidos contra crianças, não se pode simplesmente virar as costas – têm que tornar as coisas públicas e criar um novo sistema onde as pessoas possam apresentar denúncia”, afirmou Bert Smeets, vítima de abusos que representa um grupo de sobreviventes designado por Mea Culpa.

O novo escândalo é o mais recente dos vários que têm abalado a Igreja Católica nos últimos tempos, o que já levou o Papa Francisco a garantir que vai tomar medidas para acabar com a “cultura de encobrimento” na igreja.

O papa anunciou no início do mês que vai organizar uma reunião, em fevereiro do próximo ano, para debater medidas de prevenção e proteção de menores e adultos mais vulneráveis.

O relatório holandês de 2011, que foi realizado por entidades independentes, mas foi alvo de críticas por ter sido pedido pela própria igreja, referia que cerca de 20 mil crianças sofreram abusos sexuais em instituições católicas holandesas durante 65 anos.

O documento informava que cerca de 800 padres, pastores e outros funcionários da igreja foram identificados em denúncias, mas seus nomes não foram divulgados.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …

Sim, essa foto de uma manta rosa é real

A imagem acima foi publicada recentemente pela Australian Geographic. A cor pouco usual da manta, no entanto, chamou a atenção do público, que cogitou a utilização de Photoshop. O animal é realmente cor de rosa, no …