Papa expulsa da Igreja mais dois sacerdotes chilenos

Acusados de abusos sexuais, ex-bispos se somam a outros clérigos do país exonerados pelo pontífice. Chile apura dezenas de casos de assédio na Igreja Católica, que levaram toda a cúpula eclesiástica chilena a renunciar.

O papa Francisco expulsou do sacerdócio neste sábado (13/10) os ex-bispos chilenos Francisco José Cox Huneeus, de 85 anos, da cidade de La Serena, e Marco Antonio Órdenes Fernández, de 54 anos, de Iquique, ambos acusados de abusos sexuais.

O Vaticano informou que o pontífice “renunciou ambos do estado clerical”, medida que os expulsa do sacerdócio, depois de terem sido submetidos a uma investigação da Congregação para a Doutrina da Fé, órgão da Santa Sé. Essa é a punição mais severa da Igreja Católica contra um membro do clero e é raramente adotada contra bispos.

As duas expulsões se somam às dos sacerdotes chilenos Fernando Karadima Fariña e Cristián Prech, confirmadas nas últimas semanas.

“A decisão foi tomada pelo papa Francisco em 11 de outubro e não admite recurso“, comunicou o Vaticano, que comunicou a medida logo após o pontífice ter recebido o presidente do Chile, Sebastián Piñera, em audiência privada.

Cox Huneeus está aposentado desde 2002 na cidade de Vallendar, na Alemanha, e integra o Movimento de Schönstatt, fundado nesta cidade. Ele foi transferido ao local para viver uma vida de “silêncio, oração e penitência” quando começaram a circular as primeiras acusações.

Em 2004, ele foi acusado de abusos sexuais contra menores de idade no Chile. Mais recentemente, a Congregação para a Doutrina da Fé abriu uma nova investigação contra o bispo aposentado, dessa vez envolvendo abusos contra um menino de 17 anos na Alemanha.

O Movimento de Schönstatt em Santiago, capital do Chile, disse ter recebido a notícia sobre a expulsão de Cox Huneeus com “muita vergonha pelos danos causados às vítimas”.

Afirmou, no entanto, que o ex-arcebispo deve seguir um membro da comunidade de sacerdotes Padres de Schönstatt, por desejos da congregação de mantê-lo sob seus cuidados.

Órdenes Fernández, por sua vez, foi acusado de cometer abusos sexuais contra um menino, levando-o a renunciar ao cargo de bispo de Iquique. A renúncia foi aceita pelo então papa Bento 16 em 2012, mas até então ele seguia um membro da Igreja. Acredita-se que ele ainda more no Chile.

A decisão de Francisco foi anunciada após uma reunião entre o pontífice e o presidente chileno no Vaticano, onde foi discutida a crise de abusos sexuais envolvendo membros do clero no país.

“Compartilhamos a esperança de que a Igreja possa passar por um renascimento e recuperar o carinho e a proximidade do povo de Deus, para que continue desempenhando o importante papel que ela tem em nosso país”, afirmou Sebastián Piñera a repórteres.

A Igreja Católica chilena, por sua vez, pediu perdão neste sábado às famílias e às comunidades do país que “sofreram abusos e danos causados pelos bispos”. Vários membros da Igreja Católica do Chile envolvidos em casos de abuso, incluindo alguns bispos, levaram o clero chileno à pior crise da sua história.

Em maio, todos os 34 bispos chilenos apresentaram a sua renúncia depois de três encontros com o papa Francisco, no Vaticano, na sequência de uma série de erros e omissões na gestão de casos de abuso sexual. Até então, o pontífice aceitou sete demissões.

De acordo com um relatório publicado no final de agosto, existem no Chile 119 investigações em curso contra 167 pessoas relacionadas com a Igreja e 178 vítimas identificadas, 79 das quais eram menores quando os casos ocorreram.

Nos Estados Unidos, a Igreja Católica também vem lutando contra um grande escândalo de abusos. Na sexta-feira, foi anunciado que o papa Francisco aceitou a renúncia do arcebispo de Washington.

O cardeal Donald Wuerl estava sob pressão há semanas porque estaria envolvido no encobrimento de casos de abuso no clero durante seu tempo em que foi bispo de Pittsburgh, na Pensilvânia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

COVID-19 deve ter pico no Brasil em abril e maio, dizem Mandetta e especialistas

A previsão de disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país não é nada animadora para os próximos meses. Isso porque ainda estamos em uma fase intermediária da infecção, que deve ter seus momentos de pico em …

Esse novo tratamento alivia a depressão em 90% dos pacientes

De acordo com uma nova pesquisa americana, um tratamento com estimulação magnética transcraniana pode ser muito eficaz para pessoas com depressão severa: em um experimento, foi capaz de aliviar os sintomas em 90% dos pacientes. Normalmente, …

Israel: ministro que definiu Covid-19 como ‘castigo divino a gays’ está com coronavírus

Aos 71 anos, Yaakov Litzman, ministro da Saúde de Israel e também líder do partido ultra-ortodoxo “Judaísmo Unido da Torá”, testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi divulgado nesta terça-feira (7) pela imprensa local e chamou …

Saúde de Boris Johnson preocupa britânicos, mas governo garante que premiê passa bem

O Reino Unido acompanha com preocupação a degradação do estado de saúde do primeiro-ministro Boris Johnson, que anunciou publicamente ter sido contaminado pelo novo coronavírus há dez dias. Depois de ser hospitalizado no domingo (5), …

Cortes na ciência comprometem resposta à covid-19 no Brasil

A fila de 16 mil testes para covid-19 no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, expõe a vulnerabilidade de um país que escolheu não investir em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos últimos anos. A …

Organismo marinho de 47 metros de comprimento descoberto na Austrália

Pesquisadores conseguiram captar imagens de vídeo fascinantes de um organismo "de outro mundo" nas águas ao largo da costa ocidental da Austrália. Segundo comunica a Newsweek, uma equipe a bordo do RV Falkor, o principal navio …

Detectadas pela 1º vez estrelas binárias capazes de produzir ondas gravitacionais

Astrônomos do Centro de Astrofísica de Harvard & Smithsonian detectaram pela primeira vez anãs brancas compostas por duas estrelas binárias. As anãs brancas compostas por duas estrelas binárias possuem um núcleo orbital capaz de gerar uma …

Epidemia do coronavírus ainda não chegou ao pico e se agrava na França, diz ministro

O pico da epidemia do novo coronavírus ainda não foi atingido na França, disse nesta terça-feira (7) o ministro da Saúde, Olivier Véran. Devido ao número significativo de pacientes que ainda são hospitalizados diariamente …

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …