Papa expulsa da Igreja mais dois sacerdotes chilenos

Acusados de abusos sexuais, ex-bispos se somam a outros clérigos do país exonerados pelo pontífice. Chile apura dezenas de casos de assédio na Igreja Católica, que levaram toda a cúpula eclesiástica chilena a renunciar.

O papa Francisco expulsou do sacerdócio neste sábado (13/10) os ex-bispos chilenos Francisco José Cox Huneeus, de 85 anos, da cidade de La Serena, e Marco Antonio Órdenes Fernández, de 54 anos, de Iquique, ambos acusados de abusos sexuais.

O Vaticano informou que o pontífice “renunciou ambos do estado clerical”, medida que os expulsa do sacerdócio, depois de terem sido submetidos a uma investigação da Congregação para a Doutrina da Fé, órgão da Santa Sé. Essa é a punição mais severa da Igreja Católica contra um membro do clero e é raramente adotada contra bispos.

As duas expulsões se somam às dos sacerdotes chilenos Fernando Karadima Fariña e Cristián Prech, confirmadas nas últimas semanas.

“A decisão foi tomada pelo papa Francisco em 11 de outubro e não admite recurso“, comunicou o Vaticano, que comunicou a medida logo após o pontífice ter recebido o presidente do Chile, Sebastián Piñera, em audiência privada.

Cox Huneeus está aposentado desde 2002 na cidade de Vallendar, na Alemanha, e integra o Movimento de Schönstatt, fundado nesta cidade. Ele foi transferido ao local para viver uma vida de “silêncio, oração e penitência” quando começaram a circular as primeiras acusações.

Em 2004, ele foi acusado de abusos sexuais contra menores de idade no Chile. Mais recentemente, a Congregação para a Doutrina da Fé abriu uma nova investigação contra o bispo aposentado, dessa vez envolvendo abusos contra um menino de 17 anos na Alemanha.

O Movimento de Schönstatt em Santiago, capital do Chile, disse ter recebido a notícia sobre a expulsão de Cox Huneeus com “muita vergonha pelos danos causados às vítimas”.

Afirmou, no entanto, que o ex-arcebispo deve seguir um membro da comunidade de sacerdotes Padres de Schönstatt, por desejos da congregação de mantê-lo sob seus cuidados.

Órdenes Fernández, por sua vez, foi acusado de cometer abusos sexuais contra um menino, levando-o a renunciar ao cargo de bispo de Iquique. A renúncia foi aceita pelo então papa Bento 16 em 2012, mas até então ele seguia um membro da Igreja. Acredita-se que ele ainda more no Chile.

A decisão de Francisco foi anunciada após uma reunião entre o pontífice e o presidente chileno no Vaticano, onde foi discutida a crise de abusos sexuais envolvendo membros do clero no país.

“Compartilhamos a esperança de que a Igreja possa passar por um renascimento e recuperar o carinho e a proximidade do povo de Deus, para que continue desempenhando o importante papel que ela tem em nosso país”, afirmou Sebastián Piñera a repórteres.

A Igreja Católica chilena, por sua vez, pediu perdão neste sábado às famílias e às comunidades do país que “sofreram abusos e danos causados pelos bispos”. Vários membros da Igreja Católica do Chile envolvidos em casos de abuso, incluindo alguns bispos, levaram o clero chileno à pior crise da sua história.

Em maio, todos os 34 bispos chilenos apresentaram a sua renúncia depois de três encontros com o papa Francisco, no Vaticano, na sequência de uma série de erros e omissões na gestão de casos de abuso sexual. Até então, o pontífice aceitou sete demissões.

De acordo com um relatório publicado no final de agosto, existem no Chile 119 investigações em curso contra 167 pessoas relacionadas com a Igreja e 178 vítimas identificadas, 79 das quais eram menores quando os casos ocorreram.

Nos Estados Unidos, a Igreja Católica também vem lutando contra um grande escândalo de abusos. Na sexta-feira, foi anunciado que o papa Francisco aceitou a renúncia do arcebispo de Washington.

O cardeal Donald Wuerl estava sob pressão há semanas porque estaria envolvido no encobrimento de casos de abuso no clero durante seu tempo em que foi bispo de Pittsburgh, na Pensilvânia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coágulos sanguíneos em “quase todos os órgãos” de pacientes que morrem de Covid-19

Pesquisas de autópsias em pacientes com Covid-19 mostraram coágulos sanguíneos presentes não exclusivamente nos pulmões, mas sim em “quase todos os órgãos”, afirmou uma patologista da Universidade de Nova York à CNN na última semana. A …

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado da Polónia, Andrzej Duda, venceu as presidenciais deste domingo. Segundo os dados oficiais da comissão eleitoral que se baseiam nos resultados de 99,97% das mesas de voto. Uma segunda volta renhida, …

Com mais de 35 mil mortes pela COVID-19, México passa Itália em óbitos causados pela doença

O México chegou neste domingo (12) a marca de mais de 35.000 mortes causadas pela COVID-19, tornando-se o quarto país do mundo com mais óbitos provocados pela doença. Anteriormente, a Itália era quarta nação do mundo …

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é efetivado na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13/07), após ocupar o cargo interinamente por mais de dois meses. A decisão, publicada …

Espanha determina confinamento em parte da Catalunha, enquanto focos de Covid-19 aumentam no mundo

Autoridades da Catalunha (nordeste da Espanha) ordenaram neste domingo (12) que 200.000 habitantes que vivem ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório, enquanto aumenta a preocupação em todo o mundo com …

TikTok pode sair da China para se afastar de polêmicas envolvendo privacidade

Febre durante a pandemia do novo coronavírus, nos últimos dias o TikTok tem virado notícia não pelo sucesso dos vídeos compartilhados na rede social, mas sim pelas sérias acusações de violação à privacidade dos usuários …

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …