Milena Canning não consegue ver nada; a não ser que as coisas se mexam

Uma equipe de cientistas desenvolveu o mais extenso mapa do cérebro de uma pessoa com uma forma de cegueira extremamente rara. Para Milena Canning, todos os objetos são invisíveis (a não ser que comecem a se mover).

De acordo com o Science Alert, Milena Canning não nasceu cega. Tudo aconteceu há 18 anos depois de uma infecção respiratória, uma série de AVC e oito meses em coma. Seis meses depois de acordar, a escocesa de 48 anos começou a ver os reflexos das coisas de uma forma estranha, algo parecido com fogos de artifício.

Dois anos depois do incidente, a mulher visitou o oftalmologista Gordon Dutton e era cada vez mais notório de que a situação estava piorando. No entanto, Milena conseguiu ver o reflexo dos movimentos de seus braços no espelho e distinguir as cores de grandes objetos em movimento.

“A paciente consegue ver a chuva escorrendo na janela, mas não consegue ver através dela”, escreveu o oftalmologista em um artigo científico de 2003. “Quando a filha está se afastando, a paciente consegue ver o rabo de cavalo da menina se mover de um lado para o outro, mas não consegue ver a filha. Ela consegue ver o movimento da água descer pelo ralo da banheira, mas não consegue ver a filha no banho”, escreveu ainda.

Então, o médico recomendou a Milena que usasse uma cadeira de balanço para melhorar sua visão e, com o tempo, a escocesa foi aprendendo a mover a cabeça de um lado para o outro para conseguir ver o que estava à sua frente.

Porém, segundo o mesmo site, sua rara condição de saúde continuava um mistério. Por isso, Dutton pediu ajuda ao Western University’s Brain and Mind Institute, em Londres, cidade no Canadá.

Nesse instituto, a neuropsicóloga Jody Culham e uma equipe de pesquisadores realizaram uma série de testes e análises para entender o caso. O grupo concluiu que Milena tinha a síndrome de Riddoch, também conhecida por dissociação estatocinética, que é quando alguém cego consegue ver objetos em movimento.

A condição é causada por lesões no lobo ocipital, a região do cérebro responsável pelo processamento da visão. A síndrome oposto, em que o paciente só consegue ver objetos estacionários também existe e é chamado de akinetopsia.

“Falta a ela um pedaço do tecido cerebral do tamanho de uma maçã na parte de trás do cérebro – quase todos os lóbulos ocipitais“, explica Culham.

“No caso da Milena, achamos que a ‘superestrada’ para o sistema visual chegou a um beco sem saída. Mas, ao invés de desligar todo o sistema visual, desenvolveu algumas ‘estradas secundárias’ que podem contornar a superestrada para conseguir ter alguma visão – especialmente em movimento – para outras partes do cérebro”.

A equipe de pesquisadores descobriu que a paciente conseguia ver uma bola vindo em sua direção e apanhá-la, além de conseguir andar em volta de cadeiras. No entanto, sua capacidade de identificar cores era inconsistente e só podia dizer com precisão se a mão de alguém estava com o polegar para cima ou para baixo na metade das vezes.

Segundo o Science Alert, o caso dá uma boa perspectiva da plasticidade do cérebro, juntando-se a outros exemplos de como o cérebro dos humanos e dos animais é capaz de se adaptar mesmo quando está danificado.

“A pesquisa é capaz de ser a mais rica caracterização já conduzida do sistema visual de um único paciente. Ela mostrou profunda recuperação da visão com base na sua percepção dos movimentos“.

“Os pacientes como a Milena nos dão uma noção do que é possível e, ainda mais importante do que isso, nos mostram quais são as funções visuais e cognitivas andam juntas”, acrescenta.

O estudo foi publicado, em maio passado, no Neuropsychologica.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …