Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país.
Centenas de cristãos árabes pediram em uma manifestação, na semana passada, em frente a um museu da cidade de Haifa, no norte de Israel, a remoção da escultura intitulada “McJesus”, que representa Ronald McDonald em uma cruz.
O governo israelense e responsáveis religiosos também pressionaram o museu para remover a figura, mas a direção da instituição considera que não pode ceder, em nome da liberdade de expressão.
As autoridades policiais de Israel disseram que os manifestantes atiraram um dispositivo incendiário para o museu e arremessaram pedras que feriram três policiais.
Dirigentes religiosos cristãos apresentaram nesta segunda-feira (14) uma denúncia nos tribunais, com uma medida cautelar que permita retirar várias obras da exposição, incluindo bonecos Barbie representando a figuras de Jesusa.
A ministra da Cultura de Israel, Miri Regev, também já pediu a remoção da obra McJesus, considerando que é ofensiva. A direção do museu se recusa a ceder a todas as pressões, dizendo que qualquer cedência infringiria a liberdade de expressão.
Segundo noticia o jornal El País, a exposição de arte, que será exibida no museu até 17 de fevereiro, tem no acervo outras imagens dentro do mesmo tema, como uma Barbie a representar a figura da Virgem Maria.
Ciberia // ZAP