Espanha homenageia vítimas da pandemia de covid-19

Henri Garat et JB Gurliat / Mairie de Paris

Felipe VI, rei da Espanha

A Espanha organizou, nesta quinta-feira (16), uma homenagem solene às vítimas da Covid-19, na presença de dirigentes europeus e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Presidida pelo rei Felipe VI, a cerimônia começou por volta das 9h (4h em Brasília) no Palácio Real de Madri.

As cadeiras colocadas no pátio do palácio respeitavam rigorosamente a distância física e todos os participantes usavam máscaras. “Temos a obrigação moral e o dever cívico de lembrar com dignidade das vítimas. Nunca nos esqueceremos dos mortos, vocês não estão sós com a dor de vocês”, disse o rei Filipe ao lado do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Segundo um porta-voz das Nações Unidas, o representante participou da homenagem em memória “ao grande número de pessoas que perderam a vida por conta do vírus na Espanha”. No país, um dos mais atingidos pela epidemia na Europa, os profissionais de saúde tiveram que decidir qual paciente teria mais chances de sobrevivência porque não havia respiradores artificiais para todos nos hospitais.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também acenderam uma vela e depositaram flores para lembrar os mortos. Durante a cerimônia, espanhóis que foram contaminados ou perderam pessoas próximas também discursaram em público.

“Hoje simbolicamente, damos adeus às nossas mães, pais, filhos, irmãos e amigos. Pegamos em suas mãos, acariciamos seus rostos, beijamos suas testas, registramos seus rostos em nossos corações“, disse, em um discurso emocionado, Hernando Calleja, irmão de um jornalista espanhol, José María Calleja, que morreu depois de contrair a Covid-19.

Epidemia volta a assombrar a Europa

Um mês depois do fim da quarentena, a epidemia dá sinais de retomada na Espanha e outros países. Nesta quarta-feira (15), o país registrou quatro novas mortes e 390 contágios em 24 horas, o número mais alto desde o dia 22 de maio.

As regiões da Catalunha, Madri e Aragon acumulam três quartos dos novos contágios. As autoridades acompanham de perto cerca de 120 focos de contaminação. A situação mais preocupante é na Catalunha, no nordeste do país, na cidade de Lérida, onde cerca de 160.000 habitantes foram novamente confinados.

Os habitantes de três bairros do subúrbio de Barcelona, conhecido como L’Hospitalet de Llobregat, também deverão ficar em casa. Na região, os governadores vêm exigindo o uso obrigatório da máscara, mesmo quando a distância pode ser mantida.

A Espanha foi o sétimo país do mundo mais atingido pela epidemia, registrando oficialmente mais de 28.400 mortos. O governo afirma que atualmente tem condições legais e estruturais para suportar uma segunda onda, e com o fim do confinamento, o surgimento de focos de propagação já era esperado.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …