Espanha homenageia vítimas da pandemia de covid-19

Henri Garat et JB Gurliat / Mairie de Paris

Felipe VI, rei da Espanha

A Espanha organizou, nesta quinta-feira (16), uma homenagem solene às vítimas da Covid-19, na presença de dirigentes europeus e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Presidida pelo rei Felipe VI, a cerimônia começou por volta das 9h (4h em Brasília) no Palácio Real de Madri.

As cadeiras colocadas no pátio do palácio respeitavam rigorosamente a distância física e todos os participantes usavam máscaras. “Temos a obrigação moral e o dever cívico de lembrar com dignidade das vítimas. Nunca nos esqueceremos dos mortos, vocês não estão sós com a dor de vocês”, disse o rei Filipe ao lado do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Segundo um porta-voz das Nações Unidas, o representante participou da homenagem em memória “ao grande número de pessoas que perderam a vida por conta do vírus na Espanha”. No país, um dos mais atingidos pela epidemia na Europa, os profissionais de saúde tiveram que decidir qual paciente teria mais chances de sobrevivência porque não havia respiradores artificiais para todos nos hospitais.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também acenderam uma vela e depositaram flores para lembrar os mortos. Durante a cerimônia, espanhóis que foram contaminados ou perderam pessoas próximas também discursaram em público.

“Hoje simbolicamente, damos adeus às nossas mães, pais, filhos, irmãos e amigos. Pegamos em suas mãos, acariciamos seus rostos, beijamos suas testas, registramos seus rostos em nossos corações“, disse, em um discurso emocionado, Hernando Calleja, irmão de um jornalista espanhol, José María Calleja, que morreu depois de contrair a Covid-19.

Epidemia volta a assombrar a Europa

Um mês depois do fim da quarentena, a epidemia dá sinais de retomada na Espanha e outros países. Nesta quarta-feira (15), o país registrou quatro novas mortes e 390 contágios em 24 horas, o número mais alto desde o dia 22 de maio.

As regiões da Catalunha, Madri e Aragon acumulam três quartos dos novos contágios. As autoridades acompanham de perto cerca de 120 focos de contaminação. A situação mais preocupante é na Catalunha, no nordeste do país, na cidade de Lérida, onde cerca de 160.000 habitantes foram novamente confinados.

Os habitantes de três bairros do subúrbio de Barcelona, conhecido como L’Hospitalet de Llobregat, também deverão ficar em casa. Na região, os governadores vêm exigindo o uso obrigatório da máscara, mesmo quando a distância pode ser mantida.

A Espanha foi o sétimo país do mundo mais atingido pela epidemia, registrando oficialmente mais de 28.400 mortos. O governo afirma que atualmente tem condições legais e estruturais para suportar uma segunda onda, e com o fim do confinamento, o surgimento de focos de propagação já era esperado.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …