Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”.

Um dos nomes mais famosos da chamada “Era de Ouro” da pirataria, a “carreira” de Bellamy durou pouco mais de um ano, mas nesse período ele capturou mais de 50 navios, para se tornar o pirata mais rico já registrado na história.

Em 26 de abril de 1707 uma forte tempestade destruiu seu navio Whydah Gally, tirando a vida de Bellamy e outros 143 ocupantes, com somente 2 sobreviventes, e 43 desses corpos jamais foram encontrados – até agora,

Passados mais de três séculos do acidente que afundou o Whydah, na semana passada seis esqueletos em excelente estado foram encontrados na região da cidade de Wellfleet, no estado do Massachusetts, nos EUA, onde o navio originalmente afundou.

A equipe de mergulhadores que descobriu os corpos foi chefiada pelo arqueólogo estadunidense Barry Clifford, criador de um museu dedicado ao naufrágio. A expectativa é que um dos esqueletos seja do próprio Samuel “Sam” Bellamy, já que os restos mortais do pirata estão entre os que nunca foram encontrados.

O bom estado dos esqueletos se deve ao fato deles terem sido encontrados dentro de blocos solidificados embaixo d’água, formados por conchas, sedimentos e resíduos marinhos que foram se acumulando sobre os cadáveres, provavelmente retidos em partes submersas do barco.

A esperança de encontrar o corpo de Bellamy se dá pela praxe que sugere que o comandante deve permanecer no barco até o naufrágio. Os blocos encontrados por enquanto se tornaram parte do acervo do Whydah Pirate Museum, e se juntaram a diversos restos do barco, encontrados em 1984.

A lenda ao redor de “Black Sam” não se dá somente pela imensa riqueza acumulada em tão pouco tempo, mas também por sua conduta como pirata. Apelidado de “Robin Hood dos Mares”, ele se tornou célebre por ser um comandante democrático, que dividia corretamente os tesouros, ouvia opiniões e costumava ser justo com seus agregados, seus marinheiros e até mesmo seus prisioneiros.

O próprio Whydah era originalmente um navio de escravos, que foi atacado por Bellamy e seus piratas, que tomaram a embarcação, libertaram os prisioneiros e tornaram diversas pessoas até então em situação de escravidão em tripulantes do próprio navio: um terço da tripulação do Whydah era formado por homens de origem africana.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate …

O que acontece com as doses das vacinas AstraZeneca e Janssen que países europeus decidiram não usar?

Enquanto alguns países lutam para obter mais vacinas, outros se perguntam o que fazer com as doses que encomendaram, mas não usarão mais por causa de preocupações com sua segurança. Vários países restringiram o uso das …

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …