Mesmo que você não exiba sintomas o Covid-19 pode detonar seu coração

Já sabemos que pacientes de Covid-19 podem ficar com problemas pulmonares severos por um longo tempo, mas novas evidências assustadoras apontam os grandes impactos no coração que o coronavírus pode causar, mesmo que você nunca tenha exibido nenhum sintoma da doença.

Os atletas mais fisicamente aptos estão corroborando essa terrível estatística: um atleta de futebol americano da Universidade de Indiana (EUA) está lidando o que podem ser problemas cardiovasculares e outro da Universidade de Houston (EUA) decidiu parar de jogar nesta temporada por “complicações com meu coração”. Mais de doze atletas dos cinco principais times de futebol americano exibiram lesão no miocárdio (o músculo do coração) depois de contraírem Covid-19, informou a ESPN. Eduardo Rodriguez, jogador de beisebol do Boston Red Sox, disse se sentir com “cem anos” depois de contrair o coronavírus e desenvolver uma inflamação no miocárdio chamada de miocardite.

Algumas dessas patologias podem ser curadas mas também tem boa chance de levar a sérios problemas cardíacos, incluindo morte súbita. Michael Ojo, um ex-jogador de basquete do Florida State, morreu possivelmente por causa de consequências cardiovasculares após ter se recuperado de uma infecção por Covid-19.

Há indicações de que a inflamação no miocárdio ocorra por causa da agressiva resposta do sistema imune ao coronavírus. Não importa a idade: uma criança de 11 anos morreu de insuficiência cardíaca e miocardite após contrair Covid-19 e cientistas descobriram a proteína do vírus no músculo do coração de seis pacientes mortos por insuficiência pulmonar.

Ossama Samuel chefe de cardiologia do hospital Mount Sinai Beth Israel em Nova York, disse ao Scientific American sobre inúmeros pacientes sofrendo miocardite poucas semanas após se recuperarem da infecção por Covid-19. Um deles desenvolveu pericardite (inflamação no pericárdio, a bolsa que envolve o coração). Mais dois de seus pacientes na casa dos 40 anos estão com função cardíaca comprometida, um deles atlético, que é obrigado a usar um desfibrilador portátil constantemente conectado ao seu peito. Ele possui fibrose e cicatrizes formadas no miocárdio que podem obrigá-lo a implantar um desfibrilador permanente.

Miocardite é complicada de diagnosticar: alguns pacientes não tem sintomas enquanto outros costumam ter falta de ar, dores no peito, cansaço e febre. Outro paciente do hospital, um profissional de saúde de 34 anos, teve febres, diarréia, vômitos, náusea e aperto no peito até receber o diagnóstico de miocardite. Teve insuficiência cardíaca grave, ficou internado na UTI e teve que passar por uma cirurgia para melhorar o seu funcionamento cardíaco. Ele não consegue trabalhar há meses e subir poucos lances de escadas os deixa exausto.

Arritmia é uma ocorrência comum e preocupante em pacientes com Covid-19 e há estimativas que 7% das mortes da infecção podem ser causadas por miocardite. Miocardite também pode causar arritmias mesmo anos após anos do término do tratamento.

Estima-se que cerca de metade dos pacientes com miocardite desenvolvam problemas crônicos. Uma pesquisa com pacientes que se recuperaram da infecção por coronavírus mostrou que 37% deles desenvolveram miocardite ou miopericardite 10 semanas depois.

Um estudo recente em cem pacientes que já haviam se recuperado da infecção mostrou que 78% sofrem “danos cardiovasculares duradouros”, mesmo nos casos que chegaram a exibir apenas sintomas mais leves, de acordo com Elike Nagel, o autor principal do estudo.

O que fazer para evitar esse grave risco de doença cardíaca? Use máscara facial, faça o distanciamento físico. O mais importante é evitar contrair o vírus em primeiro lugar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …