Atirador de Las Vegas transferiu 100 mil dólares para o exterior e instalou câmeras no hotel

Bill Hughes / Las Vegas News Bureau

59 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas após disparos no Route 91 Harvest festival, em Las Vegas (EUA)

O autor do ataque de Las Vegas transferiu 100 mil dólares para o exterior dias antes do tiroteio e planejou o massacre meticulosamente, colocando câmeras no visor da porta do quarto de hotel e no corredor, informaram as autoridades.

A polícia investiga a namorada do atirador e o que ela pode saber sobre o ataque no festival de música country que provocou 59 mortos e mais de 500 feridos.

Marilou Danley, de 62 anos, voltou aos Estados Unidos, vinda das Filipinas, nesta terça-feira (3) à noite e foi abordada por agentes do FBI (Departamento Federal de Investigação dos EUA).

As autoridades tentam entender quais seriam as motivações de Stephen Paddock, que protagonizou o mais mortal tiroteio da história dos EUA.

O xerife Joseph Lombardo disse estar “absolutamente” confiante em que vão conseguir encontrar o motivo de Paddock, de 64 anos, contador aposentado, que se matou quando a polícia entrou no quarto em que estava, no 32º andar.

Paddock transferiu 100 mil dólares para as Filipinas dias antes do tiroteio, disse à agência Associated Press um dirigente norte-americano, sob condição de anonimato.

Os investigadores continuam tentando localizar o dinheiro e analisam pelo menos uma dúzia de relatórios financeiros das últimas semanas, que indicam que Paddock apostava mais de 10 mil dólares por dia, disse o mesmo dirigente.

As câmeras que Paddock colocou no hotel Mandalay Bay faziam parte do extenso plano de preparação, que incluiu o armazenamento de quase duas dúzias de armas no quarto, antes de abrir fogo sobre o show. As câmeras estavam instaladas no visor da porta do quarto e no carrinho de serviço de quartos, parado no corredor.

Além das câmeras, os investigadores encontraram no quarto de hotel um computador, 23 armas e um dispositivo que permite que uma espingarda dispare continuamente, como uma arma automática. Outras 19 armas foram encontradas na casa de Paddock em Mesquite e sete na casa de Reno.

Mais de 500 pessoas ficaram feridas, algumas atingidas por tiros, outras feridas ao tentarem escapar entre o caos. Pelo menos 45 pessoas, em dois hospitais, permanecem em estado crítico.

Sobre o que poderia ter motivado Paddock, o agente reformado do FBI Jim Clemente, especializado em perfis, afirmou que pode ter surgido “algum tipo de gatilho na sua vida – uma grande perda, o fim de uma relação, ou talvez tenha descoberto que tinha uma doença terminal”.

Clemente considera ser necessário realizar uma “autópsia psicológica” para desvendar o motivo. Se o suicídio não tiver destruído o cérebro do atacante, os especialistas poderão mesmo encontrar algum tipo de desordem neurológica.

O presidente dos EUA afirmou que desconhece se o autor do tiroteio tinha algum tipo de ligação ao grupo radical Estado Islâmico. “Não tenho ideia”, disse aos jornalistas a bordo do Air Force One, no regresso de Porto Rico.

Embora o grupo radical tenha assumido a autoria do tiroteio, o FBI descartou por enquanto qualquer vínculo de Paddock a grupos terroristas estrangeiros.

Trump, que vai a Las Vegas nesta quarta-feira (4) para se reunir com as autoridades locais e familiares das vítimas, retratou Paddock como alguém “doente” e “demente”. O presidente ainda evitou falar sobre o controle de armas de fogo nos EUA e afirmou que “quem sabe” esse debate se abra “em algum momento”.

Segundo a Associated Press, este foi o tiroteio mais mortífero da história moderna dos Estados Unidos, ultrapassando o número de vítimas do ataque na casa noturna LGBT Pulse, em Orlando, em junho de 2016, que fez 49 mortes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …