França e a islamofobia que torna obrigatório o uso de máscaras mas proíbe a burca

Depois de 55 dias de isolamento total em quarentena, a França começou, no último dia 11, a experimentar os primeiros passos de reabertura, com algumas escolas e estabelecimentos comerciais abrindo suas portas mas seguindo ainda restrições e determinações severas – incluindo o uso de máscaras em qualquer lugar público como determinação obrigatória.

Tal medida, no entanto, revela em paradoxo o potencial preconceito contido em outra lei, de 2010 e ainda vigente, que proíbe o uso de burcas e véus para a população islâmica ao dizer que “ninguém pode, no espaço público, usar uma roupa que oculte o rosto”. E agora o que dizer do uso obrigatório das máscaras?

Pois a nova lei das máscaras não libera o uso de burcas e outras vestimentas típicas para mulheres islâmicas ao obrigar que justamente, na prática, o rosto seja coberto – contrariando o que prevê a lei de 2010.

À época o presidente Nicolas Sarkozy afirmou que a legislação defendia a dignidade das mulheres. “Somos uma velha nação reunida em torno de certa ideia de dignidade humana, em particular da dignidade feminina, em torno de certa ideia de vida em comum”, disse Sarkozy. “O véu integral, que oculta totalmente o rosto, atenta contra esses valores, para nós fundamentais”.

Trata-se de debate importante, mas que atenta violentamente contra a liberdade religiosa no país – para muitas mulheres o uso dos véus é, afinal, um compromisso religioso inviolável.

A reabertura parcial da quarentena na França – em isolamento desde 17 de março – permite que pessoas viajem até 90 quilômetros de distância de suas casas e reabre escolas e algumas lojas, mas as aulas não são obrigatórias. Outros estabelecimentos como cafés e cinemas seguem fechados no país, que pelo visto manterá em contradição as duas leis, obrigando corretamente que a população se proteja e proteja os outros através do uso de máscaras, mas impedindo a liberdade de expressão e a liberdade religiosa ao manter vetado o possível uso das vestimentas típicas islâmicas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Magnata da mídia é preso em Hong Kong

Jimmy Lai, crítico do regime de Pequim e proprietário de jornal pró-democracia, foi detido com base em nova lei de segurança nacional imposta pela China. O empresário Jimmy Lai, uma das figuras mais influentes do movimento …

Twitter entra na briga pela compra do TikTok e pode fundir redes sociais

O banimento do TikTok nos Estados Unidos virou uma verdadeira novela mexicana. O aplicativo chinês, que tem até 45 dias para encontrar uma companhia americana para assumir suas operações no país e não ser bloqueado …

Motoboy é vítima de racismo de homem branco: "Você tem inveja disso aqui [minha cor]"

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery. As fortes imagens são …

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …