França e a islamofobia que torna obrigatório o uso de máscaras mas proíbe a burca

Depois de 55 dias de isolamento total em quarentena, a França começou, no último dia 11, a experimentar os primeiros passos de reabertura, com algumas escolas e estabelecimentos comerciais abrindo suas portas mas seguindo ainda restrições e determinações severas – incluindo o uso de máscaras em qualquer lugar público como determinação obrigatória.

Tal medida, no entanto, revela em paradoxo o potencial preconceito contido em outra lei, de 2010 e ainda vigente, que proíbe o uso de burcas e véus para a população islâmica ao dizer que “ninguém pode, no espaço público, usar uma roupa que oculte o rosto”. E agora o que dizer do uso obrigatório das máscaras?

Pois a nova lei das máscaras não libera o uso de burcas e outras vestimentas típicas para mulheres islâmicas ao obrigar que justamente, na prática, o rosto seja coberto – contrariando o que prevê a lei de 2010.

À época o presidente Nicolas Sarkozy afirmou que a legislação defendia a dignidade das mulheres. “Somos uma velha nação reunida em torno de certa ideia de dignidade humana, em particular da dignidade feminina, em torno de certa ideia de vida em comum”, disse Sarkozy. “O véu integral, que oculta totalmente o rosto, atenta contra esses valores, para nós fundamentais”.

Trata-se de debate importante, mas que atenta violentamente contra a liberdade religiosa no país – para muitas mulheres o uso dos véus é, afinal, um compromisso religioso inviolável.

A reabertura parcial da quarentena na França – em isolamento desde 17 de março – permite que pessoas viajem até 90 quilômetros de distância de suas casas e reabre escolas e algumas lojas, mas as aulas não são obrigatórias. Outros estabelecimentos como cafés e cinemas seguem fechados no país, que pelo visto manterá em contradição as duas leis, obrigando corretamente que a população se proteja e proteja os outros através do uso de máscaras, mas impedindo a liberdade de expressão e a liberdade religiosa ao manter vetado o possível uso das vestimentas típicas islâmicas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …

Israel é alvo de ciberataques generalizados

Vários websites de Israel foram atingidos nesta quinta-feira (21) por um ataque cibernético coordenado, com suas páginas principais sendo substituídas por imagens da capital, Tel Aviv, e de outras cidades israelenses em chamas. De acordo com …

Para imprensa europeia, cloroquina se tornou "arma política" no Brasil

A imprensa europeia demonstra surpresa e preocupação com a decisão do governo brasileiro de ampliar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de doentes com sintomas leves do coronavírus no SUS. Sites de …

STF libera vídeo de reunião com Moro e Bolsonaro

O ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar nesta sexta-feira (22/05) a íntegra do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril mencionada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro, logo …