Este músculo especial dos cachorros evoluiu especialmente para nos manipular

Sabe quando seu cão te dá aquele “olhar de coitadinho”, exigindo sua atenção ou pedindo comida? Foi a evolução que o ajudou a ganhar músculos especiais ao redor dos olhos exatamente para manipular seus sentimentos.

Uma equipe de psicólogos evolucionistas e anatomistas do Reino Unido e dos EUA descobriu que os cães desenvolveram essa expressão que apela particularmente a seres humanos ao longo do tempo.

Os cães fazem essa expressão com mais frequência e de maneira mais intensa que os lobos. Isso porque evoluíram um músculo específico, chamado “levator anguli oculi medialis”, que os ajuda a levantar as sobrancelhas.

A expressão de “coitadinho” aparentemente estimula uma “resposta nutridora” por parte das pessoas em relação aos cães, e pode ter ajudado os animais domesticados a se relacionarem com os humanos.

Estudos anteriores mostraram como essas expressões caninas podem atrair os seres humanos, mas esta pesquisa sugere que houve uma mudança anatômica em torno dos olhos dos cães para torná-la possível.

“Quando os cães fazem o movimento, parece provocar um forte desejo nos seres humanos de cuidar deles”, explica uma das autoras do estudo, a Dra. Juliane Kaminski, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido).

Esse movimento muscular permite que os olhos dos cães “pareçam maiores, mais infantis e também se assemelhem a um movimento que os humanos produzem quando estão tristes”.

Kaminski afirma que os humanos teriam uma “preferência inconsciente” para proteger e procriar cães com essa característica, dando-lhes uma vantagem evolutiva e reforçando essa alteração muscular nas gerações subsequentes.

“A evidência é convincente de que os cães desenvolveram um músculo para levantar a sobrancelha interna depois de serem domesticados a partir de lobos”, resume a pesquisadora.

Metodologia

Anne Burrows, anatomista da Universidade Duquesne em Pittsburgh (EUA), trabalha ao lado de Kaminski há anos examinando as expressões faciais e a musculatura de animais domésticos. Elas começaram com cavalos e gatos. Segundo Burrows, cavalos têm movimentos faciais semelhantes aos dos cães, mas os gatos não.

No estudo mais recente, a equipe testou o comportamento de cães e lobos ao filmar suas reações. Como esperado, os cães levantaram as sobrancelhas com mais frequência e intensidade do que os lobos. Mesmo que os lobos não tenham o músculo específico mencionado acima, eles têm muitos outros para poderem fazer um olhar semelhante.

Depois, as pesquisadoras dissecaram as cabeças de quatro lobos e seis cães, todos adquiridos uma vez que já estavam mortos, e, como era de se esperar de animais tão intimamente relacionados, toda a musculatura era exatamente igual exceto pelo músculo levator, que nenhum dos lobos tinha. Um outro músculo, que variava nos lobos e cães, também estava relacionado ao movimento dos olhos.

Interação humana

As cientistas acreditam que os seres humanos tenham favorecido inconscientemente cães que levantam sobrancelhas através de uma procriação seletiva bastante recente.

Pesquisas anteriores já mostraram que os cães são mais propensos a usar essa expressão quando um ser humano está olhando para eles – sugerindo que é um comportamento deliberado e destinado a nós.

Em outras palavras, as mudanças evolutivas nos músculos faciais dos cães poderiam estar “diretamente ligadas à interação social melhorada dos cães com os humanos”, afirma Burrows.

O próximo passo da pesquisa é olhar para mais raças para ver se o comportamento e a musculatura variam. Talvez os cães criados para trabalhar de perto com os humanos tenham maior probabilidade de exibir as sobrancelhas levantadas, que parecem indicar que o animal está prestando atenção.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Proceedings of National Academy of Sciences.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …