Dormir mal envelhece

Desafiados a associar o sono ao envelhecimento, uma equipe de cientistas encontrou uma ligação entre a síndrome da apneia obstrutiva do sono e oito marcadores do processo de envelhecimento celular prematuro.

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, em Portugal, encontrou uma ligação entre a síndrome de apneia obstrutiva do sono e oito marcadores do processo de envelhecimento celular prematuro.

A perturbação do sono está relacionada com um maior risco de desenvolver várias doenças, entre elas problemas cardíacos, demência e até acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Contudo, o envelhecimento celular prematuro pode ocorrer em pessoas que não sofrem da patologia e que, simplesmente, dormem mal.

Segundo o Público, a equipe de pesquisadores procurou estudos anteriores que tivessem tentado relacionar a apneia do sono com marcadores que já se sabia que estão relacionados com o envelhecimento celular, como problemas nucleares, mitocondriais, alterações epigenéticas do DNA, entre outros.

Cláudia Cavadas, pesquisadora do CNC, admite ao jornal que encontraram uma “correlação entre a apneia e, pelo menos, oito dos marcadores de envelhecimento”, em um artigo publicado na revista Cell em julho de 2017.

No texto, os cientistas defendem que o envelhecimento celular prematuro pode facilitar o desenvolvimento de doenças associadas ao envelhecimento e fazer com que apareçam mais cedo. “Foi a primeira vez que as duas coisas se uniram, a apneia do sono ao envelhecimento”, admite Cláudia Cavadas.

No entanto, o maior risco à qualidade do sono “é a falta de respeito que há” por ele, alerta o médico Joaquim Moita, presidente da Associação Portuguesa do Sono e outro dos autores do artigo publicado na Cell, considerando que é necessário combater “uma cultura” de dormir pouco e sem regra.

“O sono ainda não é valorizado como algo essencial para nosso bem-estar e nossa saúde”, disse à Joaquim Moita à agência Lusa.

“Achamos que trabalhar é mais importante que dormir. Mas depois, qual será a rentabilidade no trabalho? O que se produziu do ponto de vista físico e intelectual? Se não dormimos oito horas, a rentabilidade é mais baixa, e as empresas são regidas cada vez mais pela rentabilidade do que pelo número de horas”, destacou o presidente.

Além de alertar para a importância de dormir mais horas, salienta que é necessário não ir atrás de “manias e modas”, como “levantar bem cedo e sair para correr”, pois “é caminho andado para um enfarte”.

Normalmente, o ritmo endógeno do ser humano diz que “às 6h está na hora de se preparar para acordar”, produzindo cortisol (hormônio associado à atividade e movimento), sendo que perto das 21h, com a escuridão, começa a ser liberada melatonina (associada ao sono), que atinge seu pico por volta das 0h, explicou Francisco Moita.

Frente a esse processo, o Sol acaba sendo um “marcador do tempo”, que ajuda a sincronizar o ambiente e o ritmo interno de cada um. O hábito de estar à frente de computadores, smartphones e televisões à noite acaba inibindo a liberação da melatonina, frente à emissão de luz azul pelos aparelhos.

O trabalho noturno também pode ter consequências, especialmente se for mais de oito horas por dia e durante mais de duas semanas e horários de trabalho muito flexíveis – situação verificada frequentemente entre profissionais liberais – também pode resultar em implicações para a saúde.

“Há uma hora para descansar e uma hora para estar acordado, mas a sociedade moderna não respeita muito nossos relógios e ritmos. É preciso combater a desregulação”, concluiu o especialista.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …