Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes.

A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos até dezembro deste ano, segundo previsão de especialistas da Universidade de Washington divulgada na quinta-feira (06/08). Os pesquisadores afirmam, porém, que 70 mil vidas podem ser salvas se o uso de máscaras for respeitado.

As mais recentes previsões do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) surgem no momento em que os mais importantes consultores de doenças infecciosas da Casa Branca alertam que as principais cidades dos EUA podem sofrer eclosões de novos focos de coronavírus caso as autoridades locais não estiverem vigilantes e tomarem contramedidas.

“Estamos vivenciando uma montanha-russa nos Estados Unidos. Parece que as pessoas estão usando máscaras e respeitando o distanciamento social com mais frequência à medida que as instruções aumentam, mas depois de um tempo, quando as infecções caem, as pessoas baixam a guarda”, disse Christopher Murray, diretor do IHME, ao anunciar a previsão da universidade.

O número de mortes relacionadas à covid-19 nos EUA superou a marca de 160 mil – trata-se da maior taxa total em todo o mundo. O país contabilizou quase 4,9 milhões de casos confirmados, segundo os dados compilados pela Universidade John Hopkins.

O IHME afirmou haver uma diminuição de contágios nos primeiros epicentros do país, Arizona, Califórnia, Flórida e Texas, mas registrou um aumento significativo desde meados de junho nos estados de Colorado, Idaho, Kansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Ohio, Oklahoma, Oregon e Virgínia.

Em média, as autoridades reportaram recentemente cerca de 60 mil novas infecções por dia. Os estados do Tennessee e da Carolina do Norte relataram aumentos recordes no número de mortes diárias na quinta-feira, com 42 e 73 óbitos, respectivamente.

O número de americanos à procura de auxílio-desemprego caiu na semana passada, mas em meados de julho 31,3 milhões de pessoas ainda estavam recebendo cheques com o auxílio. Outro dado mostra um aumento de 54% na queda de ofertas empregos em julho.

Também na quinta-feira, o Departamento de Estados dos EUA suspendeu um alerta de março de que os cidadãos americanos deveriam evitar as viagens internacionais devido à pandemia. No entanto, viajantes dos Estados Unidos ainda enfrentam restrições ou estão banidos em muitas partes do mundo, incluindo a União Europeia (UE) e o vizinho Canadá.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …