Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes.

A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos até dezembro deste ano, segundo previsão de especialistas da Universidade de Washington divulgada na quinta-feira (06/08). Os pesquisadores afirmam, porém, que 70 mil vidas podem ser salvas se o uso de máscaras for respeitado.

As mais recentes previsões do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) surgem no momento em que os mais importantes consultores de doenças infecciosas da Casa Branca alertam que as principais cidades dos EUA podem sofrer eclosões de novos focos de coronavírus caso as autoridades locais não estiverem vigilantes e tomarem contramedidas.

“Estamos vivenciando uma montanha-russa nos Estados Unidos. Parece que as pessoas estão usando máscaras e respeitando o distanciamento social com mais frequência à medida que as instruções aumentam, mas depois de um tempo, quando as infecções caem, as pessoas baixam a guarda”, disse Christopher Murray, diretor do IHME, ao anunciar a previsão da universidade.

O número de mortes relacionadas à covid-19 nos EUA superou a marca de 160 mil – trata-se da maior taxa total em todo o mundo. O país contabilizou quase 4,9 milhões de casos confirmados, segundo os dados compilados pela Universidade John Hopkins.

O IHME afirmou haver uma diminuição de contágios nos primeiros epicentros do país, Arizona, Califórnia, Flórida e Texas, mas registrou um aumento significativo desde meados de junho nos estados de Colorado, Idaho, Kansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Ohio, Oklahoma, Oregon e Virgínia.

Em média, as autoridades reportaram recentemente cerca de 60 mil novas infecções por dia. Os estados do Tennessee e da Carolina do Norte relataram aumentos recordes no número de mortes diárias na quinta-feira, com 42 e 73 óbitos, respectivamente.

O número de americanos à procura de auxílio-desemprego caiu na semana passada, mas em meados de julho 31,3 milhões de pessoas ainda estavam recebendo cheques com o auxílio. Outro dado mostra um aumento de 54% na queda de ofertas empregos em julho.

Também na quinta-feira, o Departamento de Estados dos EUA suspendeu um alerta de março de que os cidadãos americanos deveriam evitar as viagens internacionais devido à pandemia. No entanto, viajantes dos Estados Unidos ainda enfrentam restrições ou estão banidos em muitas partes do mundo, incluindo a União Europeia (UE) e o vizinho Canadá.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …