É estupidamente fácil vencer a Terceira Guerra Mundial

(dr) Policy Exchange

Submarino militar nas proximidades de um cabo submarino de comunicações

Graças à nossa dependência da internet e tendo em conta que estamos em uma época de guerras cibernéticas, uma possível Terceira Guerra Mundial seria “estupidamente fácil de ganhar”.

De acordo com o repórter do The National Interest, Steve Weintz, bastaria cortar os cabos de fibra ótica que passam pelo fundo do oceano para causar uma séria destruição nas comunidades inimigas.

A maioria dos dados são transferidos através destes cabos de fibra submarinos, explica o autor, apontando que, na realidade, só uma pequena parte dos dados passa pelos sistemas de satélite.

Para exemplificar os efeitos devastadores recorrentes da perda da internet e das demais comunicações, o colunista menciona um acontecimento nas ilhas Marianas, no oceano Pacífico. Naquela época, uma queda de rochas rompeu o único cabo de fibra ótica que conectava o arquipélago com a rede internacional.

Como consequência, todos o voos foram cancelados, os caixas eletrônicos não funcionavam nos estabelecimentos e não havia qualquer conexão via internet ou celular. Posteriormente, um navio especializado em Taiwan consertou o cabo, mas o incidente mostrou os inúmeros problemas que uma perda de conexão pode causar.

Por tudo isso, Weintz está convencido que, em caso de um conflito, um dos lados pode vencer o inimigo cortando os cabos de alta velocidade. Esta ruptura pode ser feita nas profundezas no mar ou nos lugares onde os cabos passam na costa, tornando-os assim especialmente vulneráveis.

Segundo o colunista, para fazer o corte são necessários apenas submarinos equipados que cheguem às profundezas do oceano.

A União Soviética trabalhou arduamente para desenvolver sua capacidade de desenvolver operações em águas profundas. Consequentemente, a Rússia herdou suas conquistas. De acordo com o jornalista, uma das mais recentes demonstrações neste sentido foi a exploração do fundo do Ártico com a consequente implantação de uma bandeira russa a 4 mil metros de profundidade.

Steve Weintz nota que a Rússia detém a maior frota para águas profundas tripuladas do mundo. “Juntamente com sua crescente frota de resgate submarino e forças especiais marítimas, a Rússia agora tem uma capacidade de guerra submarina híbrida muito poderosa”, concluiu.

Não é a primeira vez que uma suposta ameaça russa aos cabos de internet é discutida. No entanto, e apesar das declarações alarmistas, os especialistas em comunicações dizem que a possibilidade disso acontecer acaba sendo muito menos assustadora do que o imaginário militar.

Quanto à possível “ameaça russa”, os analistas apontam que a destruição de cabos de computador seria uma desvantagem muito mais significativa para o país, já que muitos conteúdos dos EUA estão disponíveis em servidores locais na América do Norte.

Por isso, seria improvável que os próprios russos fossem desconectados.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A questão da 3ª Guerra mundial, tem um momento que nós todos esperar o aparecimento daqueles que ainda hoje se escondem no firmamento. (Os Óvnis). Parece assunto de “louco” mas é a grande verdade. Eles rondam ai por cima nos cuidando, se um de nós (os países com mísseis nucleares) começam uma guerra total e final para que eles aqui desçam e então a gente vai ver quem de fato são os donos do planeta Terra. Nós somos uma agulha no palheiro. Fomos deixados aqui para se multiplicar e cuidar do planeta, nem para isso nós servimos. Botamos sempre a arrogância, os prazeres, a cobiça e tudo aquilo que podemos nos apoderar sem ter que dizer nada para ninguém. Os Extraterrenos conhecem as pessoas da terra. Um dia veremos eles chegar e tudo se modificara. Apreenderemos de fato de onde nascemos, quem somos, quem nos colocou aqui e armou o nosso desenvolvimento primitivo até hoje (2019).
    Obrigado.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …

Mundo do futebol tenta atenuar perdas financeiras com reduções de salários

O mundo do futebol, como qualquer actividade que gera dinheiro e emprega pessoas, começa a sentir os efeitos do confinamento visto que em quase todas as partes do mundo não se pratica futebol e os …

Políticos da oposição pedem renúncia de Bolsonaro em manifesto

Haddad, Ciro, Boulos e outras lideranças endossam documento crítico à atuação do presidente diante da pandemia de coronavírus. Texto diz que Bolsonaro é um líder irresponsável e agrava a crise com mentiras e crimes. Políticos da …

Economia alemã pode encolher até 5,4% em 2020

Conselho de Consultores Econômicos aponta que pandemia de coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão ainda no primeiro semestre deste ano. A pandemia do novo coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão …

Tênis da Apple nunca comercializado é vendido em leilão por R$ 50 mil

  Você já ouviu falar dos tênis da Apple? Se disse não, está entre a maioria, porque a grande parte das pessoas, mesmo os fãs mais ardorosos da companhia, talvez sequer saibam que esses calçados tenham …

Coronavírus: custo alto pode deixar países mais pobres sem acesso a vacina contra covid-19

A geneticista molecular Kate Broderick faz parte de uma equipe de cientistas por trás de um dos 44 projetos que tentam desenvolver uma vacina para a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, em todo …

NASA se prepara para alterar trajetória de asteroide

NASA desenvolve motor de íons que dará propulsão à missão DART, projetada para se colidir com o asteroide Didymos B. Enquanto o mundo se depara com a propagação da COVID-19, a NASA quer testar um método …

França aumenta para mais de R$ 1.000 multa para quem desrespeitar mais de uma vez o confinamento

Um decreto publicado neste domingo no Diário Oficial francês instaurou uma nova tabela de valores para as sanções ligadas ao confinamento. Quem não respeitar mais de uma vez as regras de isolamento impostas pelo …