Ex-agente do FBI quer descobrir quem denunciou a família de Anne Frank

Um ex-agente do FBI, com uma equipe de 19 técnicos forenses, está tentando descobrir quem denunciou a família de Anne Frank, que estava escondida em um esconderijo em Amsterdã e acabou morrendo nos campos de concentração.

Segundo o The Guardian, o antigo agente do FBI, Vince Pankoke, está disposto a trabalhar para encontrar quem traiu a família de Anne Frank que, em 1944, foi descoberta pela Gestapo em um esconderijo em Amsterdã, na Holanda.

O ex-agente do FBI foi recrutado através do projeto de crowdfunding iniciado pelo realizador Thijs Bayens e pelo jornalista Pieter Van Twisk.

Com a ajuda de 19 técnicos forenses, Pankoke irá tirar proveito das tecnologias de análise de dados desenvolvidas na última década para tentar descobrir novas pistas. O grupo trabalha com a Xomnia, empresa sediada em Amsterdã especializada em processamento e análise de grandes quantidades de dados.

A Casa de Anne Frank, transformada em museu, já disponibilizou os arquivos à equipe e recebeu de bom grado a iniciativa, que está sendo filmada e relatada online.

Além disso, os especialistas também já supervisionaram uma reconstituição, com recurso a atores, do momento da detenção da família. Um dos fundadores da unidade de análise comportamental do FBI, Roger Depue, analisa entrevistas e testemunhos.

Em dezembro, a Casa de Anne Frank publicou o seu próprio estudo, sugerindo que a família Frank pode ter sido descoberta por acaso, ao invés de terem sido traídos, embora os investigadores considerem que não há provas conclusivas.

No entanto, Pankoke garante que, no trabalho preparatório que fez, ao analisar documentos que eram confidenciais, enviados para os EUA depois da Segunda Guerra Mundial, encontrou novas linhas de investigação.

smiteme / Flickr

Os serviços de segurança alemães, conhecidos por Sicherheitsdienst, mantinham registros meticulosos das detenções, mas até agora acreditava-se que todos os documentos relativos aos Frank tinham sido destruídos em um bombardeio britânico em 1944.

“Mas eu passei muito tempo nos arquivos nacionais dos EUA e encontrei documentos de Amsterdã que me diziam que não existiam”, contou o ex-agente do FBI, de 59 anos.

“Alguns estão danificados pela água ou pelo fogo e estão escritos em alemão técnico militar, por isso vai demorar algum tempo. Mas encontramos listas de nomes de judeus detidos depois de terem sido traídos, listas de informantes e nomes dos agentes da Gestapo que viviam em Amsterdã”, declarou.

Pankoke, que investigou nos últimos anos cartéis de droga colombianos, diz que não quer apontar o dedo ou julgar ninguém. “Só estou tentando resolver o último caso da minha carreira. Não existe um estatuto de limitação sobre a verdade”, afirma.

O projeto espera revelar suas conclusões no dia 4 de agosto de 2019, no 75º aniversário da detenção da família Frank. Mas, até lá, há muito trabalho pela frente: “São pelo menos 20 a 25 quilômetros de ficheiros neste momento e acabamos de começar”, explica Bayens.

Quando o pai de Anne Frank, Otto, regressou de Auschwitz, depois de ter sido libertado pelos russos em 1945, descobriu que toda a sua família, incluindo as outras pessoas que estavam escondidas no mesmo esconderijo, tinham morrido nos campos de concentração.

Imediatamente depois da guerra, Otto revelou que suspeitava de um dos trabalhadores do armazém, Wilhelm van Maaren, mas duas investigações da polícia holandesa, em 1948 e 1963, não encontraram provas suficientemente significativas. Mais tarde, as autoridades chegaram a ser criticadas por focarem em um único suspeito.

Desde que o diário de Anne Frank foi publicado, em 1947, já foi traduzido para 67 línguas e se tornou um dos maiores testemunhos daquele que é um dos períodos mais conturbados da História.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …