O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que está na hora de o PSDB “cair fora” do governo. Para o ex-presidente, a razão principal seria a busca de identidade do partido nas eleições de 2018.
As declarações foram dadas nesta quarta-feira (29) ao blog da Andréia Sadi, colunista do portal de notícias da Globo (G1) e, conforme as informações divulgadas, o ex-presidente não acredita que é preciso de uma data para a saída do PSDB do governo. “Coisa complicada que pode ser simples”, teria dito.
“Não precisa de data. Qual a razão principal pela qual para o PSDB é melhor ficar fora do governo? O PSDB quer ter candidato à presidência da República. Então precisa ter autonomia, cara própria. O governo é o governo do PMDB”, afirmou o tucano.
De acordo com a publicação de Andréia Sadi, o ex-presidente defende a saída dos ministros do PSDB do governo, exceto o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.
“Assim como o da Defesa, Relações Exteriores é questão de Estado. Não é uma posição política-partidária. Os outros podem perfeitamente, educadamente, falar com o presidente que está na hora de cair fora“, disse.
Fernando Henrique afirmou ainda que a saída do governo não significa que o PSDB não apoiará as reformas, como a da Previdência. “Não se pode romper com o governo porque precisamos votar as reformas. Mas queremos ganhar espaço de liberdade para definirmos nossa cara no ano que vem”, declarou.
Ainda segundo a coluna, no fim de semana, o presidente Michel Temer deve discutir a data da saída do PSDB com Geraldo Alckmin.
Ciberia // Blog da Andréia Sadi - G1