Finlandeses dormem em supermercado para combater onda de calor

A solução dos finlandeses para combater a onda de calor que atinge a Europa? Pedir a uma cadeia de supermercados para dormir em uma de suas lojas.

A onda de calor que atingiu a Europa nos últimos dias, e que vai começar a enfraquecer nesta terça-feira (7), atingiu não só os países do sul mas também o norte do “Velho Continente”, com países que não estão habituados ao calor vivendo um dos verões mais quentes dos últimos anos.

Segundo o El País, combater as altas temperaturas nestes países pode ser mais complicado porque são zonas pouco preparadas para estas eventualidades (são poucos os lugares com ar condicionado). Por esse motivo, a cadeia de supermercados finlandesa K-Supermarket decidiu acolher uma centena de clientes no último sábado, convidando-os para dormir no interior da loja.

O país enfrenta um dos verões mais quentes dos 100 anos da sua existência, de acordo com o jornal espanhol. Em Helsinque, capital da Finlândia, a temperatura média no verão costuma rondar os 19 graus, porém, este ano superou os 25 graus quase todos os dias do mês de julho e chegou a alcançar um recorde histórico de 31,6 graus, segundo dados do Instituto Finlandês de Meteorologia.

A ideia de dormir no supermercado surgiu depois de a empresa ter recebido várias petições dos clientes em jeito de brincadeira para poder dormir no estabelecimento, explicou a responsável de operações da loja de Pohjois-Haaga, a oeste de Helsinque, Marika Lindfors.

Kaupassa yökylässä

Kun helteestä uuvahtaneet asiakkaat vitsailivat, että olisi kiva päästä viileään kauppaan nukkumaan, K-supermarket Pohjois-Haagan kauppias Marika Lindfors tarttui tuumasta toimeen. #pienisuuriteko

Posted by K-ryhmä on Sunday, August 5, 2018

“Tentamos sempre dar resposta às opiniões dos clientes”, explicou Lindfors à imprensa. O convite, feito a partir das redes sociais da loja no dia 1º de agosto, levantou tantas expectativas – 8 mil curtidas e mais de 2 mil compartilhamentos – que a cadeia de supermercados se viu obrigada a limitar a ocupação de “hóspedes” a apenas 100 pessoas.

“Muitos clientes desejam passar a noite nos nossos frigoríficos”, podia se ler na mensagem do K-Supermarket. No convite, a cadeia de supermercados pedia aos clientes para levarem suas coisas, mas dizia para não se preocuparem com o café da manhã.

As únicas regras, para além de estar entre os 100 primeiros a se inscrever, eram estar na loja no sábado, antes do fechamento, e apagar todas as luzes à meia-noite. Além disso, a empresa indicou que iria deixar de vender cerveja a partir das 21h, mas que outros produtos continuariam disponíveis.

Nas últimas décadas, as ondas de calor causaram muito mais mortes na Europa do que qualquer outro evento climático extremo. E a comunidade científica prevê que sejam cada vez mais comuns os verões mais quentes do que o habitual na Europa (e no resto do mundo).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …