Finlandeses dormem em supermercado para combater onda de calor

A solução dos finlandeses para combater a onda de calor que atinge a Europa? Pedir a uma cadeia de supermercados para dormir em uma de suas lojas.

A onda de calor que atingiu a Europa nos últimos dias, e que vai começar a enfraquecer nesta terça-feira (7), atingiu não só os países do sul mas também o norte do “Velho Continente”, com países que não estão habituados ao calor vivendo um dos verões mais quentes dos últimos anos.

Segundo o El País, combater as altas temperaturas nestes países pode ser mais complicado porque são zonas pouco preparadas para estas eventualidades (são poucos os lugares com ar condicionado). Por esse motivo, a cadeia de supermercados finlandesa K-Supermarket decidiu acolher uma centena de clientes no último sábado, convidando-os para dormir no interior da loja.

O país enfrenta um dos verões mais quentes dos 100 anos da sua existência, de acordo com o jornal espanhol. Em Helsinque, capital da Finlândia, a temperatura média no verão costuma rondar os 19 graus, porém, este ano superou os 25 graus quase todos os dias do mês de julho e chegou a alcançar um recorde histórico de 31,6 graus, segundo dados do Instituto Finlandês de Meteorologia.

A ideia de dormir no supermercado surgiu depois de a empresa ter recebido várias petições dos clientes em jeito de brincadeira para poder dormir no estabelecimento, explicou a responsável de operações da loja de Pohjois-Haaga, a oeste de Helsinque, Marika Lindfors.

Kaupassa yökylässä

Kun helteestä uuvahtaneet asiakkaat vitsailivat, että olisi kiva päästä viileään kauppaan nukkumaan, K-supermarket Pohjois-Haagan kauppias Marika Lindfors tarttui tuumasta toimeen. #pienisuuriteko

Posted by K-ryhmä on Sunday, August 5, 2018

“Tentamos sempre dar resposta às opiniões dos clientes”, explicou Lindfors à imprensa. O convite, feito a partir das redes sociais da loja no dia 1º de agosto, levantou tantas expectativas – 8 mil curtidas e mais de 2 mil compartilhamentos – que a cadeia de supermercados se viu obrigada a limitar a ocupação de “hóspedes” a apenas 100 pessoas.

“Muitos clientes desejam passar a noite nos nossos frigoríficos”, podia se ler na mensagem do K-Supermarket. No convite, a cadeia de supermercados pedia aos clientes para levarem suas coisas, mas dizia para não se preocuparem com o café da manhã.

As únicas regras, para além de estar entre os 100 primeiros a se inscrever, eram estar na loja no sábado, antes do fechamento, e apagar todas as luzes à meia-noite. Além disso, a empresa indicou que iria deixar de vender cerveja a partir das 21h, mas que outros produtos continuariam disponíveis.

Nas últimas décadas, as ondas de calor causaram muito mais mortes na Europa do que qualquer outro evento climático extremo. E a comunidade científica prevê que sejam cada vez mais comuns os verões mais quentes do que o habitual na Europa (e no resto do mundo).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …