Físicos inverteram o tempo na menor escala possível usando um computador quântico

Uma das coisas mais chatas sobre o tempo é que ele só viaja para a frente, não é mesmo? Bom, pelo menos para nós. No mundo quântico, muita coisa maluca pode acontecer.

Uma equipe de físicos russos e americanos, por exemplo, conseguiu quebrar a segunda lei da termodinâmica e, quando eu explicar o que isso significa, você vai ficar impressionado.

Segunda lei da termodinâmica

A segunda lei da termodinâmica postula que “a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a aumentar com o tempo, até alcançar um valor máximo”. (Caso você esteja se perguntando, a primeira lei da termodinâmica dita que “a variação de energia interna de um sistema é dada pela diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo termodinâmico”).

No entanto, os próprios cientistas admitem que essa lei pode ser encarada mais como um princípio que guia o universo. Ainda assim, é um princípio muito generalizado.

É por causa dele que coisas quentes esfriam ao longo do tempo, que um ovo mexido não pode ser “desmexido”, que não podemos criar uma máquina de movimento perpétuo e que podemos lembrar o que comemos no Natal passado, mas jamais o que comeremos no próximo Natal.

“Essa lei é a coisa mais próxima que temos da noção de ‘flecha do tempo’ que postula uma direção única do passado para o futuro”, explicou o físico quântico Gordey Lesovik, do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (Rússia).

No mundo quântico…

No mundo macro dos ovos mexidos e Natais em família, realmente não dá para esperar ver as coisas andando para trás. Porém, se focarmos no domínio das coisas minúsculas, como elétrons solitários, podemos ter boas surpresas.

Os detalhes desses elétrons – que são como pedaços de informação que ocupam espaço – são definidos por uma equação muito estranha da mecânica quântica, chamada de “equação de Schrödinger”. Ela descreve como o estado quântico de um sistema físico muda com o tempo.

Você já deve ter ouvido o nome do físico austríaco Erwin Schrödinger antes, só que por outro motivo: seu famoso gato. O experimento mental conhecido como “gato de Schrödinger” serve justamente para ilustrar esses efeitos malucos da mecânica quântica difíceis de entender quando pensamos no mundo muito maior no qual vivemos.

Se a equação fosse aplicada a objetos do dia a dia, como gatos, isso significaria que um gato dentro de uma caixa (o qual não estamos vendo) poderia estar tanto vivo quanto morto ao mesmo tempo. É isso mesmo. E se quiséssemos abrir a caixa para dar uma olhada e verificar essa informação, interferiríamos neste estado ambíguo e seríamos, em tese, responsáveis pelo gato agora estar definitivamente vivo ou morto.

Com elétrons a coisa é menos sombria; a equação de Schrödinger mede as possibilidades entre determinadas características dos elétrons, como sua posição e velocidade. Só que, se calcularmos sua velocidade, não saberemos sua posição e vice versa.

Bom, pelo menos no geral. A questão sobre a equação de Schrödinger é que ela é reversível. De acordo com o cientista de materiais Valerii Vinokur, do Laboratório Nacional de Argonne (EUA), matematicamente, isso significa que, sob uma certa transformação chamada conjugação complexa, a equação pode descrever um elétron que já viajou localizado de volta em determinada região do espaço, durante o mesmo período. Como uma bola branca de bilhar que você já lançou pela mesa retornando a sua mão.

Entra o computador quântico

Claro, tal conjugação complexa é bem rara. Na teoria, ela pode ocorrer espontaneamente, mas precisaríamos observar dez bilhões de elétrons a cada segundo por todo o tempo que nosso universo existe (mais de 13 bilhões de anos, para sua informação) para ver isso acontecer uma única vez.

Não rola sentar e esperar, não é mesmo? É por isso que os pesquisadores utilizaram um computador quântico como sua “máquina do tempo” personalizada. Os qubits serviram como estados possíveis de elétrons e, uma vez que o computador entrou em ação, esses estados se arranjaram em diversas possibilidades.

Como a equação reversível não ocorre tão fácil, os físicos configuraram o computador para aumentar as chances dos elétrons “rebobinarem” no tempo, iniciando o computador novamente em seguida.

Em cerca de 85% dos testes baseados em apenas dois qubits, eles de fato “voltaram” no tempo, como bolas de bilhar espalhadas retornando a uma pirâmide de início de jogo.

Aplicações

Em termos práticos, os algoritmos utilizados neste estudo para manipular a equação de Schrödinger podem ajudar os cientistas a tornar os computadores quânticos mais precisos.

Além disso, experimentos que forçam os limites das leis da física, mesmo em escalas quânticas, permitem que compreendamos melhor por que o universo “flui” do jeito que faz.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Scientific Reports.

//

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …