Fome e choques com barcos matam número recorde de peixes-boi na Flórida

Um número recorde de peixes-boi morreu neste ano no Estado americano da Flórida, e a causa principal é a fome, segundo autoridades locais.

Foram ao menos 841 peixes-boi mortos ali entre 1° de janeiro e 2 de julho, superando a marca de 2013, quando 830 desses mamíferos marinhos morreram depois de serem expostos a uma alga venenosa.

Neste ano, porém, a causa das mortes é outra: biologistas afirmam que a vegetação do leito aquático que alimenta os peixes-boi está desaparecendo, por culpa da poluição crescente das águas.

O problema principal é que a contaminação das vias fluviais da Flórida tem levado a um acúmulo de algas, mas também à perda de vegetação rasteira.

Segundo o Instituto de Pesquisas de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, a maioria das mortes aconteceu durante os meses mais frios (do hemisfério Norte), quando os peixes-boi migram à lagoa do rio Indian — é ali que a maior parte da vegetação aquática desapareceu.

Nos meses seguintes, à medida que o clima esquentou na região e os mamíferos se dispersaram ao longo da costa do Atlântico, a principal causa da morte dos peixes-boi passou a ser o choque com barcos, segundo dados oficiais registrados em junho.

Foram ao menos 63 peixes-boi mortos dessa forma neste ano. “Choques com barcos continham sendo uma preocupação para a população” de peixes-boi, diz o instituto.

O governo federal americano mudou em 2017 o status do peixe-boi, de sob perigo a ameaçado, mas conservacionistas afirmam que a espécie precisa de ainda mais proteção.

O peixe-boi é um mamífero grande e lento, que se tornou um mascote não-oficial da Flórida. Cerca de 6,3 mil espécimes vivem nas águas do Estado atualmente, segundo o governo.

Em meses recentes, biólogos marinhos e legisladores da Flórida têm prestado mais atenção à morte desses animais. Em junho, uma coalizão de grupos ambientalistas e comerciantes locais instou o governador republicano Ron DeSantis a declarar estado de emergência, em uma tentativa de proteger os peixes-boi.

“É importante lembrar que também somos parte dessa maravilhosa teia da vida”, disse a coalizão em comunicado emitido em junho. “A lagoa está insalubre para peixes-boi, golfinhos, tartarugas e peixes, como mostram os declínios de populações e seu adoecimento. À medida que aprendemos mais sobre algas e bactérias prejudiciais e químicos tóxicos na água, fica mais óbvio o impacto potencial à saúde humana.”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …

Orçamento recorde não salva Jogos Olímpicos de Tóquio do desânimo causado pela Covid-19

Os jornais franceses desta detalharam o desafio dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que começaram oficialmente nesta sexta-feira (23) sob a ameaça da Covid-19 e uma impopularidade recorde no Japão. Para a imprensa …

Comunidade LGBTQ da Hungria teme repressão e perseguições

Nos últimos meses, Boldizsár Nagy teve que lidar com situações que nunca imaginara. Por muito tempo, ele foi um jornalista e editor de livros infantis desconhecido, "ninguém especial", em suas próprias palavras. Quando, em 2020, ele …

68 anos! Conheça a história do homem com a maior crise de soluço do mundo

Você provavelmente já teve soluços ao longo da vida, certo? Alguns minutos de soluço são suficientes para deixar qualquer um emburrado. Mas já pensou soluçar por nada menos que 68 anos seguidos? Pois foi isso …

Mesmo após crise gerada por pandemia, Brasil terá 10 milhões de desempregados, dizem economistas

Com a aceleração da vacinação na maior parte do país, os brasileiros já começam a vislumbrar uma luz no fim do túnel da pandemia do coronavírus. Diante da perspectiva de gradual volta à normalidade, espera-se …

Pentágono confirma que 7 colombianos presos no Haiti passaram por treinamento militar nos EUA

Pentágono revelou que sete dos ex-militares colombianos acusados de assassinar o presidente haitiano Jovenel Moïse receberam treinamento nos EUA enquanto estavam no serviço militar colombiano. Além disso, os militares participaram de um programa de elite do …