Híbrido de píton recém-descoberto na Flórida pode ser uma “supercobra”

Híbridos de píton recém-descobertos no sul da Flórida, nos Estados Unidos, podem ser mais fortes e adaptáveis ao meio ambiente do que os seus familiares “não-híbridos”.

Geneticamente falando, as pitons são, na maioria, pitons birmanesas (Python bivittatus). Estes animais foram levados para a Flórida como animais de estimação exóticos e foram introduzidos no deserto do estado norte-americano na década de 1980. Desde então, as pitons aumentaram seu número para dezenas de milhares e travam atualmente uma guerra contra pequenos mamíferos.

De acordo com um novo estudo, publicado há duas semanas na revista Ecology and Evolution, algumas dessas pitons birmanesas carregam traços genéticos de outras espécies distintas, tornando-as assim híbridos robustos.

Um grupo de pesquisadores descobriu esse híbrido enquanto analisava tecidos provenientes das caudas de 426 pítons birmanesas, recolhidos entre 2001 e 2012, no sul da Flórida, incluindo o parque nacional de Everglades.

Durante a pesquisa, os cientistas descobriram que 13 das cobras analisadas tinham marcas genéticas da píton indiana (Python molurus) no seu DNA mitocondrial – composto orgânico que é passado da progenitora para os filhotes.

No entanto, e de acordo com o The Guardian, isso não significa que haja uma espécie híbrida e perigosa ameaçando a Flórida. Pelo contrário, os cientistas acreditam que o cruzamento ocorreu há muito tempo, antes mesmos das pítons começarem a se multiplicar e expandir pelo território da Flórida.

Segundo o estudo, a combinação de genes robustos oriundos de diferentes espécies pode criar pítons com “vigor híbrido”, isto é, pítons capazes de viver em diversos ambientes e melhor adaptadas às mudanças climáticas. As pítons indianas preferem viver em áreas mais altas e secas, enquanto que as birmanesas gostam de água, preferindo viver em florestas ribeirinhas ou campos inundados.

“O fato mais importante é que a população de pítons birmanesas é grande e, provavelmente, continuará a crescer, prejudicando as populações de animais nativos”, disse a autora principal da pesquisa, Margaret Hunter, em declarações à ABC.

Ambas as espécies que deram origem ao híbrido são espécies invasoras. A Fox News nomeia estes híbridos de “supercobras”.

De acordo com a National Geographic, as pítons birmanesas são nativas do sudeste asiático e podem crescer até os 7 metros e pesar mais de 90 quilos. Essas cobras são “a grande escolha dos donos de répteis”.

Já as pítons indianas, são menores e mais rápidas, sendo nativas da Índia, Sri Lanka, Paquistão e Nepal, de acordo com o jardim zoológico de Maryland.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a 4 pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos do mesmo doador desenvolveram posteriormente câncer da mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Menino se despede do pai, e a foto já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …

Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual. Frequentemente considerado como a grande …