Fóssil de papagaio gigante é descoberto na Nova Zelândia

Dr Brian Choo, Flinders University

Espécie, que viveu há 19 milhões de anos, media quase um metro de altura e pesava cerca de sete quilos. Pesquisadores acreditam que ave não voava e se alimentava de animais menores.

Pesquisadores da Nova Zelândia descobriram o fóssil de um papagaio gigante que viveu há 19 milhões de anos. A espécie tinha quase um metro de altura e pesava cerca de sete quilos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista especializada Biology Letters.

O papagaio recebeu o nome de Heracles inexpectatus, em referência ao deus-herói da mitologia grega Héracles (Hércules, na mitologia romana), conhecido pela sua força física e bravura. Devido a sua constituição física, os pesquisadores acreditam que a espécie gigante provavelmente não voasse e se alimentasse, sobretudo, de plantas, muito embora as dimensões do seu bico indiquem que ele pudesse comer outras coisas, inclusive aves menores.

“O Heracles, como maior papagaio de todos os tempos, sem dúvida tinha um bico enorme, que poderia destroçar amplamente tudo que se imaginava, podendo comer além dos alimentos tradicionais para a espécie, talvez até outros papagaios”, afirmou Mike Archer, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália.

Os fósseis da ave foram descobertos perto da cidade de Saint Bathans, na ilha Sul da Nova Zelândia, em 2008. Os pesquisadores inicialmente pensaram que os restos encontrados fossem de algum tipo de águia e só se deram conta da importância da descoberta ao reexaminar o material no início deste ano.

O papagaio gigante vivia na região de uma floresta rica em espécies de palmeiras e louros. O Heracles inexpectatus mede duas vezes o tamanho do kakapo, uma espécie de papagaio noturno endêmico na Nova Zelândia, considerado o maior papagaio do mundo.

A região onde foram encontrados os vestígios do papagaio gigante é rica em fósseis da época geológica do Mioceno, entre cerca de 24 milhões de anos e cinco milhões de anos. No ano passado, pesquisadores descobriram restos de um morcego gigante que viveu neste local há 19 milhões de anos. O animal tinha três vezes o tamanho de um morcego moderno médio e pesaria 40 gramas.

A Nova Zelândia é conhecida pelas suas aves não voadoras com dimensões imponentes, como a moa, parecida com a avestruz, chegando a medir 3,6 metros de altura, e que desapareceu no final do século 18.

Deutsche Welle //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Primeiro-ministro renuncia e coloca fim a governo na Itália

Em discurso no Senado, Giuseppe Conte anuncia que vai deixar o cargo e acusa seu vice, Matteo Salvini, por crise na coalizão de governo. Presidente deve decidir sobre convocação de novas eleições. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe …

Governo de Hong Kong espera "volta à calma" sem ceder a demandas de manifestantes

A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, disse esperar que "uma volta à calma" esteja a caminho no território, depois que a grande manifestação do último domingo (18) acabou sem violência. Depois de …

Cientista americana diz ter certeza que a Terra será atingida por um asteroide

Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após a quase colisão da …

Justiça de El Salvador absolve acusada de homicídio por suspeita de aborto

Promotoria pedia pena de 40 anos de prisão para vítima de estupro que dizia não saber da gravidez até o momento do parto. País da América Central possui uma das legislações mais rigorosas do mundo …

EUA testam míssil após deixarem tratado nuclear

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (19/08) que realizaram um teste com um míssil de cruzeiro. Esse é o primeiro teste feito pelo país desde que deixou oficialmente o Tratado de Forças Nucleares de Alcance …

Astrônomos descobrem 39 galáxias antigas movendo-se tão rápido que nem mesmo o Hubble consegue vê-las

Astrônomos da Universidade de Tóquio (Japão) conseguiram detectar 39 galáxias muito antigas, do início do nosso universo, utilizando dados do espectro infravermelho de telescópios submilimétricos. A luz destas estrelas viajou nada menos que 11 bilhões de …

Trump confirma ter interesse em comprar Groenlândia

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou em entrevista com jornalistas que tem interesse na compra da Groenlândia. O cientista político Vladimir Shapovalov comenta a declaração do líder norte-americano em entrevista ao serviço russo da …

Brexit sem acordo: tempos duros para britânicos, confirma relatório vazado

Segundo documento do governo vazado para imprensa, Reino Unido estará sujeito a meses de caos de transportes e carência de artigos básicos, caso se separe da UE sem um acordo de transição, como propõe o …

Pesquisadores criam adesivos corporais que verificam a saúde

A universidade de Stanford anunciou um novo experimento: adesivos corporais que leem informações a respeito da saúde da pessoa. Basicamente, os adesivos captam os sinais fisiológicos que emanam da pele, e então transmitem essas leituras de …

Bolsonaro se engana e critica Noruega com vídeo dinamarquês

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a Noruega, que anunciou na semana passada a suspensão de repasses ao Fundo Amazônia. O mandatário, cujas políticas ambientais têm sido alvo de críticas internacionais, publicou um vídeo …