Fóssil de papagaio gigante é descoberto na Nova Zelândia

Dr Brian Choo, Flinders University

Espécie, que viveu há 19 milhões de anos, media quase um metro de altura e pesava cerca de sete quilos. Pesquisadores acreditam que ave não voava e se alimentava de animais menores.

Pesquisadores da Nova Zelândia descobriram o fóssil de um papagaio gigante que viveu há 19 milhões de anos. A espécie tinha quase um metro de altura e pesava cerca de sete quilos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista especializada Biology Letters.

O papagaio recebeu o nome de Heracles inexpectatus, em referência ao deus-herói da mitologia grega Héracles (Hércules, na mitologia romana), conhecido pela sua força física e bravura. Devido a sua constituição física, os pesquisadores acreditam que a espécie gigante provavelmente não voasse e se alimentasse, sobretudo, de plantas, muito embora as dimensões do seu bico indiquem que ele pudesse comer outras coisas, inclusive aves menores.

“O Heracles, como maior papagaio de todos os tempos, sem dúvida tinha um bico enorme, que poderia destroçar amplamente tudo que se imaginava, podendo comer além dos alimentos tradicionais para a espécie, talvez até outros papagaios”, afirmou Mike Archer, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália.

Os fósseis da ave foram descobertos perto da cidade de Saint Bathans, na ilha Sul da Nova Zelândia, em 2008. Os pesquisadores inicialmente pensaram que os restos encontrados fossem de algum tipo de águia e só se deram conta da importância da descoberta ao reexaminar o material no início deste ano.

O papagaio gigante vivia na região de uma floresta rica em espécies de palmeiras e louros. O Heracles inexpectatus mede duas vezes o tamanho do kakapo, uma espécie de papagaio noturno endêmico na Nova Zelândia, considerado o maior papagaio do mundo.

A região onde foram encontrados os vestígios do papagaio gigante é rica em fósseis da época geológica do Mioceno, entre cerca de 24 milhões de anos e cinco milhões de anos. No ano passado, pesquisadores descobriram restos de um morcego gigante que viveu neste local há 19 milhões de anos. O animal tinha três vezes o tamanho de um morcego moderno médio e pesaria 40 gramas.

A Nova Zelândia é conhecida pelas suas aves não voadoras com dimensões imponentes, como a moa, parecida com a avestruz, chegando a medir 3,6 metros de altura, e que desapareceu no final do século 18.

Deutsche Welle //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA descobre água congelada bem debaixo da superfície de Marte

A agência espacial norte-americana lançou um mapa mostrando onde há depósitos de água congelada no Planeta Vermelho. De acordo com a NASA, a água está localizada tão próximo da superfície que os astronautas poderiam cavá-la com …

Essa é a primeira instalação de compostagem humana do mundo

Uma empresa chamada Recompose está prestes a se tornar a primeira instalação de compostagem humana do mundo, projetada para começar suas operações em 2021 na cidade de Seattle, nos EUA. Graças a uma nova lei que …

Zapata 'gay': pintura de herói revolucionário mexicano nu em pose sensual gera invasão de museu

Manifestantes invadiram o Palácio das Belas Artes na Cidade do México na terça-feira em protesto contra uma pintura que mostra o herói revolucionário Emiliano Zapata fazendo uma pose "não convencional". A multidão pediu que a obra …

Companhia aérea cria rede de restaurantes de ‘comida de avião’ em terra firme

Em princípio a comida de avião não lembra o sabor e a qualidade de nossos restaurantes preferidos, muito menos a delícia de uma boa comida caseira – a não ser, é claro, para aqueles que …

Forças Armadas alemãs voltarão a empregar rabinos como capelães militares

As Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) vão empregar rabinos como capelães militares. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/12) pela ministra da Defesa do país, Annegret Kramp-Karrenbauer. As dezenas de milhares de católicos e protestantes em …

Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar. Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos …

Fones inteligentes que alertam pedestres sobre perigos já estão sendo testados

Um impressionante dado levantado somente nos EUA diz muito sobre o efeito da tecnologia sobre nosso comportamento mais cotidiano – e, com isso, sobre nossas vidas e, pasmem, nossas mortes: nos últimos sete anos, o …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …