O bizarro acidente que criou a foto de mais longa exposição do mundo

(dr) Regina Valkenborgh

Oito anos e um mês atrás, uma estudante de Belas Artes da Universidade de Hertfordshire montou uma lata de cerveja com papel fotográfico e criou uma câmera rudimentar. Ela então colocou a lata em um telescópio no Observatório Bayfordbury da universidade e esqueceu do projeto.

Agora, a fotografia resultante foi redescoberta — e pode ser a foto de maior exposição já tirada, de acordo com o Live Science.

“Eu já havia experimentado essa técnica algumas vezes no Observatório antes, mas as fotografias eram muitas vezes destruídas pela umidade e o papel fotográfico enrolava”, disse a fotógrafa Regina Valkenborgh, agora técnica de fotografia da Barnet e Southgate College, em um comunicado. “Eu não tinha a intenção de capturar uma exposição por este período de tempo e, para minha surpresa, ela tinha sobrevivido.”

A fotografia mostra a jornada do sol pelo céu desde 2012; 2.953 arcos de luz traçando seu caminho enquanto o sol se levantava e descia. Parte da cúpula do telescópio também é visível à esquerda da fotografia. À direita há uma estrutura de pórtico projetada para atravessar o observatório, que foi construído durante a exposição.

Antes desta foto, a foto de maior exposição era de quatro anos e oito meses, tirada pelo artista alemão Michael Wesely, segundo a universidade. Wesely tira fotos de longa exposição de várias cenas, como a reforma do Museu de Arte Moderna (MOMA) em Nova York.

A fotografia de longa exposição requer aberturas muito pequenas na lente da câmera, a fim de não inundar o papel fotográfico com luz. A câmera de lata de cerveja é um tipo de câmera pinhole, um dispositivo muito simples sem qualquer lente. A luz entra através da única abertura na câmera — o buraco do tamanho de uma ponto — e cai no papel fotossensível dentro. Isso cria uma imagem invertida do que a câmera “vê”. Devido ao longo tempo de exposição, apenas objetos em movimento lento ou permanente aparecem na imagem resultante; objetos em movimento rápido são perdidos.

A imagem de Valkenborgh foi redescoberta pelo principal oficial técnico do Observatório de Bayfordbury, David Campbell, que encontrou e removeu a lata de cerveja despretensiosa do telescópio.

“Foi um golpe de sorte que a imagem foi deixada intocada, para ser salva por Davi depois de todos esses anos”, disse Valkenborgh.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …