Fotógrafo que salvou criança é improvável herói da guerra na Síria

Marodriguez1971 / Twitter

Fotógrafo sírio Abd Alkader Habak em lágrimas após salvar criança em bombardeio perto de Aleppo

Fotógrafo sírio Abd Alkader Habak em lágrimas após salvar criança em bombardeio perto de Aleppo

O fotógrafo sírio Abd Alkader Habak se tornou um improvável herói do conflito que prossegue no país do Oriente Médio depois de ter sido fotografado salvando uma criança enquanto chorava, após o bombardeio a um trem humanitário perto de Aleppo.

A imagem do fotógrafo de joelhos no chão, chorando, com as labaredas consumindo os carros como pano de fundo e o corpo de uma criança morta em primeiro plano está correndo o mundo.

Abd Alkader Habak estava em Rashidin, perto de Aleppo, registrando imagens da evacuação de civis de áreas sob bombardeio quando um trem humanitário foi alvo de um ataque. Morreram 126 pessoas, entre as quais 68 crianças.

O fotógrafo conta ao Channel 4 News que “estava sentado ao lado de um carro, distribuindo comida às crianças” quando “houve uma grande explosão”.

“A minha câmara caiu no chão e fui lançado para trás”, revela Habak, salientando que enquanto filmava, percebeu que um garoto precisava de ajuda. Foi então que deixou a câmara gravando e foi retirar a criança da zona das chamas.

“Olhei para o rosto dele e percebi que respirava. Então o peguei e comecei a correr em direção à ambulância. Não sei o que aconteceu à criança, mas a coloquei em uma ambulância que a levou para um dos hospitais dentro da área dos rebeldes”, revela ainda Habak no Channel 4 News.

Pelo Twitter, várias pessoas têm destacado o gesto de Habak, como o jornalista espanhol Miguel A. Rodríguez, destacando o momento em que “um fotógrafo se quebranta após salvar vidas”.

O próprio Habak fez, através do seu perfil do Twitter, referência à imagem lembrando que outros elementos da imprensa, presentes no momento da explosão, também socorreram pessoas.

“O que eu e os meus colegas fizemos hoje é o que inspira a nossa humanidade face aos que foram parceiros na morte das crianças de Khan Sheikhan”, escreve o fotógrafo em alusão à cidade onde ocorreu um ataque com armas químicas e que teria sido levado a cabo pelo exército da Síria.

Antes da explosão em Rashidin, Habak tinha publicado uma mensagem no Twitter em que escrevia estar à espera da “chegada dos pais” e dos ônibus com pessoas de Kfraya e Al-Fu’a, que esperavam ser evacuadas no momento em que ocorreu a explosão, no sábado passado.

O fotógrafo tem documentado a guerra na Síria, publicando na rede social diversas imagens registradas em plena zona de conflito, em Aleppo, como os pós-bombardeios da aviação russa com bombas de fósforo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …