Menina que tuitava sobre guerra deixa Alepo com 350 pessoas

@tarakjiahmad / Twitter

Bana Alabed, a menina que relata a guerra pelo Twitter, já saiu de Aleppo

Bana Alabed, a menina que relata a guerra pelo Twitter, já saiu de Aleppo

A pequena Bana Alabed, de 7  anos, que tuitava denunciando os horrores nas zonas de guerra da Síria, conseguiu deixar a área de conflito da cidade de Alepo, junto com outras 350 pessoas.

A informação foi confirmada pela ONG islâmica turca IHH, que publicou uma foto da garota acompanhada de um de seus funcionários. “Ela foi retirada de Aleppo nesta manhã com sua família”, dizia a postagem.

Bana Alabed aprendeu inglês e a usar o Twitter com sua mãe, Fatemah, que estudou Jornalismo e Ciências Políticas e decidiu publicar um diário da vida da família em setembro. A menina usava o Twitter para relatar diariamente a guerra em Alepo.

“Essa é a nossa casa. Minhas queridas bonecas morreram no bombardeio na nossa casa. Estou muito triste, mas feliz por estar viva”, afirmou a menina em uma postagem publicada no início de dezembro, retuitada mais de 7,4 mil vezes.

O resgate

O resgate em Alepo foi retomado no último domingo à noite, depois que pelo menos 5 ônibus – que estavam prontos para transportar pessoas feridas e doentes da região – foram incendiados por rebeldes.

As ambulâncias e ônibus que escaparam do fogo transportaram os moradores de uma das áreas controladas pelos rebeldes, para outra região. Mas outras milhares de pessoas continuam esperando ajuda para serem resgatadas.

Os primeiros esforços para retirar civis das últimas regiões controladas por rebeldes falharam e foram interrompidos na sexta-feira. O bombardeio no leste de Aleppo deixou a cidade praticamente sem instalações médicas.

Entre os moradores que esperam poder deixar Aleppo estão crianças doentes e feridas, afirma a Unicef, agência da ONU para a infância. Algumas mais novas foram forçadas a sair da cidade sem seus pais. Centenas das mais vulneráveis continuam presas na região, de acordo com a entidade.

Entenda

A ONU calcula que cerca de 16 mil civis foram deslocados de suas casas desde o avanço do Exército sírio na cidade no início de dezembro. Antes da revolta popular contra o presidente Bashar al-Assad, em 2011, Aleppo era o centro comercial e industrial da Síria.

Nos últimos anos a cidade foi dividida, com o governo controlando o oeste e os rebeldes, o leste.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …