Menina que tuitava sobre guerra deixa Alepo com 350 pessoas

@tarakjiahmad / Twitter

Bana Alabed, a menina que relata a guerra pelo Twitter, já saiu de Aleppo

Bana Alabed, a menina que relata a guerra pelo Twitter, já saiu de Aleppo

A pequena Bana Alabed, de 7  anos, que tuitava denunciando os horrores nas zonas de guerra da Síria, conseguiu deixar a área de conflito da cidade de Alepo, junto com outras 350 pessoas.

A informação foi confirmada pela ONG islâmica turca IHH, que publicou uma foto da garota acompanhada de um de seus funcionários. “Ela foi retirada de Aleppo nesta manhã com sua família”, dizia a postagem.

Bana Alabed aprendeu inglês e a usar o Twitter com sua mãe, Fatemah, que estudou Jornalismo e Ciências Políticas e decidiu publicar um diário da vida da família em setembro. A menina usava o Twitter para relatar diariamente a guerra em Alepo.

“Essa é a nossa casa. Minhas queridas bonecas morreram no bombardeio na nossa casa. Estou muito triste, mas feliz por estar viva”, afirmou a menina em uma postagem publicada no início de dezembro, retuitada mais de 7,4 mil vezes.

O resgate

O resgate em Alepo foi retomado no último domingo à noite, depois que pelo menos 5 ônibus – que estavam prontos para transportar pessoas feridas e doentes da região – foram incendiados por rebeldes.

As ambulâncias e ônibus que escaparam do fogo transportaram os moradores de uma das áreas controladas pelos rebeldes, para outra região. Mas outras milhares de pessoas continuam esperando ajuda para serem resgatadas.

Os primeiros esforços para retirar civis das últimas regiões controladas por rebeldes falharam e foram interrompidos na sexta-feira. O bombardeio no leste de Aleppo deixou a cidade praticamente sem instalações médicas.

Entre os moradores que esperam poder deixar Aleppo estão crianças doentes e feridas, afirma a Unicef, agência da ONU para a infância. Algumas mais novas foram forçadas a sair da cidade sem seus pais. Centenas das mais vulneráveis continuam presas na região, de acordo com a entidade.

Entenda

A ONU calcula que cerca de 16 mil civis foram deslocados de suas casas desde o avanço do Exército sírio na cidade no início de dezembro. Antes da revolta popular contra o presidente Bashar al-Assad, em 2011, Aleppo era o centro comercial e industrial da Síria.

Nos últimos anos a cidade foi dividida, com o governo controlando o oeste e os rebeldes, o leste.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …