Pela primeira vez na França, desde que a chamada “lei da cantada” foi aprovada em agosto, um homem foi multado por assediar uma mulher na rua.
Segundo a BBC, o homem recebeu uma multa de 300 euros (R$ 1.428) por assédio sexual, depois de ter dado uma palmada nas nádegas de uma jovem de 21 anos em um ônibus e de ter feito comentários sobre sua aparência.
Esta é a primeira condenação para esse tipo de crime, depois de ter sido aprovada, em agosto, a chamada “lei da cantada” que pode levar a multas até 750 euros (R$ 3.569).
De acordo com a emissora britânica, o homem estava bêbedo quando entrou no veículo em Draveil, sul de Paris, e foi impedido de fugir pelo motorista, que o imobilizou até a polícia chegar ao local.
O homem de 31 anos também foi sentenciado a três meses de prisão não só pelo caso de agressão sexual contra a jovem, mas também por ter tentado agredir o motorista.
A ministra responsável pela legislação, Marlene Schiappa, parabenizou a decisão do tribunal e elogiou a reação do motorista. “Bravo pela reação do motorista do ônibus e pela sentença. Juntos vamos colocar um fim na violência sexista e sexual”.
A legislação também está em vigor em Portugal, desde agosto de 2015, e em outros países como a Argentina e Peru. No Brasil, a importunação sexual se tornou crime esta semana depois de lei sancionada pelo presidente em exercício, Dias Toffoli.
Na França, campanhas como #balancetonporc (algo como “denuncie seu porco”) levaram a um aumento de 31% nas denúncias de crimes sexuais, no último trimestre de 2017.
Várias personalidades, inclusive um ministro, foram investigados por supostos estupros no país. O presidente francês, Emmanuel Macron, tinha prometido na campanha eleitoral que a igualdade de gênero seria uma das grandes causas do seu mandato.
Ciberia // ZAP