Na França, menina de 11 anos abusada sexualmente “não é criança”

Nesta terça-feira (13), um francês de 29 anos foi ouvido em tribunal, acusado de ter abusado sexualmente uma menina de 11 anos. A França volta a discutir a idade de consentimento nas relações sexuais.

A lei francesa não determina uma idade mínima para um menor poder concordar com uma relação sexual. Sobre o tema, o Supremo Tribunal francês decidiu apenas que as crianças com cinco anos e menos não podem dar seu consentimento. O caso, que chegou nesta terça ao tribunal, relança o tema do consentimento sexual na sociedade francesa.

Os advogados da menina de 11 anos alegam que ela é nova de mais e que ficou muito assustada para conseguir impedir os avanços do indivíduo. Já os do acusado alegam que a menina estava consciente do que se passava e que nada aconteceu contra sua vontade.

Além disso, alegam que se encontraram em um parque e que a jovem seguiu o acusado de forma voluntária até seu apartamento, onde consentiu com uma relação sexual. A mesma equipe explicou que o homem, que tinha 28 anos na época, pensava que a menina tinha 16 anos.

A família da jovem apresentou uma queixa de estupro, mas os procuradores do Ministério Público consideraram que o indivíduo não usou “violência, coerção ou ameaça”. Em uma decisão polêmica, o Ministério Público de Pontoise não acusou o homem de estupro, mas sim de “abuso sexual de uma menor de 15 anos“.

Segundo o Público, a advogada da família pediu ao tribunal para alterar a acusação para estupro. As associações de defesa dos direitos das crianças também se mostraram indignadas. “Hoje a sociedade francesa não protege esta criança”, disse à Associated Press Armelle Le Bigot Macaux, presidente da associação Cofrade.

A defesa, por sua vez, argumenta que a menina tinha quase 12 anos na data dos acontecimentos e que esse fato “muda a história. Ela não é uma criança“.

As penas em que o indivíduo incorre sob cada uma destas acusações são diferentes. O abuso sexual de um menor com menos de 15 anos dá até cinco de prisão, mas o estupro pode condená-lo a 20.

No entanto, nesta terça, o juiz considerou que o Ministério Público cometeu um erro ao acusar o suspeito apenas de abuso sexual. Assim, mandou o caso para trás para que pudesse ser investigado mais cuidadosamente e adiou o julgamento até que os fatos estejam devidamente apurados.

O caso relançou um debate na França devido à falha na legislação francesa e à forma como os predadores sexuais têm sido tratados, considerada muito branda por grupos feministas e de defesa dos direitos da criança.

É urgente que se instaure uma presunção de ausência de consentimento nas relações sexuais entre menores e maiores à semelhança do que já acontece na quase totalidade dos países preocupados com a proteção das crianças”, pode ler-se no comunicado emitido por três destas associações (ACPE, Cofrade e Coup de pouce) e citado pelo jornal Le Monde.

O governo de Emmanuel Macron já prepara uma proposta de alteração à lei do consentimento para que passe a determinar que, abaixo de determinada idade ainda a ser estabelecida (entre os 13 e os 15 anos), o sexo com um menor é por definição coercivo. A proposta deve ser apresentada no dia 7 de março no Conselho de Ministros.

No Brasil, a idade de consentimento é de 14 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É um pária, um verme… qualquer cidadão que pensa em ter relações com um criança – é um estuprador, não me venham com esta de doença mental ou qualquer outra desculpa esfarrapada… NÃO é doente! É um molestador e deveria ser ELIMINADO.

  2. No Egito antigo, as mulheres tinham relação com 12 anos, ou assim que os seios começassem a crescer, já era indicio que ela podia se casar.

    Como os tempos mudam, as definições de criança também muda, pelas leis francesas, se ela consentisse tudo estaria bem.

    Então para condenar alguém por algum ato, que todos acham errado, as leis devem ser claras e objetivas.

    Ou estaremos impondo nossos princípios em detrimento dos costumes e leis.

    Não sou a favor de relação com menores de 15 anos, mas no Brasil isso é muito comum, principalmente nos bailes Funk, que a TV mostra todos os dias.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …