Gangina: a técnica afegã que mantém uvas frescas por até seis meses

Gangina é um meio tradicional de manter uvas e outras frutas frescas por vários meses, fechando-as em recipientes herméticos feitos de barro úmido.

As uvas são difíceis de manter frescas por longos períodos de tempo, mesmo quando há refrigeração disponível, mas aparentemente os afegãos têm usado um método antigo de manter as frutas frescas frescas para consumo nos meses de inverno, quando frutas frescas são difíceis de encontrar.

Chamada gangina, esta engenhosa técnica de conservação envolve a selagem de uvas saudáveis ​​em um recipiente semelhante a um prato fundo feito de duas camadas de solo úmido.

O recipiente é deixado ao sol para secar e, em seguida, deve ser mantido em local fresco, longe da luz solar direta.

Se armazenados corretamente, os recipientes gangina podem manter as uvas colhidas no outono frescas até a primavera do próximo ano.

“Devemos primeiro remover as uvas quebradas, depois colocá-las na gangina. Se colocarmos as uvas quebradas na gangina, isso vai estragar todas as outras uvas ”, disse o agricultor Abdul Manan, acrescentando que é imperativo que apenas uvas saudáveis ​​sejam conservadas dessa forma, pois uma única uva estragada pode arruinar um lote inteiro.

Os recipientes Gangina precisam ser hermeticamente fechados e mantidos em um local fresco e escuro, para manter as frutas frescas.

No inverno ou na primavera, quando a demanda por frutas cresce e com ela o preço que as pessoas estão dispostas a pagar, fazendeiros como Abdul Manan trazem seu estoque de uvas cultivadas com gangina e as vendem com lucro. Cada recipiente contém cerca de um quilo de uvas.

“Estamos mantendo muitas uvas em Gangina e as venderemos no próximo inverno ou na primavera”, disse o produtor de uvas Askar ao Ministério da Agricultura afegão. “Com este método, obteremos um bom rendimento.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …