Há novas teorias sobre a origem dos “círculos de fada” no deserto da Namíbia

Beavis729 / Wikimedia

Os “círculos de fada” no deserto da Namíbia

Os “círculos de fada” no deserto da Namíbia

O deserto da Namíbia está repleto de padrões circulares cuja origem tem sido debatida pelos pesquisadores. Mas agora há duas novas explicações para o mistério, que podem finalmente estar corretas.

Os chamados “círculos de fada” que aparecem no meio da vegetação no deserto da Namíbia podem medir entre dois e 25 metros de largura e têm intrigado os cientistas.

Vários mitos, criados pelo povo Himba, dizem que estes fenómenos são pegadas dos deuses e que aquela região teria poderes espirituais e mágicos.

Agora, cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, dizem ter finalmente descoberto a verdadeira origem desses círculos misteriosos, e apresentaram sua teoria num artigo publicado na revista Nature.

A primeira explicação defende que os círculos são criados por térmitas que vivem no subsolo e comem as raízes das plantas. Esses insetos tornam o solo poroso e estabelecem reservatórios permanentes de água da chuva, 50 centímetros abaixo da superfície, o que os sustenta e ao ecossistema circundante.

Outra ideia alternativa acrescenta que os “círculos de fada” são explicados pelas plantas que competem pela água. Essas plantas ajudam as plantas suas vizinhas mantendo a água na superfície, mas prejudicam as plantas mais afastadas.

A teoria da competição de água pode explicar os padrões regulares, mas ainda não foi comprovada em testes, diz a bióloga Corina Tarnita, citada pela New Scientist.

Enquanto isso, a teoria das térmitas é apoiada por observações de ninhos de insetos nos círculos, mas os especialistas não conseguem entender a uniformidade dos padrões. Para obter respostas, os cientistas criaram modelos virtuais onde simularam o impacto das colónias de térmitas no solo.

“As térmitas criam sua própria colónia. Se encontrarem uma colónia menor, matam-na e expandem seu próprio território. Mas se descobrirem uma que é do mesmo tamanho, acabam por criar uma fronteira“, destacou a bióloga.

Essas fronteiras dos ninhos serão os limites dos círculos maiores e a competição de água entre as plantas será responsável por criar os restantes círculos pequenos.

“Os círculos de fadas chamaram tanta atenção, que as pessoas não prestaram atenção à forma como a vegetação surge entre os círculos”, afirmou Tarnita, sublinhando que os dois mecanismos estão a agir em simultâneo.

Mas nem todos os especialistas estão convencidos com esta explicação. O ecologista Stephan Getzin, do Centro Helmholtz para a Investigação Ambiental, na Alemanha, diz ter observado padrões semelhantes numa região do deserto australiano onde não existem térmitas.

“Se houver círculos de fadas sem a presença de térmitas, essa teoria não pode ser considerada como uma forte explicação para o fenómeno”, destacou.

Estes padrões também já foram observados no Brasil, no estado do Arizona (EUA), no Quénia e em Moçambique.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …