Há novas teorias sobre a origem dos “círculos de fada” no deserto da Namíbia

Beavis729 / Wikimedia

Os “círculos de fada” no deserto da Namíbia

Os “círculos de fada” no deserto da Namíbia

O deserto da Namíbia está repleto de padrões circulares cuja origem tem sido debatida pelos pesquisadores. Mas agora há duas novas explicações para o mistério, que podem finalmente estar corretas.

Os chamados “círculos de fada” que aparecem no meio da vegetação no deserto da Namíbia podem medir entre dois e 25 metros de largura e têm intrigado os cientistas.

Vários mitos, criados pelo povo Himba, dizem que estes fenómenos são pegadas dos deuses e que aquela região teria poderes espirituais e mágicos.

Agora, cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, dizem ter finalmente descoberto a verdadeira origem desses círculos misteriosos, e apresentaram sua teoria num artigo publicado na revista Nature.

A primeira explicação defende que os círculos são criados por térmitas que vivem no subsolo e comem as raízes das plantas. Esses insetos tornam o solo poroso e estabelecem reservatórios permanentes de água da chuva, 50 centímetros abaixo da superfície, o que os sustenta e ao ecossistema circundante.

Outra ideia alternativa acrescenta que os “círculos de fada” são explicados pelas plantas que competem pela água. Essas plantas ajudam as plantas suas vizinhas mantendo a água na superfície, mas prejudicam as plantas mais afastadas.

A teoria da competição de água pode explicar os padrões regulares, mas ainda não foi comprovada em testes, diz a bióloga Corina Tarnita, citada pela New Scientist.

Enquanto isso, a teoria das térmitas é apoiada por observações de ninhos de insetos nos círculos, mas os especialistas não conseguem entender a uniformidade dos padrões. Para obter respostas, os cientistas criaram modelos virtuais onde simularam o impacto das colónias de térmitas no solo.

“As térmitas criam sua própria colónia. Se encontrarem uma colónia menor, matam-na e expandem seu próprio território. Mas se descobrirem uma que é do mesmo tamanho, acabam por criar uma fronteira“, destacou a bióloga.

Essas fronteiras dos ninhos serão os limites dos círculos maiores e a competição de água entre as plantas será responsável por criar os restantes círculos pequenos.

“Os círculos de fadas chamaram tanta atenção, que as pessoas não prestaram atenção à forma como a vegetação surge entre os círculos”, afirmou Tarnita, sublinhando que os dois mecanismos estão a agir em simultâneo.

Mas nem todos os especialistas estão convencidos com esta explicação. O ecologista Stephan Getzin, do Centro Helmholtz para a Investigação Ambiental, na Alemanha, diz ter observado padrões semelhantes numa região do deserto australiano onde não existem térmitas.

“Se houver círculos de fadas sem a presença de térmitas, essa teoria não pode ser considerada como uma forte explicação para o fenómeno”, destacou.

Estes padrões também já foram observados no Brasil, no estado do Arizona (EUA), no Quénia e em Moçambique.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …