Erupção solar pode acabar com a humanidade – daqui a apenas 750 anos

NASA

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard teria calculado o tempo restante até a próxima erupção solar de alta intensidade que pode destruir economia, comunicações e o meio ambiente na Terra.

Um grupo de astrofísicos da Universidade de Harvard determinou o prazo para a próxima “super fulguração” na superfície do Sol, cujos efeitos devastadores poderiam acabar com a civilização humana.

Segundo a pesquisa publicada pela Universidade Cornell, a catastrófica erupção solar pode ocorrer dentro de 750 anos.

Os cientistas exploraram os efeitos das “super fulgurações” na história evolutiva da Terra e outros planetas do sistema solar. O estudo analisa como as erupções de alta intensidade podem levar a processos de extinção, enquanto que as mais moderadas, pelo contrário, são um fator de formação de componentes orgânicos chave para a origem da vida.

Na pesquisa, os autores explicam que a magnitude dos danos econômicos e tecnológicos que a próxima erupção provocaria seriam tão devastadores que poderiam significar o fim da humanidade. “Os riscos das ‘super fulgurações’ têm sido subestimados”, concluem os astrofísicos.

As manchas solares de grande intensidade são capazes de inutilizar satélites e sistemas elétricos. No entanto, o maior risco destes fenômenos solares é o da provocação de danos sérios na camada do ozônio, indispensável para proteger a biosfera terrestre dos raios ultravioleta.

Assim, um nível de radiação extrema poderia causar o sobreaquecimento das camadas superiores da atmosfera, com consequentes danos para os organismos que praticam fotossíntese e degradação do DNA.

RT // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …