Harvey faz 8 mortos e milhares de desalojados no Texas e segue à caminho da Louisiana

LT. ZACHARY WEST, 100TH MPAD / HANDOUT / EPA Downloaded by Tech. Sgt. Angelita Lawrence Defense Imagery Management Operations Center angelita.m.lawrence.mil@mail.mil via DVIDS HANDOUT EDITORIAL USE ONLY

O presidente norte-americano viaja nesta terça-feira (29) com a mulher, Melania, para Corpus Christi, no sul do Texas, para ver os efeitos do furacão Harvey, que fez pelo menos oito mortos e dezenas de milhares de desalojados.

Furacão Harvey

Segundo a Casa Branca, Donald Trump, que já aplaudiu o trabalho que feito pelas autoridades locais e estaduais, deve chegar pela manhã em Corpus Christi, cidade costeira do Golfo do México e um dos primeiros locais a sofrer o impacto do furacão.

A tempestade tropical Harvey cumpriu sua ameaça destruidora e está causando “inundações sem precedentes” no sudeste do Texas. A pior situação registra-se na área metropolitana de Houston, onde residem 2,3 milhões de pessoas e a água já atingiu mais de um metro de altura.

Das 5.500 pessoas que o prefeito da cidade, Sylvester Turner, disse nesta segunda (28) estarem divididas pelos 20 locais de acolhimento equipados, prevê-se que esse número aumente “exponencialmente”.

O Harvey tocou o solo na noite da sexta-feira passada na localidade costeira de Rockport, situada a cerca de 360 quilômetros a sudoeste de Houston, como um furacão de categoria 4 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que tem um máximo de 5.

Nos últimos dias, perdeu intensidade e se transformou em uma tempestade tropical que causou “inundações catastróficas” em Houston e outros locais, onde as equipes de resgate usam dezenas de helicópteros e lanchas para ajudar as pessoas que ficaram cercadas pelas cheias.

O prefeito de Houston afirmou que a polícia resgatou mil pessoas nas últimas oito horas, elevando o total para 3.052. Em conferência de imprensa, Sylvester Turner indicou estarem pendentes pelo menos 150 pedidos de resgate urgentes.

A Guarda Costeira dos EUA deu conta, por seu lado, que foram efetuados mais de três mil resgates por mar ou ar e que tem recebido mais de mil ligações por hora.

As autoridades norte-americanas informaram que em Houston mais de 100 mil clientes continuam sem energia elétrica, dada a dificuldade de acesso às zonas mais afetadas por causa das inundações.

A passagem do Harvey fez oito mortos, segundo o mais recente balanço oficial.

Seis das vítimas teriam morrido no condado de Harris, nos arredores de Houston, onde intensas chuvas continuam caindo e milhares de pessoas aguardam ainda a chegada de equipes de resgate. As outras duas vítimas foram referenciadas, uma em Rockport, perto do local onde o furacão tocou o solo, e a segunda em Galvenston.

O governador do Texas, George Abbott, estendeu nesta segunda a declaração de desastre a 54 de condados, adicionando mais quatro (Angelina, Trinity, Sabine e Orange), a qual facilita ao estado a gestão dos recursos essenciais para busca, salvamento e assistência.

Abbott advertiu em conferência de imprensa para a magnitude da catástrofe ao destacar que seria necessário “aceitar uma realidade”: “Estamos ainda começando a responder a esta tempestade”.

O presidente norte-americano decretou estado de emergência federal no Texas na sexta-feira à noite e, nesta segunda-feira, na Louisiana, para onde se dirige o Harvey.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …