Harvey faz 8 mortos e milhares de desalojados no Texas e segue à caminho da Louisiana

LT. ZACHARY WEST, 100TH MPAD / HANDOUT / EPA Downloaded by Tech. Sgt. Angelita Lawrence Defense Imagery Management Operations Center angelita.m.lawrence.mil@mail.mil via DVIDS HANDOUT EDITORIAL USE ONLY

O presidente norte-americano viaja nesta terça-feira (29) com a mulher, Melania, para Corpus Christi, no sul do Texas, para ver os efeitos do furacão Harvey, que fez pelo menos oito mortos e dezenas de milhares de desalojados.

Furacão Harvey

Segundo a Casa Branca, Donald Trump, que já aplaudiu o trabalho que feito pelas autoridades locais e estaduais, deve chegar pela manhã em Corpus Christi, cidade costeira do Golfo do México e um dos primeiros locais a sofrer o impacto do furacão.

A tempestade tropical Harvey cumpriu sua ameaça destruidora e está causando “inundações sem precedentes” no sudeste do Texas. A pior situação registra-se na área metropolitana de Houston, onde residem 2,3 milhões de pessoas e a água já atingiu mais de um metro de altura.

Das 5.500 pessoas que o prefeito da cidade, Sylvester Turner, disse nesta segunda (28) estarem divididas pelos 20 locais de acolhimento equipados, prevê-se que esse número aumente “exponencialmente”.

O Harvey tocou o solo na noite da sexta-feira passada na localidade costeira de Rockport, situada a cerca de 360 quilômetros a sudoeste de Houston, como um furacão de categoria 4 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que tem um máximo de 5.

Nos últimos dias, perdeu intensidade e se transformou em uma tempestade tropical que causou “inundações catastróficas” em Houston e outros locais, onde as equipes de resgate usam dezenas de helicópteros e lanchas para ajudar as pessoas que ficaram cercadas pelas cheias.

O prefeito de Houston afirmou que a polícia resgatou mil pessoas nas últimas oito horas, elevando o total para 3.052. Em conferência de imprensa, Sylvester Turner indicou estarem pendentes pelo menos 150 pedidos de resgate urgentes.

A Guarda Costeira dos EUA deu conta, por seu lado, que foram efetuados mais de três mil resgates por mar ou ar e que tem recebido mais de mil ligações por hora.

As autoridades norte-americanas informaram que em Houston mais de 100 mil clientes continuam sem energia elétrica, dada a dificuldade de acesso às zonas mais afetadas por causa das inundações.

A passagem do Harvey fez oito mortos, segundo o mais recente balanço oficial.

Seis das vítimas teriam morrido no condado de Harris, nos arredores de Houston, onde intensas chuvas continuam caindo e milhares de pessoas aguardam ainda a chegada de equipes de resgate. As outras duas vítimas foram referenciadas, uma em Rockport, perto do local onde o furacão tocou o solo, e a segunda em Galvenston.

O governador do Texas, George Abbott, estendeu nesta segunda a declaração de desastre a 54 de condados, adicionando mais quatro (Angelina, Trinity, Sabine e Orange), a qual facilita ao estado a gestão dos recursos essenciais para busca, salvamento e assistência.

Abbott advertiu em conferência de imprensa para a magnitude da catástrofe ao destacar que seria necessário “aceitar uma realidade”: “Estamos ainda começando a responder a esta tempestade”.

O presidente norte-americano decretou estado de emergência federal no Texas na sexta-feira à noite e, nesta segunda-feira, na Louisiana, para onde se dirige o Harvey.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …