Harvey faz 8 mortos e milhares de desalojados no Texas e segue à caminho da Louisiana

LT. ZACHARY WEST, 100TH MPAD / HANDOUT / EPA Downloaded by Tech. Sgt. Angelita Lawrence Defense Imagery Management Operations Center angelita.m.lawrence.mil@mail.mil via DVIDS HANDOUT EDITORIAL USE ONLY

O presidente norte-americano viaja nesta terça-feira (29) com a mulher, Melania, para Corpus Christi, no sul do Texas, para ver os efeitos do furacão Harvey, que fez pelo menos oito mortos e dezenas de milhares de desalojados.

Furacão Harvey

Segundo a Casa Branca, Donald Trump, que já aplaudiu o trabalho que feito pelas autoridades locais e estaduais, deve chegar pela manhã em Corpus Christi, cidade costeira do Golfo do México e um dos primeiros locais a sofrer o impacto do furacão.

A tempestade tropical Harvey cumpriu sua ameaça destruidora e está causando “inundações sem precedentes” no sudeste do Texas. A pior situação registra-se na área metropolitana de Houston, onde residem 2,3 milhões de pessoas e a água já atingiu mais de um metro de altura.

Das 5.500 pessoas que o prefeito da cidade, Sylvester Turner, disse nesta segunda (28) estarem divididas pelos 20 locais de acolhimento equipados, prevê-se que esse número aumente “exponencialmente”.

O Harvey tocou o solo na noite da sexta-feira passada na localidade costeira de Rockport, situada a cerca de 360 quilômetros a sudoeste de Houston, como um furacão de categoria 4 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que tem um máximo de 5.

Nos últimos dias, perdeu intensidade e se transformou em uma tempestade tropical que causou “inundações catastróficas” em Houston e outros locais, onde as equipes de resgate usam dezenas de helicópteros e lanchas para ajudar as pessoas que ficaram cercadas pelas cheias.

O prefeito de Houston afirmou que a polícia resgatou mil pessoas nas últimas oito horas, elevando o total para 3.052. Em conferência de imprensa, Sylvester Turner indicou estarem pendentes pelo menos 150 pedidos de resgate urgentes.

A Guarda Costeira dos EUA deu conta, por seu lado, que foram efetuados mais de três mil resgates por mar ou ar e que tem recebido mais de mil ligações por hora.

As autoridades norte-americanas informaram que em Houston mais de 100 mil clientes continuam sem energia elétrica, dada a dificuldade de acesso às zonas mais afetadas por causa das inundações.

A passagem do Harvey fez oito mortos, segundo o mais recente balanço oficial.

Seis das vítimas teriam morrido no condado de Harris, nos arredores de Houston, onde intensas chuvas continuam caindo e milhares de pessoas aguardam ainda a chegada de equipes de resgate. As outras duas vítimas foram referenciadas, uma em Rockport, perto do local onde o furacão tocou o solo, e a segunda em Galvenston.

O governador do Texas, George Abbott, estendeu nesta segunda a declaração de desastre a 54 de condados, adicionando mais quatro (Angelina, Trinity, Sabine e Orange), a qual facilita ao estado a gestão dos recursos essenciais para busca, salvamento e assistência.

Abbott advertiu em conferência de imprensa para a magnitude da catástrofe ao destacar que seria necessário “aceitar uma realidade”: “Estamos ainda começando a responder a esta tempestade”.

O presidente norte-americano decretou estado de emergência federal no Texas na sexta-feira à noite e, nesta segunda-feira, na Louisiana, para onde se dirige o Harvey.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …