Harvey passa por Houston, faz seis mortos e deixa um rastro de destruição histórico

O furacão Harvey, que já se tornou uma tempestade tropical, fez pelo menos seis mortos e dezenas de feridos na sua passagem pelo estado do Texas, indicou neste domingo (27) o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos.

O site do Serviço Meteorológico informa a morte de 5 pessoas na cidade de Houston, a quarta maior dos Estados Unidos, com uma população de 2 milhões de pessoas, em um total de 6 vítimas mortais à passagem do furacão na região. As autoridades temem agora que as chuvas torrenciais façam transbordar os rios que atravessam a cidade.

Já na manhã desta segunda-feira (28), as autoridades avisaram que será necessário evacuar o município de Fort Bend, a cerca de 50 quilômetros de Houston, devido à subida do rio Brazos.

Segundo o prefeito de Houston, Sylvester Turner, as autoridades já receberam mais de 2 mil pedidos de ajuda por causa de inundações.

Dada a situação de emergência na cidade, o prefeito decidiu abrir o centro de convenções e transformá-lo em abrigo. Turner apelou às pessoas para não dirigirem, pois várias ruas e vias rápidas em Houston estão inundadas.

Os funcionários de uma estação de televisão local tiveram que ser retirados depois de o edifício onde estavam trabalhando também ter sido inundado. São muitas as estradas alagadas e em alguns locais a água subiu quase 80 centímetros. Por causa disso, mais de 2 mil pessoas estão desalojadas.

Apesar de o Serviço Meteorológico Nacional falar em 6 mortos, o gabinete do Xerife do condado de Harris, ao qual pertence Houston, só pôde confirmar à agência EFE uma morte.

Segundo a fonte, trata-se de uma idosa que faleceu nas últimas horas quando conduzia um automóvel pelas ruas inundadas, na zona oeste de Houston. O carro da mulher, cuja identidade não foi revelada, ficou parado em um local com nível de água “muito alto” e ela não pôde fazer nada para se salvar.

A primeira vítima do furacão foi registrada na pequena cidade de Rockport, a primeira atingida pelo fenômeno climático na sexta-feira (25), onde o Harvey passou com ventos de 215 km/h. Segundo as autoridades de Rockport, a vítima, cuja identidade também não foi revelada, ficou presa em casa durante um incêndio.

No Twitter, o Xerife do condado de Harris, o democrata Ed González, avisou que o número de mortos “poderia aumentar” e assegurou que os efetivos dos serviços de emergência atendiam “centenas de chamadas” em Houston, onde a tempestade é mais forte.

Os agentes da polícia de Houston tiraram 50 crianças de dois complexos de apartamentos dos onde as inundações são mais fortes. “Dói o coração”, disse o chefe da polícia de Houston, Art Acevedo, através de uma transmissão ao vivo no Twitter, enquanto as águas estavam na altura da sua cintura. “Mas é o Texas e vamos superar“, salientou.

Prevê-se que a tempestade tenha ainda grandes impactos econômicos. Houston, a quarta cidade do país, é a mais afetada e também a capital da indústria petrolífera.

As refinarias costeiras representam um quarto da capacidade de refinação de petróleo bruto dos EUA e os analistas estimam que as interrupções nas refinarias irão limitar a disponibilidade de petróleo bruto, gasolina e outros produtos refinados dos Estados Unidos para consumidores globais. Isto deverá levar ao aumento dos preços.

O Harvey, que entretanto passou de furacão a tempestade tropical, já é descrito como um evento histórico, pelo diretor da Agência Federal norte-americana de Gestão de Emergências, Brock Long, que diz que a recuperação “levará anos”.

“A Agência vai estar lá durante anos. A recuperação deste desastre, que é um evento histórico, nos obriga a focar na resposta ao Texas e a ajudar a reerguê-lo. Já estamos recuperando casas das nossas equipes, e organizando elementos das nossas forças para implementarem várias políticas e realizarem inspeções. Estamos nos prepararando para os próximos dois anos”, afirmou.

Entretanto, relatos de pessoas que viveram a catástrofe têm corrido o mundo, como é o caso de um residente que decidiu ajudar a resgatar quem estava retido devido à subida das águas, conseguindo salvar um casal, a filha e ainda os cães.

“As primeiras pessoas que resgatei foram um casal e uma filha. Não sei como chegaram onde chegaram, já que eles estavam na entrada do bairro. O senhor me perguntou se podia voltar para casa com ele, para salvar os cães. Eu disse que sim, depois de colocar a salvo a mulher e a filha. Os segundos acordaram esta manhã às 5h30, saíram e tinham água em toda a casa. Não faziam ideia do que ia acontecer”, declarou.

No meio da catástrofe, o Harvey também tem histórias com final feliz. Graças às redes sociais, os 15 residentes do lar “La Vitta Bella” se salvaram, em uma história que podia ter acabado de forma trágica.

O nível da água estava a ponto de deixar vários idosos com água pela cintura. De imediato, os familiares da proprietária compartilharam um tweet com a fotografia do que estava acontecendo e pediram ajuda. A corrente que se formou a partir daí permitiu o socorro das autoridades.

Entretanto, o presidente norte-americano, Donald Trump, vai visitar o estado do Texas na próxima terça-feira (29), anunciou a Casa Branca. “Estamos prepararando a logística com o estado e os responsáveis locais”, afirmou a porta-voz da presidência Sarah Sanders, acrescentando que todos têm “rezado por aqueles que foram afetados” pelo ‘Harvey’”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …

Projeto de estrada cortando parque das cataratas de Iguaçu ameaça outras áreas de proteção pelo Brasil

Uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil e reconhecida pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, no Paraná, pode ser cortado ao meio por uma rodovia asfaltada – em …

Por que a imunidade de rebanho está longe de ser realidade

Embora costume ser apresentada como simples cálculo matemático, alcançar a imunidade de rebanho não é tarefa fácil. Ela não só depende da infecciosidade das variantes, como da adoção de medidas sanitárias pela população. Apesar das campanhas …

Uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro

O consumo de maconha pode ser prejudicial ao cérebro humano durante a adolescência, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (16). Segundo a pesquisa, realizada em regiões da Europa, o uso recreativo da planta pode …

EUA terão feriado para comemorar fim da escravidão

Data já celebrada na maioria dos estados vai se tornar feriado federal. O "Juneteenth" lembra dia em que os últimos escravos negros foram libertados no país, em 1865. Após aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos na …

5 perguntas sobre os denisovanos, 'parentes' extintos dos humanos modernos que viveram na Terra há 50 mil anos

Desde que os primeiros vestígios dos denisovanos foram descobertos em 2008, os cientistas não descansaram tentando obter mais informações sobre eles. A tarefa, no entanto, não tem sido fácil, porque até agora só foram encontrados pequenos …

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …