Jornalista desvenda história misteriosa de agência secreta japonesa

O jornalista de investigação escocês Ryan Gallagher, especializado em assuntos de segurança nacional, revelou detalhes do trabalho interno da agência de espionagem secreta do Japão, Direção de Inteligência de Sinais, DFS, cujas missões continuam secretas.

A investigação, realizada pelo portal on-line The Intercept em colaboração com o canal japonês NHK, lançou luz sobre o dito lugar misterioso.

De acordo com o jornalista, a DFS, que se encontra sob jurisdição do Ministério da Defesa japonês, está localizada em Ichigaya, um bairro de Tóquio, no sul do país. A agência foi criada para monitorar chamadas telefônicas e mensagens de e-mail que passam através dos satélites de comunicação.

Segundo Ryan Gallagher, a DFS conta com 1.700 membros e ao menos seis instalações de vigilância. Um ex-funcionário, Atsushi Miyata, contou que seu trabalho incluía a vigilância a “países vizinhos”, tais como a Coreia do Norte, e suas atividades militares.

Além disso, Miyata desvendou que as informações obtidas pela DFS não podem ser compartilhadas com outras agências do governo japonês e que até o próprio Ministério da Defesa do Japão não “sabe o que fazemos”.

 Provedores inteiros de serviço de Internet

Além disso, Gallagher revelou detalhes sobre uma das principais instalações da DFS, Tachiarai, localizada entre as cidades de Tachiarai e Chikuzen. Este centro de vigilância tem sido utilizado pelas autoridades japonesas para um programa secreto de vigilância à Internet com o codinome MALLARD.

De acordo com o jornalista, desde meados de 2012, o centro está coletando dados sobre sessões de Internet, bem como informações sobre potenciais ataques cibernéticos.

Segundo Richard Tanter, professor da Universidade de Melbourne, o centro pode vigiar mais de 200 satélites operados, entre outros, pela China, Rússia e Coreia do Sul. O professor destacou que até os satélites norte-americanos e europeus poderiam ser vigiados pelos sistemas da instalação de Tachiarai.

Edward Snowden, ex-agente de inteligência dos EUA, comentou ao repórter que os espiões da DFS têm como alvo “provedores inteiros de serviço de Internet” e não um só cliente.

Finalmente, Gallagher referiu-se a um porta-voz do Ministério da Defesa japonês, que disse que “as coletas de informações” do país são necessárias para a “segurança nacional” e são efetuadas “de acordo com as leis e regulamentos”.

Segundo Gallagher, os EUA continuam trabalhando em conjunto com agências de inteligência japonesas para monitorar a comunicação dos países asiáticos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …