Jornalista desvenda história misteriosa de agência secreta japonesa

O jornalista de investigação escocês Ryan Gallagher, especializado em assuntos de segurança nacional, revelou detalhes do trabalho interno da agência de espionagem secreta do Japão, Direção de Inteligência de Sinais, DFS, cujas missões continuam secretas.

A investigação, realizada pelo portal on-line The Intercept em colaboração com o canal japonês NHK, lançou luz sobre o dito lugar misterioso.

De acordo com o jornalista, a DFS, que se encontra sob jurisdição do Ministério da Defesa japonês, está localizada em Ichigaya, um bairro de Tóquio, no sul do país. A agência foi criada para monitorar chamadas telefônicas e mensagens de e-mail que passam através dos satélites de comunicação.

Segundo Ryan Gallagher, a DFS conta com 1.700 membros e ao menos seis instalações de vigilância. Um ex-funcionário, Atsushi Miyata, contou que seu trabalho incluía a vigilância a “países vizinhos”, tais como a Coreia do Norte, e suas atividades militares.

Além disso, Miyata desvendou que as informações obtidas pela DFS não podem ser compartilhadas com outras agências do governo japonês e que até o próprio Ministério da Defesa do Japão não “sabe o que fazemos”.

 Provedores inteiros de serviço de Internet

Além disso, Gallagher revelou detalhes sobre uma das principais instalações da DFS, Tachiarai, localizada entre as cidades de Tachiarai e Chikuzen. Este centro de vigilância tem sido utilizado pelas autoridades japonesas para um programa secreto de vigilância à Internet com o codinome MALLARD.

De acordo com o jornalista, desde meados de 2012, o centro está coletando dados sobre sessões de Internet, bem como informações sobre potenciais ataques cibernéticos.

Segundo Richard Tanter, professor da Universidade de Melbourne, o centro pode vigiar mais de 200 satélites operados, entre outros, pela China, Rússia e Coreia do Sul. O professor destacou que até os satélites norte-americanos e europeus poderiam ser vigiados pelos sistemas da instalação de Tachiarai.

Edward Snowden, ex-agente de inteligência dos EUA, comentou ao repórter que os espiões da DFS têm como alvo “provedores inteiros de serviço de Internet” e não um só cliente.

Finalmente, Gallagher referiu-se a um porta-voz do Ministério da Defesa japonês, que disse que “as coletas de informações” do país são necessárias para a “segurança nacional” e são efetuadas “de acordo com as leis e regulamentos”.

Segundo Gallagher, os EUA continuam trabalhando em conjunto com agências de inteligência japonesas para monitorar a comunicação dos países asiáticos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …

Governadores pedem a Bolsonaro maior esforço por vacinas

Em meio ao pior momento da epidemia de covid-19 no Brasil, os governadores de 14 estados brasileiros enviaram nesta quinta-feira (04/03) uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo um maior esforço para a compra de …

Nova Zelândia lança alerta de tsunami e ordena retirada de habitantes da costa nordeste

Um alerta de tsunami foi emitido após um forte terremoto de magnitude 7,8 nas remotas ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, no oceano Pacífico. As autoridades determinaram a retirada de todos os habitantes do litoral …

União Europeia começa exame contínuo da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) deu início ao exame contínuo do dossiê de registo da vacina Sputnik V para verificar sua conformidade com as normas europeias de eficácia, segurança e …