Holanda já tem ciclovia feita de plástico reciclado

A primeira ciclovia feita a partir de plástico reciclado foi inaugurada, esta semana, na Holanda, como parte de um projeto piloto que pretende fazer mais destas vias em todo o país.

Segundo o The Guardian, trata-se de uma ciclovia de 30 metros, feita a partir de plástico reciclado (garrafas, copos e embalagens), com o equivalente a 218 mil copos de plástico e espera-se que seja mais durável do que uma alternativa de asfalto.

A ciclovia, a primeira no mundo do gênero, foi aberta no dia 11 de setembro, em Zwolle. Além de ser uma ideia inovadora, também possui sensores que permitem medir fatores como a temperatura e o número de bicicletas que passam.

De acordo com o jornal britânico, os blocos que a compõem são leves e ocos, sendo mais fáceis de transportar e tornando a instalação mais rápida. Os cabos e canos podem ser facilmente instalados no interior, permitindo assim o escoamento da água da chuva.

O projeto piloto, chamado de Plastic Road, foi desenvolvido pela empresa de engenharia holandesa KWS, em parceria com a Total, empresa do setor petroquímico e energético, e da Wavin, que fabrica tubos.

O objetivo é que uma segunda ciclovia seja instalada em breve em Giethoorn, sendo que Roterdã será provavelmente a cidade com maior probabilidade de adotar a tecnologia.

“Essa primeira ciclovia é um grande passo para um futuro sustentável. Quando inventamos o conceito, não sabíamos como construir uma estrada de plástico. Agora sabemos”, afirmam os dois criadores do projeto, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma.

O asfalto é responsável por 1,5 milhão de toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) por ano na atmosfera, o equivalente a 2% das emissões globais do transporte rodoviário, segundo o diário inglês.

Além disso, todos os anos, são produzidos 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos somente na Europa, sendo que menos de 30% são recolhidos para reciclagem no continente.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Menino se despede do pai, e a foto já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …

Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual. Frequentemente considerado como a grande …

Trump aconselha a Espanha a construir um muro no deserto do Saara

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Saara, na África. Depois de …

Altar maia revela disputa pelo poder ao estilo de “Game of Thrones”

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou um altar de calcário esculpido no sítio arqueológico de La Corona, localizado no norte da Guatemala, há 1500 anos. A peça, chamada Altar 5, foi descoberta no ano passado, mas …

Depois do gato, o termômetro de Schrodinger

Parecida com a teoria do gato de Schrodinger, em que o gato dentro da caixa pode estar ao mesmo tempo vivo e morto, um novo princípio de incerteza sustenta que os objetos quânticos podem ter …

Padre acusado de agressão sexual se suicida em sua igreja na França

Jean-Baptiste Sèbe, um padre de 38 anos acusado por uma mulher de "comportamento indecente" e agressão sexual contra sua filha, se suicidou na terça-feira (18) em sua igreja na Normandia, informou nesta quarta-feira (19) a …

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …