“Hyperloop de levitação”: a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor.

Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o Hyperloop da Virgin completou sua primeira viagem de teste de passageiros recentemente.

Embora o teste tenha atingido apenas cerca de um quinto da velocidade desejada, foi um marco importante para garantir a segurança dessa tecnologia inovadora. O projeto é o primeiro de vários desse tipo em todo o mundo que mudaria para sempre a maneira como viajamos. Mas quanto tempo temos que esperar para que isso se torne realidade e que consequências isso terá?

 

Uma meta para 2030

O teste foi realizado no deserto de Nevada, onde a Virgin tem uma pista especial DeviLoop para realizar seus testes. Dois executivos da Virgin, Josh Giegel e Sarah Luchian, foram as primeiras pessoas a experimentar o Hyperloop pessoalmente, amarrado a uma das cápsulas que tinha assentos de couro e pequenas janelas.

O teste atingiu apenas uma fração da velocidade potencial, cerca de 170 km/h, e Giegel comparou isso a estar dentro de um carro esporte em aceleração. Sua colega Luchian, porém, disse que foi bem mais suave do que ela esperava, o que é um sinal promissor para a próxima etapa do processo. Isso virá na forma de uma pista de teste de alta velocidade de $ 500 milhões em West Virginia – a construção está programada para começar em 2022 – onde haverá uma tentativa de alcançar uma viagem de passageiros em alta velocidade.

Se tudo correr bem, a Virgin terá como objetivo a certificação total até 2025, com o objetivo de o Hyperloop chegar às ruas cinco anos depois. Nesse ponto, uma revolução nos transportes pode muito bem ter começado.

 

Reduzindo o tempo de jornada

Então, como a levitação de alta velocidade afetará nossas vidas diárias? Atualmente, os passageiros de trem em muitos países ao redor do mundo estão acostumados a transportes barulhentos e lerdos que se arrastam enquanto a maioria ouve podcasts ou joga jogos de cassino online para aliviar o tédio. Logo, o hyperloop mudaria tudo isso.

Atualmente, viajar de Nova York a Washington D.C., por exemplo, leva quase três horas: o Hyperloop reduziria para trinta minutos: metade do tempo de um voo comercial atual entre as duas cidades. Isso será feito por meio de uma série de tubos a vácuo usando tecnologia baseada em airlock – normalmente vista em ônibus espaciais – para transportar as pessoas de um lugar para outro.

O impacto disso seria revolucionário. A redução do tempo de viagem aliviaria o congestionamento, aumentaria a produtividade do trabalhador e, por fim, traria enormes ganhos para a economia. Também produzirá vantagens sociais, como mais tempo de lazer para as pessoas e melhores opções de viagens. A tecnologia pularia direto das páginas dos livros de ficção científica para nossas vidas diárias. Mas será que tem alguma desvantagem?

 

Acidentes, força G e dinheiro

Apesar de todas as vantagens fantásticas que o hyperloop oferece, algumas pessoas expressaram preocupação sobre as desvantagens da tecnologia. A segurança é fundamental para elas. Balançar pelo ar em tal velocidade é muito emocionante, mas o que acontece se houver um acidente, como uma seção da pista com defeito? Além disso, qualquer tipo de rachadura no casulo certamente seria catastrófico com a pressão do ar envolvida. As chances de sobrevivência para qualquer um lá dentro seriam mínimas.

Outra coisa a se considerar é o efeito potencial no corpo humano. Alguns se perguntaram se podemos suportar fisicamente a força G gerada por uma velocidade tão alta, mas a Virgin tem certeza de que será semelhante à sensação que sentimos ao decolar em um voo normal.

Em terceiro lugar, e talvez a preocupação mais urgente para as pessoas por trás do projeto, é o custo e a permissão de planejamento para trazer o Hyperloop à vida. Os críticos apontaram a enorme extensão de infraestrutura que o transporte exige, com enormes redes de tubos que requerem faixas de terra. Embora a Virgin tenha levantado uma grande quantidade de fundos privados para construção, qualquer governo que assumir o sistema precisará fornecer dinheiro público para cobrir outras despesas importantes, bem como garantir que o terreno seja adequado para o propósito.

Apesar dessas preocupações, o otimismo continua alto de que todas as questões de segurança e custos sejam resolvidas, especialmente depois que o chefe da Virgin, Richard Branson, previu que as passagens não custariam mais do que uma passagem de trem padrão hoje.

Outros hyperloops

A Virgin não é a única empresa com grandes projetos em um hiperloop revolucionário. A TransPod, com sede no Canadá, garantiu o primeiro apoio oficial de uma nação do G7 depois que o governo canadense apoiou seus planos, embora sem o apoio financeiro. O prazo de conclusão é semelhante ao da Virgin, com a construção começando por volta de 2025 e levando vários anos para ser concluída. O tempo de viagem entre Calgary e Edmonton, atualmente demora entre 50 minutos (voo) a 4h30 de viagem, o que seria reduzido para apenas meia hora.

Na Europa, a empresa espanhola Zeleros recentemente levantou mais de € 7 milhões em sua primeira rodada de financiamento de investidores estratégicos, e uma rota entre Paris e Berlim está no topo da lista de alvos. A empresa é uma startup de tecnologia limpa e dará ênfase ao uso de energia sustentável.

Embora existam obstáculos significativos no caminho para o uso em larga escala de todas as empresas em questão, não há como negar que as notícias recentes nos levam a um passo mais perto de viagens diárias de alta velocidade. Antes de nos darmos conta, poderemos estar viajando em tubos herméticos que normalmente só vemos em filmes de ficção científica.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …