O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século por causa das torrenciais chuvas de monção, que já deixaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil evacuados em acampamentos de emergências de toda a região.

Enquanto centenas de soldados das equipes de emergências tentam resgatar com cordas, helicópteros e lanchas milhares de pessoas presas pelo aumento do nível da água, o número de mortos não deixa de aumentar neste estado de cerca de 30 milhões de habitantes.

Um porta-voz da Divisão de Gestão de Desastres do Ministério de Interior indiano, subcomandante Sr. A. Shekhar, confirmou à EFE que só nas últimas 24 horas foram registradas 30 mortes, um número que ontem era de 164 para os últimos 10 dias.

Desde 1 de junho, quando a monção chegou a Kerala, morreram 319 pessoas em incidentes relacionados com as precipitações, como deslizamentos de terra e desabamentos, precisou a fonte, que não pôde oferecer um número acumulado dos últimos dez dias.

Nos últimos três meses, cerca de 724 mil pessoas foram amparadas em algum acampamentos de emergência construídos pelas autoridades nos 14 distritos da região e outras 33.179 foram evacuadas pelas equipes de resgate, de acordo com Shekhar.

Segundo informou no Twitter o escritório do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nos trabalhos de resgate participam 1,3 mil soldados da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF, em inglês), 435 embarcações e cinco companhias de guardas de fronteiras e outros corpos indianos.

Além disso, estão desdobradas as Forças Armadas.

Concretamente, o Exército enviou a Kerala 790 soldados, enquanto a Marinha e a Guarda Costeira desdobraram 82 e 42 equipes, respectivamente, e foram mobilizados 38 helicópteros para as operações de resgate e outras 20 aeronaves para a distribuição e transferência de materiais.

Imagens divulgadas pelas diferentes agências que participam do resgate mostram pessoas sendo evacuadas em helicóptero desde casas submersas e famílias que são tiradas de lancha por ruas nas quais a água chega até a cintura.

Prakash Elamakkara / EPA

As autoridades também estão repartindo alimentos e produtos básicos com a ajuda de pequenos botes.

O aeroporto internacional de Cochin, capital regional, assim como os serviços de trem e metrô, estão suspensos desde que há vários dias as chuvas aumentaram. Quase todos os distritos estão em “alerta vermelho” e o Departamento Meteorológico advertiu que as fortes chuvas previstas nessas zonas podem seguir causando danos.

O primeiro-ministro indiano visitou hoje o estado sulista, onde se reuniu com as autoridades locais e realizou uma inspeção aérea para avaliar os danos causados pelo desastre.

“Em reunião organizada para analisar a situação das inundações no estado, o chefe do Governo regional, Pinarayi Vijayan, informou ao primeiro-ministro, Narendra Modi, que o estado sofreu perdas no valor de 195,1 bilhões de rupias (cerca de US$ 2,8 bilhões)”, informou o escritório de Vijayan em sua conta do Twitter.

Durante a visita, Modi anunciou uma doação de cerca de US$ 71 milhões para ajudar a lidar com as graves inundações associadas à época de monção, segundo o escritório do chefe de Governo de Kerala.

Os deslizamentos de terra e as inundações são frequentes na época de monção no sul da Ásia, onde a cada ano, além de vítimas, ocorrem grandes danos materiais.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …