GIFT City: Índia constrói cidade do zero para atrair novos investidores

A ideia é que a mais recente cidade atraia novos investidores, nacionais e estrangeiros, e que se torne um centro financeiro global, ao lado de Singapura e Hong Kong.

A nova cidade se chama Gujarat International Finance-Tec City, ou GIFT City, e por enquanto tem apenas alguns edifícios com escritórios, uma escola e um centro de dados. Fica no estado de Gujarat, oeste da Índia, um dos mais industrializados do país.

No entanto, a cidade construída do zero foi pensada para oferecer aos investidores, nacionais ou estrangeiros, um fácil acesso à economia indiana, que está em grande expansão. Aliás, a economia indiana cresceu mais que a da China no último trimestre de 2017, com um aumento de 7,2%, escreve a revista portuguesa Visão.

A GIFT City, a primeira cidade inteligente da Índia, é a concretização de uma vontade do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, que quis construir um centro de crescimento dos serviços financeiros do país.

O objetivo é que a cidade se torne um centro financeiro global, capaz de competir com Singapura e Hong Kong. Além disso, espera-se que seja capaz de atrair novos investidores nacionais, mas principalmente estrangeiros.

Ajay Pandey, CEO da GIFT City (que em vez de um prefeito tem um CEO), afirmou à CNN que o espaço tem o necessário para continuar a evoluir “do ponto de vista empresarial”.

Foram estabelecidas na cidade duas bolsas de valores e as isenções governamentais tornaram o comércio livre de impostos e muito mais apelativo. Além disso, a cidade terá seu próprio regulador financeiro, que irá evitar que os investidores estrangeiros tenham que enfrentar tantas burocracias.

Pandey não duvida do potencial, mas garante que há um longo caminho a percorrer. “Singapura e Hong Kong não foram construídas do dia para a noite, temos muito que fazer”, disse.

Devido aos baixos preços das propriedades, isenção fiscal e outros incentivos, a GIFT City já ajudou muitas empresas estrangeiras a reduzir seus custos em mais de 80%. Já são cerca de 200 empresas operando na cidade, que emprega 7.500 pessoas.

O próximo passo é tornar a cidade uma zona habitacional. As primeiras residências deverão ficar prontas em maio. Até lá, os trabalhadores são levados até a cidade de ônibus.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …