Secretário-geral da OPEP diz que Brasil seria bem-vindo ao grupo

worldeconomicforum / Flickr

O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mohammad Barkindo

O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mohammad Barkindo, disse nesta terça-feira (5) que o Brasil seria bem-vindo ao grupo, mas ainda não há nenhum pedido oficial para a entrada do país.

“Eles seriam muito bem-vindos para participar”, disse Mohammad Barkindo a repórteres, segundo publicado pela agência Reuters.

No final de outubro, durante viagem para o Oriente Médio, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em Riad que os sauditas tinham feito um convite para o país participar da entidade.

Ele se mostrou entusiasmado com a proposta. “Particularmente, gostaríamos que integrássemos a OPEP. Sim. Temos potencial para isso. Temos reservas de óleo maiores que alguns países que já integram a OPEP”, afirmou na ocasião, segundo publicado pelo jornal O Globo. No entanto, ele disse que era preciso consultar a equipe econômica e o Ministério de Minas e Energia antes.

Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil “poderia até” ingressar na organização, mas ressaltou que a formação de preços “não faz parte do cardápio” do país e que o governo não está disposto a abrir mão de princípios democráticos, segundo matéria publicada pela agência Reuters.

“Participar da OPEP como um fato de reunião de produtores é uma coisa, mas a orientação econômica é de remover cartéis, integrar a uma economia globalizada, permitir a prosperidade de todos os povos em vez da exploração através de cartéis”, disse o ministro.

Representantes do mercado consideraram como positiva uma possível entrada do Brasil no grupo que reúne os maiores produtores de petróleo do mundo, mas avaliam que é preciso estudar bem a proposta para saber se vale a pena ingressar no grupo.

A OPEP, criada em 1960 em Bagdá, no Iraque, conta com 14 países-membros e tem como objetivo centralizar a administração de petróleo de seus integrantes, bem como os preços dos barris de óleo cru e derivados no mercado. Na América Latina, Equador e Venezuela fazem parte do grupo, mas Quito anunciou que deixará a entidade em 2020.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …