Infecção bacteriana rara em voo de 12 horas intriga cientistas

(dr) Bioquell Inc

Imagem de Neisseria meningitidis obtida em microscópio eletrônico

Um caso raro está surpreendendo a comunidade médica. Um casal japonês e um grupo de escoteiros contraíram uma infecção bacteriana potencialmente mortal durante uma viagem de 12 horas de avião entre o Japão e a Alemanha.

A infecção rara, conhecida por doença meningocócica, é transmitida habitualmente através de contatos próximos – beijos, por exemplo, ou vivendo próximo de pessoas infectadas.

O novo caso de transmissão em um avião é apenas o terceiro conhecido a nível mundial, segundo diz Yushi Hachisu, cientista do Instituto de Saúde Pública de Chiba, no Japão, citado pelo Live Science.

A doença meningocócica é transmitida pela bactéria Neisseria meningitidis que vive alojada no nariz e na garganta de cerca de 10% da população mundial, sem quaisquer sintomas. Quando a bactéria chega ao fluxo sanguíneo ou ao cérebro pode causar sérios danos, como uma septicemia ou uma meningite.

O casal japonês, com cerca de 50 anos, viajava do Japão para a Alemanha, no dia 8 de agosto de 2015. O caso foi agora apresentado por Yushi Hachisu na conferência IDWeek, que ocorreu no início deste mês na Califórnia, nos Estados Unidos.

O casal seguia viagem com duas equipes de escoteiros suecos e escoceses, com idades entre 14 e 17 anos, que tinham participado de um encontro internacional de escoteiros. Seis deles acabaram também por contrair a doença meningocócica, estabelecendo-se que o surto teria tido origem no encontro internacional.

A mulher e o marido viajaram na fila atrás dos escoteiros e perceberam que um deles passou a viagem tossindo. Mas só três dias mais tarde é que a mulher começou a se sentir cansada, com tosse e com dores na garganta. O marido também ficou com dores na garganta e com febre leve.

No dia 19 de setembro, já de volta ao Japão e após uma ligeira melhora, a mulher apresentava tremores, febre alta e dores nas articulações. Acabouindo a vários hospitais, tendo, finalmente, sido internada no dia 25 de setembro.

A mulher foi sujeita a análises, tendo então sido detectada a presença da bactéria Neisseria meningitidis no fluxo sanguíneo, bem como nas articulações. O marido também tinha a infecção no nariz e na garganta. Ambos tinham a mesma estirpe da bactéria que foi detectada nos escoteiros.

Os dados “sugerem fortemente que a Neisseria meningitidis foi transmitida dos escoteiros escoceses para o casal japonês durante o voo internacional”, notam os cientistas. Apesar de tudo, Hachisu realça que o risco de transmissão meningocócica em um avião é “baixo”. Mas quanto mais longo o voo, maiores são os riscos de transmissão.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …

Satélites podem ter problemas com o enfraquecimento do campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra protege nosso planeta da radiação solar perigosa, mas ele não é estático. Nos últimos 200 anos ele ficou 9% mais fraco, e esse enfraquecimento pode causar problemas de funcionamento em …

Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas. O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, …

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …