Infecção bacteriana rara em voo de 12 horas intriga cientistas

(dr) Bioquell Inc

Imagem de Neisseria meningitidis obtida em microscópio eletrônico

Um caso raro está surpreendendo a comunidade médica. Um casal japonês e um grupo de escoteiros contraíram uma infecção bacteriana potencialmente mortal durante uma viagem de 12 horas de avião entre o Japão e a Alemanha.

A infecção rara, conhecida por doença meningocócica, é transmitida habitualmente através de contatos próximos – beijos, por exemplo, ou vivendo próximo de pessoas infectadas.

O novo caso de transmissão em um avião é apenas o terceiro conhecido a nível mundial, segundo diz Yushi Hachisu, cientista do Instituto de Saúde Pública de Chiba, no Japão, citado pelo Live Science.

A doença meningocócica é transmitida pela bactéria Neisseria meningitidis que vive alojada no nariz e na garganta de cerca de 10% da população mundial, sem quaisquer sintomas. Quando a bactéria chega ao fluxo sanguíneo ou ao cérebro pode causar sérios danos, como uma septicemia ou uma meningite.

O casal japonês, com cerca de 50 anos, viajava do Japão para a Alemanha, no dia 8 de agosto de 2015. O caso foi agora apresentado por Yushi Hachisu na conferência IDWeek, que ocorreu no início deste mês na Califórnia, nos Estados Unidos.

O casal seguia viagem com duas equipes de escoteiros suecos e escoceses, com idades entre 14 e 17 anos, que tinham participado de um encontro internacional de escoteiros. Seis deles acabaram também por contrair a doença meningocócica, estabelecendo-se que o surto teria tido origem no encontro internacional.

A mulher e o marido viajaram na fila atrás dos escoteiros e perceberam que um deles passou a viagem tossindo. Mas só três dias mais tarde é que a mulher começou a se sentir cansada, com tosse e com dores na garganta. O marido também ficou com dores na garganta e com febre leve.

No dia 19 de setembro, já de volta ao Japão e após uma ligeira melhora, a mulher apresentava tremores, febre alta e dores nas articulações. Acabouindo a vários hospitais, tendo, finalmente, sido internada no dia 25 de setembro.

A mulher foi sujeita a análises, tendo então sido detectada a presença da bactéria Neisseria meningitidis no fluxo sanguíneo, bem como nas articulações. O marido também tinha a infecção no nariz e na garganta. Ambos tinham a mesma estirpe da bactéria que foi detectada nos escoteiros.

Os dados “sugerem fortemente que a Neisseria meningitidis foi transmitida dos escoteiros escoceses para o casal japonês durante o voo internacional”, notam os cientistas. Apesar de tudo, Hachisu realça que o risco de transmissão meningocócica em um avião é “baixo”. Mas quanto mais longo o voo, maiores são os riscos de transmissão.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …

Prisões não vão abrir as portas após decisão do STF, dizem especialistas

Segundo especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o momento da execução da pena não vai fazer com que as "portas dos presídios sejam abertas para criminosos perigosos". Na quinta-feira …

EUA acusam China de exportar drones autônomos letais para o Oriente Médio

O exército hi-tech de autômatos letais, antes uma visão do futuro, já é uma realidade e está em pleno curso, inclusive com comércio dessa nova tecnologia em andamento. Isso é o que diz o secretário de …