Inteligência artificial inspirada no filme Spotlight pode rastrear abusadores

Inteligência artificial busca por padrões de comportamento semelhante em milhares de documentos

Pesquisadores acreditam que uma inteligência artificial poderia fazer o mesmo trabalho dos jornalistas, só que mais rapidamente, com mais precisão e em uma escala muito maior.

O filme Spotlight: Segredos Revelados, de 2015, abordava alguns jornalistas do The Boston Globe que estavam trabalhando em uma pauta polêmica: padres da Igreja Católica que tinham abusado sexualmente de crianças.

Para tal, os profissionais procuraram por registros públicos para descobrir a verdade. Essa história aconteceu de verdade, no início da década de 2000. Mas, e se fosse hoje em dia?

Se essa história estivesse acontecendo em épocas atuais, pesquisadores acreditam que uma inteligência artificial poderia fazer o mesmo trabalho dos jornalistas, só que mais rapidamente, com mais precisão e em uma escala muito maior.

As investigações que aconteceram no filme Spotlight envolviam a procura por pistas e segredos de sacerdotes que, repentinamente, saíam de licença médica ou se mudavam.

Pensando nisso, a equipe de Joelle Casteix criou uma inteligência artificial que busca por padrões de comportamento semelhante em milhares de documentos de grandes organizações.

Casteix faz parte da Zero Abuse Project, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo evitar o abuso infantil. A IA criada pelo grupo foi divulgada pela primeira vez no Good Global Summit em Genebra, na Suíça na última semana.

Casteix, inclusive, relata que sobreviveu a um caso de abuso sexual envolvendo um professor, e o caso foi encoberto. “Esta é a primeira vez que há uma maneira proativa de interromper o ciclo”, ela acrescenta.

A iniciativa intitulada de Projeto G, portanto, visa estudar documentos digitais e rastrear documentos em papéis legíveis, utilizando a tecnologia de IA para vasculhar as informações desta forma.

Dependendo da organização, os arquivos podem incluir detalhes a respeito das funções das pessoas ao longo do tempo, e também recortes de jornais onde são mencionados. O sistema então vai coletando as informações e aprendendo sobre a pessoa, destacando pontos incomuns de sua trajetória.

O sistema também investigaria mais a fundo, tentando verificar se o indivíduo pode estar envolvido em qualquer encobrimento. Para Casteix, é importante que o encobrimento seja atacado e encerrado, pois mesmo que o suspeito seja apreendido, ele entrará em um padrão e seu crime poderá ser encoberto novamente.

Este comentário corrobora com o de Lorraine Radford, da Universidade de Central Lancashire, no Reino Unido. Para a pesquisadora, “os infratores são pessoas muito manipuladoras; eles não manipulam apenas a vítima, eles também manipulam as pessoas ao seu redor”.

Ainda assim, o projeto pode ser capaz de detectar alguns tipos de agressores, especialmente os que deixam transparecer mais o comportamento suspeito.

Sobre a possibilidade de a inteligência artificial incriminar alguém inocente, Casteix revela que, para evitar isso, o software só será usado para complementar o trabalho existente do Zero Abuse Project; uma vez que é “preciso acompanhar o treinamento, a transparência e o trabalho com a aplicação da lei”.

Em Spotlight: Segredos Revelados, de 2015, jornalistas do The Boston Globe tiveram que pesquisar milhares de documentos em registros públicos para descobrir a verdade

Apesar de o software ainda estar em desenvolvimento, a equipe já incluiu documentos sobre abusadores de crianças conhecidos e observou a inteligência artificial avaliando os perfis.

O sistema também investigou algumas pessoas suspeitas, com base em pesquisas externas, e que ainda não foram expostas publicamente. O grupo ainda espera que outras organizações se interessem pela ferramenta para ajudar a erradicar o abuso infantil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Catalunha: Parlamento aprova resolução que pede fim da monarquia

Segundo o Diário de Notícias, o primeiro-ministro espanhol já anunciou medidas legais contra a resolução aprovada na Catalunha. O governo espanhol empreenderá medidas legais contra o Parlamento catalão por considerar “inadmissível” a resolução aprovada pelos deputados …

Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro …

Dia do Professor: Bolsonaro afirma que vai "resgatar o respeito em sala de aula"

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, que pretende valorizar a categoria e resgatar o respeito em sala de aula. Lembrando que é formado em educação física, ele …

Tesla terá uma bebida própria (quando começar a ter lucro)

Carros elétricos, baterias, telhas fotovoltaicas e a Tesla não fica por aqui. Assim que começar a ter lucro, a marca vai começar a produzir uma bebida própria. A Tesla de Elon Musk não só produz automóveis elétricos, alimentados …

Fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021. Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Era do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polônia. Análises posteriores revelaram serem de uma criança neandertal que teria sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas já há …

Haddad: liberdade religiosa deve ser garantida no país

O candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), disse neste domingo (14), em São Paulo, que a liberdade religiosa no país tem que ser garantida e que sua preocupação é manter o Estado brasileiro …

Menina de 10 anos sobrevive a ameba que "come cérebros"

Uma menina de 10 anos sobreviveu ao primeiro caso na Espanha de Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), uma doença mortal em 97% dos casos. Uma criança de 10 anos, de Toledo, na Espanha, conseguiu sobreviver a uma …

Brasil é ouro e prata na Olimpíada Internacional de Economia

Estudantes brasileiros trouxeram duas medalhas de ouro e duas de prata da Olimpíada Internacional de Economia (IEO, na sigla em inglês). Com o desempenho, a equipe conquistou o terceiro lugar no ranking geral. Os vencedores foram …

Trump diz que Putin está “provavelmente” envolvido em assassinatos e envenenamentos

As declarações do presidente dos Estados Unidos foram proferidas durante uma entrevista ao programa “60 minutos”, da CBS News. Donald Trump admitiu neste domingo (14) que o presidente russo Vladimir Putin está “provavelmente” envolvido em …