Inteligência artificial inspirada no filme Spotlight pode rastrear abusadores

Inteligência artificial busca por padrões de comportamento semelhante em milhares de documentos

Pesquisadores acreditam que uma inteligência artificial poderia fazer o mesmo trabalho dos jornalistas, só que mais rapidamente, com mais precisão e em uma escala muito maior.

O filme Spotlight: Segredos Revelados, de 2015, abordava alguns jornalistas do The Boston Globe que estavam trabalhando em uma pauta polêmica: padres da Igreja Católica que tinham abusado sexualmente de crianças.

Para tal, os profissionais procuraram por registros públicos para descobrir a verdade. Essa história aconteceu de verdade, no início da década de 2000. Mas, e se fosse hoje em dia?

Se essa história estivesse acontecendo em épocas atuais, pesquisadores acreditam que uma inteligência artificial poderia fazer o mesmo trabalho dos jornalistas, só que mais rapidamente, com mais precisão e em uma escala muito maior.

As investigações que aconteceram no filme Spotlight envolviam a procura por pistas e segredos de sacerdotes que, repentinamente, saíam de licença médica ou se mudavam.

Pensando nisso, a equipe de Joelle Casteix criou uma inteligência artificial que busca por padrões de comportamento semelhante em milhares de documentos de grandes organizações.

Casteix faz parte da Zero Abuse Project, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo evitar o abuso infantil. A IA criada pelo grupo foi divulgada pela primeira vez no Good Global Summit em Genebra, na Suíça na última semana.

Casteix, inclusive, relata que sobreviveu a um caso de abuso sexual envolvendo um professor, e o caso foi encoberto. “Esta é a primeira vez que há uma maneira proativa de interromper o ciclo”, ela acrescenta.

A iniciativa intitulada de Projeto G, portanto, visa estudar documentos digitais e rastrear documentos em papéis legíveis, utilizando a tecnologia de IA para vasculhar as informações desta forma.

Dependendo da organização, os arquivos podem incluir detalhes a respeito das funções das pessoas ao longo do tempo, e também recortes de jornais onde são mencionados. O sistema então vai coletando as informações e aprendendo sobre a pessoa, destacando pontos incomuns de sua trajetória.

O sistema também investigaria mais a fundo, tentando verificar se o indivíduo pode estar envolvido em qualquer encobrimento. Para Casteix, é importante que o encobrimento seja atacado e encerrado, pois mesmo que o suspeito seja apreendido, ele entrará em um padrão e seu crime poderá ser encoberto novamente.

Este comentário corrobora com o de Lorraine Radford, da Universidade de Central Lancashire, no Reino Unido. Para a pesquisadora, “os infratores são pessoas muito manipuladoras; eles não manipulam apenas a vítima, eles também manipulam as pessoas ao seu redor”.

Ainda assim, o projeto pode ser capaz de detectar alguns tipos de agressores, especialmente os que deixam transparecer mais o comportamento suspeito.

Sobre a possibilidade de a inteligência artificial incriminar alguém inocente, Casteix revela que, para evitar isso, o software só será usado para complementar o trabalho existente do Zero Abuse Project; uma vez que é “preciso acompanhar o treinamento, a transparência e o trabalho com a aplicação da lei”.

Em Spotlight: Segredos Revelados, de 2015, jornalistas do The Boston Globe tiveram que pesquisar milhares de documentos em registros públicos para descobrir a verdade

Apesar de o software ainda estar em desenvolvimento, a equipe já incluiu documentos sobre abusadores de crianças conhecidos e observou a inteligência artificial avaliando os perfis.

O sistema também investigou algumas pessoas suspeitas, com base em pesquisas externas, e que ainda não foram expostas publicamente. O grupo ainda espera que outras organizações se interessem pela ferramenta para ajudar a erradicar o abuso infantil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …