Inteligência artificial inspirada no filme Spotlight pode rastrear abusadores

Inteligência artificial busca por padrões de comportamento semelhante em milhares de documentos

Pesquisadores acreditam que uma inteligência artificial poderia fazer o mesmo trabalho dos jornalistas, só que mais rapidamente, com mais precisão e em uma escala muito maior.

O filme Spotlight: Segredos Revelados, de 2015, abordava alguns jornalistas do The Boston Globe que estavam trabalhando em uma pauta polêmica: padres da Igreja Católica que tinham abusado sexualmente de crianças.

Para tal, os profissionais procuraram por registros públicos para descobrir a verdade. Essa história aconteceu de verdade, no início da década de 2000. Mas, e se fosse hoje em dia?

Se essa história estivesse acontecendo em épocas atuais, pesquisadores acreditam que uma inteligência artificial poderia fazer o mesmo trabalho dos jornalistas, só que mais rapidamente, com mais precisão e em uma escala muito maior.

As investigações que aconteceram no filme Spotlight envolviam a procura por pistas e segredos de sacerdotes que, repentinamente, saíam de licença médica ou se mudavam.

Pensando nisso, a equipe de Joelle Casteix criou uma inteligência artificial que busca por padrões de comportamento semelhante em milhares de documentos de grandes organizações.

Casteix faz parte da Zero Abuse Project, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo evitar o abuso infantil. A IA criada pelo grupo foi divulgada pela primeira vez no Good Global Summit em Genebra, na Suíça na última semana.

Casteix, inclusive, relata que sobreviveu a um caso de abuso sexual envolvendo um professor, e o caso foi encoberto. “Esta é a primeira vez que há uma maneira proativa de interromper o ciclo”, ela acrescenta.

A iniciativa intitulada de Projeto G, portanto, visa estudar documentos digitais e rastrear documentos em papéis legíveis, utilizando a tecnologia de IA para vasculhar as informações desta forma.

Dependendo da organização, os arquivos podem incluir detalhes a respeito das funções das pessoas ao longo do tempo, e também recortes de jornais onde são mencionados. O sistema então vai coletando as informações e aprendendo sobre a pessoa, destacando pontos incomuns de sua trajetória.

O sistema também investigaria mais a fundo, tentando verificar se o indivíduo pode estar envolvido em qualquer encobrimento. Para Casteix, é importante que o encobrimento seja atacado e encerrado, pois mesmo que o suspeito seja apreendido, ele entrará em um padrão e seu crime poderá ser encoberto novamente.

Este comentário corrobora com o de Lorraine Radford, da Universidade de Central Lancashire, no Reino Unido. Para a pesquisadora, “os infratores são pessoas muito manipuladoras; eles não manipulam apenas a vítima, eles também manipulam as pessoas ao seu redor”.

Ainda assim, o projeto pode ser capaz de detectar alguns tipos de agressores, especialmente os que deixam transparecer mais o comportamento suspeito.

Sobre a possibilidade de a inteligência artificial incriminar alguém inocente, Casteix revela que, para evitar isso, o software só será usado para complementar o trabalho existente do Zero Abuse Project; uma vez que é “preciso acompanhar o treinamento, a transparência e o trabalho com a aplicação da lei”.

Em Spotlight: Segredos Revelados, de 2015, jornalistas do The Boston Globe tiveram que pesquisar milhares de documentos em registros públicos para descobrir a verdade

Apesar de o software ainda estar em desenvolvimento, a equipe já incluiu documentos sobre abusadores de crianças conhecidos e observou a inteligência artificial avaliando os perfis.

O sistema também investigou algumas pessoas suspeitas, com base em pesquisas externas, e que ainda não foram expostas publicamente. O grupo ainda espera que outras organizações se interessem pela ferramenta para ajudar a erradicar o abuso infantil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pequena (e estranha) galáxia orbita a Via Láctea; e ninguém sabe como

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendido os cientistas – pois ninguém sabe ao certo como …

Cientistas podem ter descoberto por que a menstruação dói tanto

Um grupo de cientistas pode ter descoberto novas pistas que ajudam a explicar o motivo da dor menstrual e por que os sintomas pré-menstruais (TPM) podem ser tão dolorosos para algumas mulheres.  Em um grande estudo …

Sepultura mais antiga que as pirâmides do Egito é encontrada na Rússia

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma sepultura antiga na proximidades da cidade de Aksay, na região de Rostov, na Rússia, área onde será construída uma rodovia, revelou a empresa estatal Avtodor. De acordo com os cientistas, …

Matemática desvenda (finalmente) quem escreveu "In My Life", dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música “In My Life”, um dos sucessos dos Beatles, a matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Já pode ser muito tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, tem ficado amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o governo: “ou restauram ou demolem”. Há um ditado que diz que o Taj …

Amazônia: pesca ilegal e desmatamento estão associados a paraísos fiscais

Nesta segunda-feira (13), cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazônia. Em um estudo publicado na Nature Ecology and …

Participação de transexuais nas eleições dos EUA é a maior da história

A participação de pessoas transgênero nas eleições de meio-termo nos Estados Unidos – que serão realizadas em novembro - já é a maior da história norte-americana. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das …

Estudo mostra que Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti

Estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco revela que o vírus Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. De acordo com pesquisadores, imigrantes ilegais e militares brasileiros que participaram da missão de paz …

Jacarta, a capital da Indonésia, pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. “A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é brincadeira”, adverte Heri Andreas, cientista do …

Cabral admite ter recebido R$ 5 milhões de caixa 2 do Rei Arthur (mas "nunca aceitou propina")

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral sustentou, em depoimento à Justiça Federal, que todo o dinheiro que recebeu era recurso de caixa 2 e que nunca aceitou propina. Ele foi interrogado nesta segunda-feira (13) pelo juiz Marcelo Bretas, …